0.000
©
Nome Artístico
Silva
Nome verdadeiro
Lúcio Silva de Souza
Data de nascimento
3/7/1988
Local de nascimento
Vitória, ES
Dados biográficos

Cantor. Multi-instrumentista (piano, violino, guitarra e mesa de som). Compositor.

Filho de uma professora de música, estudou violino clássico.

Dados artísticos

Iniciou a carreira artística por volta de 2009, quando mudou-se para Dublin, na Irlanda do Norte e, juntamente com músicos espanhóis e tchecos, formou o grupo Captain Magic, que tocava na rua e que chegou a gravar um CD, sendo o mesmo vendido durante as apresentações. De volta ao Brasil, retomou a carreira e, em 2011, gravou, juntamente com o baterista Hugo Coutinho, um EP independente, com seis faixas, mostrando músicas de sua autoria, como “12 de maio”, “Emergir” e “Cansei”.

Em 2012, também com Hugo Coutinho, participou, em São Paulo, do Sónar SP, Festival Internacional de Música Avançada e Art New Media, criado em 1994, em Barcelona, Espanha, e que, a partir de 2002, passou a acontecer em outras cidades do mundo. Por conta do sucesso alcançado, assinou contrato para gravar um CD pelo selo Slap, da Som Livre, com músicas próprias. Ainda em 2012, lançou pela Slap/Som Livre, o CD “Claridão”, no qual tocou sintetizadores, pianos acústico e elétrico, guitarra, órgão, cello, violão, ukulele, vibrafone, escaleta, synth bass, caixa, surdo, bateria eletrônica, glockenspiel e programação, além de cantar. Todas as faixas, com excessão de duas, foram gravadas em sua casa em Vitória, ES. Também no mesmo ano, apresentou no palco do Circo Voador, na Lapa, RJ, o show “Claridade”.

Em 2014, lançou seu segundo CD “Vista pro mar”, gravado em parte na cidade de Lisboa e mixado em San Francisco, e que contou com a participação da cantora Fernanda Takai, na faixa “Okinawa”. O CD foi lançado em show realizado no Circo Voador, no bairro carioca da Lapa.

Em 2015, lançou apenas em versão digital a inédita música “Noite”, parceria com seu irmão Lucas Silva e o rapper Don L, que colaboraram na letra. A música contou em sua gravação com as presenças do rapper Don L e do cantor Lulu Santos. No mesmo ano, lançou seu terceiro CD, “Jupiter”, pelo selo Slap/Som Livre, no qual interpretou as músicas: “Jupiter”, “Sufoco”, “Eu sempre quis”, “Feliz e ponto”, “IO”, “Sou desse jeito”, “Nas horas”, “Se ela volta”, “Marina”, “Deixa eu te falar” e “Notícias”, todas de sua autoria.

Em 2016, lançou o CD “Silva canta Marisa” no qual realizou uma releitura de onze composições da cantora e compositora, além da música “Noturna”, composição dos dois.

Em 2017, apresentou-se no Teatro Net Rio, no Rio de Janeiro, interpretando músicas do CD “Silva canta Marisa”, além de músicas de sua autoria, tais como “Ainda lembro”, “Beija eu”, Verdade uma ilusão”, “O bonde do dom” e “Não vá embora”.

Em 2018, lançou o CD “Brasileiro”, seu quinto álbum de estúdio com músicas de sua autoria como “Ela voa”, parceria com Ronaldo Bastos, “A cor é rosa”, “Guerra de amor” e “Prova dos nove”. O CD contou com a participação especial da cantora Anitta na faixa “Fica tudo bem”. O CD foi apresentado no Rio de Janeiro em show realizado no Teatro Net Rio.

Em 2019, apresentou-se no palco do SESC Parque Dom Pedro II, sendo acompanhado por sua banda e um trio de metais. Na ocasião, apresentou músicas de seu álbum mais recente, “Brasileiro”, além de outras que marcaram sua carreira. No mesmo ano, realizou show no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, apresentando o repertório de seu CD “Brasileiro”. Acompanhado de Lucas Arruda, no baixo e piano, Hugo Coutinho, na bateria e um naipe de metais o cantor interpretou composições novas e sucessos de sua carreira. O show contou ainda com a participação especial da cantora Anita na interpretação do reggae “Fica tudo bem” e da balada “Não quero ver você triste”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, além de um medley que incluiu “Zen”, do repertório da cantora. Ainda em 2019 lançou o DVD “Bloco do Silva”, registro audiovisual de show em que apresentou um repertório de músicas que remetem ao carnaval baiano.

