
Arranjador. Instrumentista. Diretor Musical. Professor.
Mestre em Música Brasileira e autor da dissertação “A baixaria no Choro”. Professor de Arranjo e Prática de Conjunto da UNI-RIO.
Integrou o grupo Água de Moringa desde sua formação em 1989.
Em 1998 recebeu o “Prêmio Sharp” de “Melhor Arranjador”, na categoria “Música Intrumental”, e de “Melhor Grupo”, pelo álbum “Saraconteando” do grupo Água de Moringa.
Acompanhou o cantor Ney Matogrosso na turnê do show “Batuque”, apresentando-se em várias cidades do país, além de Portugal, Uruguai e Argentina.
Atuou como arranjador e diretor musical do show “Dura na Queda” de Elza Soares. Teve seus arranjos gravados no álbum “Do Cóccis até o Pescoço” da cantora.
Dirigiu a série de shows “A Era dos Festivais” com os artistas Jair Rodrigues, Eduardo Dussek, Zé Renato, Cynara e Cybele, entre outros.
No ano de 2001 atuou como diritor musical da peça “South American Way”, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, sobre a vida de Carmen Miranda, com o qual recebeu o “Prêmio Shell” de “M elhor Direção Musical”. Esse espetáculo esteve em cartaz por dois anos em teatros do Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.
Em 2002 assinou a direção musical da montagem brasileira de “Godspell”, musical de Stephen Schwartz originalmente encenado na Broadway, adaptado por Miguel Falabella, que esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em 2003 compôs trilha sonora de “Veneza”, peça teatral do argentino Jorge Accame, com Arlete Salles, Laura Cardoso, Tuca Andrada e direção de Miguel Falabella. Nesse mesmo ano fez a direção musical do espetáculo “O Musical dos Musicais”, estrelado por Bibi Ferreira, Ney Matogrosso e Marília Pera, na reinauguração da Sala Baden Powell. No mesmo teatro, dirigiu a comédia “Vamos brincar de amor em Cabo Frio”, de Sérgio Viotti, e direção de Stella Miranda.
Em 2004 dirigiu “Geraldo Pereira – um escurinho brasileiro”, musical sobre a vida do sambista, escrito por Ricardo Hofstetter e dirigido por Daniel Herz. Ainda em 2004 compôs a trilha para a adaptação do espetáculo “A primeira noite de um homem”, de Terry Johnson, traduzido e dirigido por Miguel Falabella, e estrelado por Vera Fischer.
Em 2005 dirigiu a montagem “Otelo da Mangueira”, de Gustavo Gasparani, apresentada no Teatro Sesc Ginástico, no Rio de Janeiro. Atuou como arranjador e músico do espetáculo “Brasil Brasileiro”, dirigido por Claudio Segovia, apresentado em cidades da Europa como Toulouse, Paris, Lyon, Madri, Barcelona, Londres e no Bahrein.
Em 2006 estreou mais uma parceria com Miguel Falabella, o musical “Império”, que enfoca o período da vinda da família real portuguesa ao Brasil. Com 19 canções originais, de sua autoria em parceira com Miguel Falabella.
Em 2007 compôs as canções e fez a direção musical do espetáculo infantil “O Areias”, de Ricardo Conti e Camila França, encenado no Teatro Aula Magna, em Lisboa.
Em 2008 atuou como diretor musical dos musicais “Divina Elizeth”, de João Falcão, e “Tom e Vinícius – o musical”, dirigido por Daniel Herz.
No ano de 2009 foi homenageado com o diploma “Ernesto Nazareth – Excelência no Choro”, entregue pelas mãos do musicólogo e pesquisador Ricardo Cravo Albin, na ocasião do sarau “Chorando com Joel”, realizado no Instituto Cultural Cravo Albin.
Em 2010 participou da homenagem ao centenário de Pedro Caetano, realizada no Instituto Cultural Cravo Albin, em show ao lado de Mariana Baltar