
Rapper. Compositora. Educadora.
Ainda pequena a família transferiu-se o bairro Posto Sete, na cidade de Valparaíso, no Estado de Goiás.
Retornou a Brasília, onde fundou a ONG ACESSO-DF (Associação Cultural de Estudos Sociais e Sustentabilidade Organizada).
Formada em Pedagogia por uma Universidade Estadual de Goiás (Metodologia Científica) tendo como monografia o tema “O rap como instrumento pedagógico no cotidiano da juventude da periferia”. Completou a pós-graduação em “Ensino da África” pela UNB (Universidade de Brasília).
Como Educadora trabalhou na Universidade Estadual de Goiás e na Secretaria de Educação do Distrito Federal, além de ministrar aulas em faculdades particulares do Guará e no ICESP.
Também conhecida por DJ Veronik por seu trabalho como DJ de bailes e festas.
Integrou um grupo de axé-music no grupo familiar Bologum Ominirá, com o qual se apresentava regularmente no bairro periférico Candangolândia, onde conheceu o rapper Dino Black. Por volta do ano de 1992 começou a cantar rapper, integrando o grupo Missionárias, ao lado das também rapperes Márcia e Débora, ainda na cidade de Valparaíso. Logo depois, conheceu o DJ Chokolaty, com quem passou a trabalhar em apresentações solo.
Em 2003 gravou o primeiro CD “Vera Verônika Canta MPB-rap: Música para o povo brasileiro em ritmo e poesia”.
Em 2012 finalizou o CD “Vera Verônika 20 anos”, com participações na produção (musical, artística e executiva) de Eddie Blue, Paula Dias, Jackson do Baixo, Junior Cabeleira, DJ Chokolaty, Ariel Halley, Broder e Duke J . (ambos do grupo Tribo da Periferia), além de Alisson e Higor, ambos do grupo Ataque Beliz. O disco também contou com participações especiais de DJ Chokolaty, Banda 10Zero4, Janine Matias, Ellen Oléria, Afroragga, Luciana Oliveira, Kiko Santana, Renata Jambeiro e os também rapperes Nego Dé e Rapadura, este último fazendo com a anfitriã uma homenagem ao Trio Siridó, primeiro grupo de música nordestina do Distrito Federal.