Cantor. Compositor. Instrumentista (sanfoneiro). Ator.
Nascido no Paraná, logo pequeno mudou-se com a família para Campo Grande (MS).
Tornou-se cantor profissional aos doze anos de idade, ao integrar o Grupo Guri, ao lado do músico e produtor Ivan Myazato e do empresário e irmão Teofilo Teló. Integrou também o Grupo Bailanta, com o qual tocava músicas tradicionais sulistas, nos estados do Paraná e Santa Catarina. Ainda na adolescência, também com Ivan Myazato, montou a banda Santo Chão, em Campo Grande (MS).
Logo em seguida, entrou para o Grupo Tradição, também de Campo Grande (MS), no qual obteve notoriedade nacional, como vocalista, sanfoneiro e compositor. Com o grupo, compôs sucessos como “O caldeirão”, “Pra sempre minha vida”, “A brasileira” e “Eu quero você”; além de ter gravado com artistas como Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone e Zezé Di Camargo & Luciano.
No Tradição, permaneceu por doze anos, e foi responsável pela produção musical de todos os discos do Grupo, que, incluindo os DVDs, somam mais de dez, obtendo maior destaque com os álbuns “Bailão do Tradição” e “Micareta Sertaneja”. Durante esse período, manteve um estúdio em Campo Grande (MS), em que produzia, paralelamente, discos de artistas de variados gêneros, como sertanejo, samba e pagode.
Foi um dos primeiros a introduzir no mercado fonográfico misturas de axé com sertanejo, fazendo isso nos shows do Tradição, que passou a influenciar várias duplas e grupos da música sertaneja.
Em 2007, teve a sua música “Não é mais como antes” (c/ Euler Coelho) gravada no DVD “Acústico pelo Brasil”, da dupla João Bosco & Vinicius, lançado pela Sony Music.
Em 2009, após ter saído do Grupo Tradição, lançou carreira solo, gravando a música “Ei, Psiu! Beijo Me Liga”, que se tornou sucesso nacional. No mesmo ano, obteve média de público de 25 mil pessoas em seus shows.
Ainda em 2009, teve a música “Ei, Psiu! Beijo Me Liga” incluída na coletânea “O Melhor do Sertanejo Universitário 2009”, lançada pela Universal Music. Nesse mesmo ano, ainda participou da gravação do DVD “Um Barzinho, Um Violão-Sertanejo”, lançado pela Sony Music, cantando e tocando sanfona na música “Barquinho”, de Paulinho Levi e Valter Garrincha. O show, que foi gravado na Arena Country (SP), contou com artistas como Hugo & Tiago, Grupo Tradição, Fafá de Belém, João Bosco e Vinicius, Guilherme e Santiago, Gian e Giovani, entre outros. No ano seguinte, fez sucesso com uma nova música de trabalho, “Fugidinha”, alcançando mais de dois milhões de acessos aos seus vídeos no site Youtube.
No mesmo ano, participou da gravação do DVD comemorativo dos 40 anos de carreira da dupla da dupla Chitãozinho & Xororó: “Chitãozinho & Xororó 40 Anos Nova Geração”; além de também participar de programas de audiência na Televisão Brasileira, como SuperPop, da RedeTV e Programa do Ratinho, do SBT. Ainda em 2010, teve o seu grande sucesso “Ei, Psiu, Beijo, Me Liga” incluído no CD “Festa Sertaneja”, lançado pela Som Livre.
Em 2010, lançou o CD “Michel Teló ao vivo”. O álbum ultrapassou 40 mil cópias vendidas e recebeu o prêmio Disco de Ouro. A principal música de trabalho do disco, “Fugidinha”, de Thiaguinho e Rodriguinho. Foi incluída na trilha sonora da novela “Malhação”, da Rede Globo de Televisão; além de ter figurado entre as 5 primeiras dos rankings das tabelas mensais da Billboard Brasil, pelo seu alto índice de execuções.
Em 2011, apresentou-se na festa intitulada “Sertanejo Universitário no Big Brother Brasil 11”, na Rede Globo de Televisão, juntamente com as duplas João Bosco & Vinícius e Fernando & Sorocaba.
No mesmo ano, lançou, pela Som Livre, o CD ao vivo “Michel na balada”. A principal música de trabalho desse disco, “Ai se eu te pego”, de Antonio Dyggs e Sharon Acioly, tornou-se um fenômeno de execução em todo o país, alcançando o primeiro lugar nas paradas de sucesso, e seu clipe atingido mais de 40 milhões de acessos no site youtube. A música ainda ganhou versões em inglês, como a versão oficial “If I catch you”, além de versões extraoficiais em alemão, francês, itraliano e espanhol, além de outras línguas, como sânscrito e hebraico. Nessa época realizou turnê pela europa, apresentando o sucesso “Ai se eu te pego”, obtendo alto índice de aceitação por parte do público, passando então a ser considerado um fenômeno da música pop internacional, de forma surpreendente.
Ainda em 2011, recebeu indicação em vários prêmios importantes, tais como Prêmio melhores do ano, na categoria revelação musical; e Prêmio Multishow de Música Brasileira, nas categorias Revelação Musical, Melhor Cantor , Melhor Artista Sertanejo, e Melhor Música.
Em 2012, o seu sucesso “Ai se eu te pego” deu nome a uma festa realizada no Pier Mauá, no Rio de Janejrio. No evento, Michel se apresentou como a principal atração, cantando, além da música homônima da festa, seus sucessos “Ei, psiu, beijo, me liga” e “Fugidinha”. Ainda com a música “Ai se eu te pego”, foi vencedor de uma eleição realizada no programa Domingão do Faustão, que elegeu a melhor música do ano de 2011 segundo os telespectadores, superando os concorrentes Paula Fernandes e Gusttavo Lima.