Em 2020 lançou nas plataformas digitais o álbum audiovisual “Ao Vivo em Lisboa”, com registros de seis apresentações que realizou na cidade portuguesa. Em função da pandemia de corona vírus realizou live dentro do Festival Queremos, com transmissão no Youtube, do qual também fizeram parte os artistas Clarice Falcão, Tássia Reis, e Duda Beat. Ainda em 2020 lançou, pelo selo Farol Discos, o CD “Cinco”, com 14 faixas inéditas e autorais compostas em parceria com seu irmão Lucas Silva, dentre as quais “Facinho”, com a participação de Anitta; “Quem disse”, com a participação de João Donato; e “Soprou”, com a participação de Criolo.

Em 2021 lançou nas plataformas digitais o álbum comemorativo de seus 10 anos de carreira, intitulado “De lá até aqui (2011-2021)”, com músicas que fizeram parte de seu cancioneiro e também a inédita “Pra te dizer que tô feliz assim”.

Em 2022 apresentou-se no Memorial da América Latina, em São Paulo, para gravação do DVD “Bloco do Silva #2”– lançado nesse mesmo ano pelo selo Som Livre –, em show que teve a participação de Criolo em cinco músicas.

Em 2023 lançou, ao lado de Liniker, o EP ao vivo “Silva & Liniker”, registro de show apresentado pelos cantores, com quatro faixas: “Cigano” (Djavan), “Sorte” (Celso Fonseca e Ronaldo Bastos), “Barato total” (Gilberto Gil) e “Mutante” (Rita Lee e Roberto de Carvalho).

Em 2024 lançou o álbum “Encantado”, com 16 faixas inéditas e autorais e participações especiais de Marcos Valle em “Copo d’água”, Arthur Verocai em “Girassóis”, Gabriele Leite em “Carmesim”, Leci Brandão em “Amanhã de manhã (para Leci)”, e Jorge Drexler em “Recomenzar”. Disponibilizou na plataforma digital Youtube, o registro audiovisual “Encantado session”, gravado ao vivo no estúdio da gravadora Rocinante, em Petrópolis (RJ); em que regravou seis faixas do álbum “Encantado” e incluiu sua versão de “Fim de sonho” (João Donato e João Carlos Pádua), ao lado dos músicos Bruno Buarque (bateria), Gabriel Ruy (guitarra e percussão), Hugo Maciel (baixo e sintetizador) e Rômulo Quinelato (guitarra, violão e sintetizador). Ainda em 2024 apresentou o show “Encantado, na Arena Jockey, no Rio de Janeiro.

Discografias
2024 Som Livre CD Encantado
2023 Som Livre CD Silva & Liniker
2022 Som Livre DVD Bloco do Silva #2 (Ao Vivo)
2021 Farol Music CD De lá até aqui (2011-2021)
2020 Slap DVD Ao Vivo em Lisboa
2020 Farol Music CD Cinco
2019 Som Livre DVD Bloco do Silva (Ao Vivo)
2018 Som Livre CD Brasileiro
2017 Som Livre DVD Silva canta Marisa (Ao Vivo)
2016 Som Livre CD Silva canta Marisa
2015 Slap/Som Livre CD Júpiter
2015 Slap CD Vista pro mar (Ao Vivo)
2014 Som Livre Vista pro mar
2012 Slap/Som Livre CD Claridão
Obras
12 de maio
A cor é rosa - (c/ Lucas Silva)
Abram alas - (c/ Lucas Silva)
Amanhã de manhã para Leci - (c/ Lucas Silva)
Cansei
Carmesim - (c/ Lucas Silva)
Copo d'água - (c/ Lucas Silva)
Deixa eu te falar
Duas da tarde - (c/ Lucas Silva)
Ela voa - com Ronaldo Bastos
Emergir
Eu sempre quis
Facinho - (c/ Lucas Silva)
Feliz e ponto
Fica tudo bem - (c/ Lucas Silva)
Girassóis - (c/ Lucas Silva)
Guerra de amor - (c/ Lucas Silva)
IO
Júpiter - (c/ Lucas Silva)
Marina
Milhões de vozes - (c/ Arnaldo Antunes)
Na hora mais bonita - (c/ Lucas Silva)
Nas horas
Notícias
Pausa para a solidão - (c/ Lucas Silva)
Pra te dizer que tô feliz assim - (c/ Lucas Silva)
Prova dos nove
Quem disse - (c/ Lucas Silva)
Recomenzar - (c/ Jorge Drexler)
Se ela volta
Soprou - (c/ Lucas Silva e Criolo)
Sou desse jeito
Sufoco
Você - (c/ Lucas Silva)
Shows
2024 Arena Jockey, Rio de Janeiro Encantado