3.002
Nome Artístico
Ezequiel Neves
Nome verdadeiro
José Ezequiel Moreira Neves
Data de nascimento
30/11/1935
Local de nascimento
Belo Horizonte, MG
Data de morte
7/7/2010
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Jornalista. Produtor musical. Compositor.

Dados artísticos

 Em 1965, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como ator em montagens de “Sonhos de uma noite de verão”, de Shakespeare, e “Zoo story”, de Edward Albee, integrou o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia e fez parte do grupo de Antunes Filho.

Transferiu-se, em 1971, para o Rio de Janeiro, a convite de Luiz Carlos Maciel, para co-editar a versão brasileira da revista “Rolling Stone” durante um ano. Em seguida,criou, ao lado de Tárik de Souza e Ana Maria Bahiana, “Rock: A história e a glória”, que algum tempo depois daria lugar ao “Jornal da Música”.

Ao final dos anos 1970, passou a trabalhar como produtor musical da gravadora Som Livre, onde atuou com cantores como Elizeth Cardoso e Cauby Peixoto. Foi um dos responsáveis pelo lançamento do Barão Vermelho, tendo assinado a produção de vários discos do grupo e de discos solo de Cazuza.

Colaborou em programas musicais da Rede Globo e foi co-roteirista do filme “Rio Babilônia”, dirigido por Neville de Almeida.

Suas canções foram gravadas por Simone, Luís Melodia, Joanna, Zizi Possi, Leoni, Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Ney Matogrosso e Rita Lee, entre outros intérpretes, além de Cazuza e Barão Vermelho.

Publicou, em parceria com Rodrigo Pinto e Guto Goffi, o livro “Por que a gente é assim?” (Editora Globo), uma biografia do grupo Barão Vermelho.

Conhecido no meio musical como Zeca Jagger, faleceu no dia 7 de Julho de 2010, exatamente 20 anos após o falecimento do parceiro e grande amigo Cazuza.

Obras
A voz da chuva c/ Roberto Frejat e Sergio Serra
Baby Suporte c/ Cazuza, Maurício Barros e Pequinho
Beijos de arame farpado c/ Dé e Sergio Serra
Burguesia c/ George Israel e Cazuza
Codinome beija-flor c/ Cazuza e Reinaldo Arias
Companhia c/ Cazuza e Roberto Frejat
Declare guerra c/ Cazuza e Guto Goffi
Desculpas já não peço mais c/ Dulce Quental e Roberto Frejat
Exagerado c/ Cazuza e Leoni
Lobo mau da Ucrânia c/ Cazuza, Rogério Meanda, Nilo Romero e João Rebouças
Não amo ninguém c/ Roberto Frejat e Cazuza
Odeio-te, meu amor c/ Guto Goffi
Pecado nada original c/ Guto Graça Melo e Naila Skorpio
Por que a gente é assim? c/ Roberto Frejat e Cazuza
Que piada c/ Bebeco Garcia e Carlos Caramez
Torre de Babel c/ Roberto Frejat e Guto Goffi
Um, dois, três, quatro c/ Barão Vermelho
Vote em mim c/ Roberto de Carvalho e Rita Lee
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

FUSCALDO, Chris. Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira. Rio de Janeiro: Editora Garota FM Books, 2018. 2ª ed. Idem, 2020.