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Nome Artístico
Luiz Gonzaga Carneiro
Nome verdadeiro
Luiz Gonzaga Carneiro
Data de nascimento
4/6/1928
Local de nascimento
Paulista, PE
Dados biográficos

Instrumentista. Clarinetista. Saxofonista. Começou seus estudos musicais na cidade do Recife. Posteriormente, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em clarineta, pela Escola de Música da UFRJ. Foi aluno de Assis Republicano, José Siqueira e Rafael Batista. Em 1974, tornou-se Professor da Universidade de Brasília, onde passou a integrar o Quinteto de Sopros, sendo ainda na década de 1970, Chefe do departamento de Artes. Foi 1º clarineta da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Atuou como docente do Curso Internacional de Verão de Brasília. Também conhecido como Gonzaguinha.

Dados artísticos

Vencedor de diversos concursos musicais, foi escolhido como o “Melhor Aluno do Ano”, pelo Ministério da Educação e Cultura e Diário de Notícias, em 1960. Foi integrante do Quinteto Villa-Lobos durante 10 anos, e de orquestras sinfônicas cariocas. Gravou diversos discos e participou de recitais pelo Brasil e no exterior. Participou também da gravação de discos de música popular. Em 1981, tocou clarineta na quadrilha “Geralda”, de Capitão Rangel; na polca “Não insistas rapariga”, de Chiquinha Gonzaga; na quadrilha “Família Meyer”, de Joaquim Antonio Callado; na polca “Lídia”, de Anacleto de Medeiros; na valsa “Nenê”, de Felisberto Marques, e no choro “Tocando pra você”, de Luiz Americano, gravadas especialmente para o LP triplo “Chorando Callado”, lançado pela FENAB em homenagem a Joaquim Callado. Em 1983, tocou clarineta e regeu a orquestra especialmente montada para a gravação do LP “Banda de música – De ontem e de sempre”, lançado pela FENAB, no qual foram interpretados clássicos da música popular como a marcha “Barão do Rio Branco”, de Francisco Braga; o dobrado “Dois corações”, de Pedro Salgado; a “Marcha fúnebre”, de Ernesto Nazareth; a quadrilha “Uma noite de folia”, de Joaquim Antonio Callado; o dobrado “Avenida”, de Anacleto de Medeiros, e a valsa “Royal cinema”, de Toinheca Dantas, entre outras. Em 1984, empunhou seu sax-alto na seresta “Diálogo sonoro ao luar”, de Francisco Braga, e clarineta na “Ária para clarineta e piano”, de Carlos Gomes, para o LP triplo “Recordações de um sarau artístico”, lançado pela FENAB. Em 1987, fez parte do grupo diridido por Reco do Bandolim, tocando clarineta, na gravação do LP duplo “Choro – Aos mestres com ternura”, projeto especial da Fenab.