5.001
Nome Artístico
Mateus Sartori
Nome verdadeiro
Mateus Sartori Barbosa
Data de nascimento
19/1/1978
Local de nascimento
Franca, SP
Dados biográficos

Cantor.
Entre 1996 e 2000 estudou Regência Coral e Canto Erudito na Escola Municipal de Música de São Paulo e ainda Regência Coral na Universidade Livre de Música Tom Jobim.
No ano 2000 graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes
Estudou Canto Popular com Mônica Salmaso, Consiglia La Torre, Regina Lucatto e Clara Sandroni.
Em 2003, como produtor de eventos, criou e executou o projeto musical “Vila de Santanna”.
Em 2007 atuou como produtor e agenciador da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
Durante os anos de 2007 e 2008 assumiu os cargos de Vice-presidente do Conselho Municipal de Cultural de Mogi das Cruzes e de Conselheiro Titular do segmento Música de Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Dados artísticos

A partir do ano de 1996 passou a atuar profissionalmente como cantor.
Em 2006, com produção de Mário Gil, lançou o CD “Todos os cantos”, no qual contou com as participações especiais de Guinga, Renato Braz e Nailor Proveta, fazendo lançamento do disco em vários espaços, entre eles Theatro Vasques (Mogi das Cruzes, SP), Quinta da Freguesia (Guararema, SP) e Livraria da Vila, em São Paulo. Neste mesmo ano participou do show “Especial Tom Jobim”, no Mogi Shopping Center; montou o show “Elis Em Movimento”, participou dos espetáculos sinfônicos “Flávio Venturi Sinfônico” e “Guilherme Arantes Sinfônico”. No ano seguinte, em 2007, com produção do baixista Rodolfo Stroiter, lançou o disco “Dois de fevereiro – Mateus Sartori interpreta Dorival Caymmi”. Neste mesmo ano fez participação especial no CD “Xiló”, de Zé Modesto e ainda apresentou o espetáculo “Na batucada da Vida – Homenagem à Elis Regina”, além de ter participado do show “Ivan Lins Sinfônico”, apresentado no Ginásio de Esportes de Mogi das Cruzes e no show “Oratório do Divino”, do projeto “Música nas Igrejas”, de Mogi das Cruzes. Neste mesmo ano de 2007 fez diversos shows de lançamento do CD “Dois de fevereiro – Mateus Sartori interpreta Dorival Caymmi”, destacando-se os palcos de Auditório Ibirapuera (SP), Centro Cultural de São Paulo (SP), SESC Santanna, Catanduba, Ipriranga, Sorocaba e Consolação, além de Tearo João Caetano (SP), Theatro Vasques, Casa das Rosas (SP), Museu da Papulha (Belo Horizonte), Quinta da freguesia (Guararema) e Centro Cultura Carlos Moricone, em Suzano, São Paulo. Criou e produziu o projeto musical “Quarta Nobre”, apresentado no Mogi Shopping Center, com atrações locais.
Em 2008 participou, como cantor, do CD “Cancioneiro” com poemas de Fernando Pessoa musicados por Jardel Caetano. Como produtor criou e trabalhou em diversos eventos musicais neste mesmo ano, destacando-se “Projeto Terça Maior”, produção do concerto do Maestro João Carlos Martins e produção do show “Moraes Moreira Sinfônico”. No ano posterior, em 2009, lançou o disco “Barroco”, com show no projeto “Vila de Santanna” e no Teatro CemForpe, em Mogi das Cruzes. Neste mesmo ano, como cantor, fez participações especiais em vários CDs, destacando-se “Levando um samba”, do compositor Rabicho; “O que minhalma velha guarda”, do compositor Henrique Abib e no disco “Ataulfo Alves cem anos”, ao lado de outros intérpretes. Ainda em 2009 fez diversas apresentações em projetos musicais, entre os quais “Projeto do Coração ao Cotovelo” (Sesc Pompeia/SP), lançamento do CD “Ataulfo Alves – Homenagem aos Cem anos” no Centro Cultural São Paulo e no Auditório do Ibirapuera, ambos em São Paulo e ainda turnê no projeto “Sesi São Paulo Música Brasileira”, com o show “Sambas de Caymmi”, nas unidades Mauá, Piracicaba, Osasco, Itapetininga e Botucatu.
Em 2010 fez turnê, pelo estado de São Paulo, com Danilo Caymmi e Jair Rodrigues (15 shows) patrocinada pela AMBEV e o governo do estado. Fez participação especial como cantor nos CDs “Natural do Brasil”, de Reinaldo Pontes e “Adoniran Barbosa Cem anos”, ao lado de vários outros intérpretes.
No ano de 2011 participou do disco “Noites brasileiras”, do compositor Paulo Henrique, do CD “Franciscos”, em homenagem a Chico Buarque, Chico Anysio e Chico César, entre outros “Chicos e Franciscos”. No ano posterior, em 2012, lançou em dupla com Guilherme Ribeiro (pianista e acordeonista) o CD “Que se deseja rever – Guilherme Ribeiro e Mateus Sartori interpretam Luiz Gonzaga”, no qual foram incluídas as faixas “Rosa de mearim” (Luiz Guimarães), “Sanfona sentida” (Dominguinhos e Anastácia), “Asa branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “O adeus da asa branca” (Dalton Vogeler), “Fica mal com deus” (Geraldo Vandré), “Ou casa ou more” (Elias Soares e Paulo Roberto Machado), “Ave Maria sertaneja” (Júlio Ricardo e O. de Oliveira), “Assum preto” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Acácia amarela” (Luiz Gonzaga e Orlando Silveira), “Noites brasileiras” (Luiz Gonzaga e ZéDantas), “Qui nem jiló” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e “Tenho onde morar”, de Luiz Gonzaga e Dário de Souza, composições de Luiz Gonzaga ou gravadas por ele, homenageando o centenário do artista. Neste mesmo ano de 2012 participou como intérprete do CD “Canteiro”, de André Mehamari.

Discografias
2012 Independente CD Que se deseja rever - Guilherme Ribeiro e Mateus Sartori interpretam Luiz Gonzaga (c/ Guilherme Ribeiro)
2010 Lua Music CD 100 anos de Adoniran Barbosa (Vários artistas)
2010 independente CD Franciscos na voz de Mateus Sartori
2009 100 anos de Ataulfo Alves (Vários artistas) – participação – Lua Music – CD
2009 Independente CD Barroco
2007 Independente CD Dois de fevereiro - Mateus Sartori interpreta Dorival Caymmi
2006 Independente Todos os cantos