Ainda no ano de 2011, recebeu indicação ao prêmio Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, com o disco “Michel Teló – ao vivo”.
Em 2012, recebeu indicação ao prêmio Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, com o disco “Michel Teló na balada”.
Em 2013, apostando de vez na carreira internacional, lançou o CD/DVD “Sunset”, pela Som Livre. O álbum foi gravado ao vivo em três praias, Guarujá, em São Paulo, Jurerê, em Santa Catarina, e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e teve participações especiais de Paula Fernandes, Bruno, vocalista do grupo de pagode Sorriso Maroto, e da dupla Bruninho e Davi. A primeira música de trabalho do disco foi “Amiga da minha irmã”. O disco recebeu indicação ao prêmio Grammy Latino.
Na celebração do ano novo de 2013 para 2014, em Palmas (TO), apresentou-se como a principal atração da festa da cidade.
No fim de 2014, lançou o CD/DVD “Bem sertanejo”, pela Som Livre. O disco levou o nome de um quadro protagonizado por ele no programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão, e apresentou 19 faixas, entre músicas inéditas e clássicas do repertório sertanejo, tendo participações especiais de Gusttavo Lima, Luan Santana, Jorge & Mateus, Chitãozinho & Xororó, Almir Sater Sater, Jads & Jadson, Daniel, Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Zezé Di Camargo & Luciano, Milionário & José Rico, Victor & Leo, Fernando & Sorocaba, Paula Fernandes, Sérgio Reis, Leonardo e Eduardo Costa.
Na virada de 2014 para 2015, apresentou-se na ao vivo Avenida Paulista, local da principal festa da cidade de São Paulo (SP), onde compareceram cerca de 2 milhões de pessoas. Na virada do mesmo ano, foi exibida uma apresentação sua gravada no programa “Show da virada”, da Rede Globo de Televisão.
Em 2015, lançou, pela editora Planeta, o livro “Bem sertanejo”, em parceria com o jornalista especializado em música sertaneja André Pinutti. A obra foi concebida, assim como seu DVD “Bem sertanejo”, a partir do quadro homônimo apresentado por Michel no programa dominical “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão. Sua intenção no livro foi, pautado nas entrevistas feitas por ele no programa no “Fantástico” com artistas como Roberta Miranda e Chitãozinho & Xororó, apresentar a evolução da música sertaneja desde os anos 1930. No mesmo ano, lançou o disco “Baile do Teló”, pela Radar Records, com sucessos da música sertaneja e algumas músicas inéditas, além de inúmeras participações especiais: Seu Jorge, em “Diz Aí Teló”, Breno e Caio Cesar, em “Não Me Leve A Mal, Anderson Nogueira, Arapiraka, Carlos Dias, Gérson Douglas, Wagner Pekóis e Wlajones, seus ex-companheiros de Grupo Tradição, em “Pra Que Rumo Nois Vai”, Rodrigo Ferreira, em “Só Temos Hoje Para Amar”, e Daniel Quirino, Klauss e Turino, em “Love Is Alive”.
Em 2017, apresentou e estrelou no teatro o espetáculo “Bem sertanejo – o musical”, inspirado em seu quadro do programa “Fantástico”, da Rede Globo. A peça, que teve Gustavo Gasparani como responsável pela direção, texto e roteiro musical, procurou contar a história da música sertaneja, desde a sua origem caipira, na década de 1920, até os anos 2010, e trouxe no repertório cerca de 50 sucessos de artistas consagrados, como Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Cascatinha e Inhana, Angelino de Oliveira, Raul Torres, João Pacífico, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro, Inezita Barroso, Sérgio Reis, Almir Sater, Renato Teixeira, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Jorge e Mateus, e Gustavo Lima. O espetáculo, que teve no elenco os atores e músicos, além de Michel, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Daniel Carneiro, Cristiano Gualda, Rodrigo Lima, Pedro Lima, Sergio Dalcin, Lilian Menezes, Gabriel Manita e Alan Rocha, passou por várias cidades brasileiras como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro (no tradicional Teatro Municipal), Brasília, Belo Horizonte e Ribeirão Preto. Em 2016, com o disco “Baile do Teló”, foi indicado ao prêmio Grammy Latino, na categoria “Melhor álbum de música sertaneja”.
Em 2017, lançou o DVD “Bem Sertanejo – O show”, trazendo uma síntese em apresentação ao vivo do espetáculo homônimo protagonizando por ele na mesma época. No repertório, constaram clássicos como “Pense em Mim”, “Fio de Cabelo” e “Estou Apaixonado”, além de músicas novas, como “Modão Duído”, com participação especial de Maiara e Maraisa, “Por trás da maquiagem”, com participação de Marília Mendonça, e “Coisa de Deus”, com participação de Jorge e Mateus.
Entre 2017 e 2018, devido à grande demanda de público em todo o país, prolongou a turnê do espetáculo teatral “Bem sertanejo – o musical”, apresentando-se em cidades como Rio de janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.
Em 2018, com o disco “Bem sertanejo – o show”, foi indicado ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor álbum de música sertaneja.
Na final do ano, integrando a lista dos artistas mais populares do país na época, e consequentemente do primeiro time da Som Livre, realizou participação especial no tradicional “Especial Roberto Carlos”, gravado ao vivo nos estúdios da TV Globo no Rio de Janeiro (RJ), e dirigido musicalmente por Guto Mello e Eduardo Lages. Na ocasião, para uma plateia repleta de celebridades, cantou, ao lado de Roberto, o clássico “Caminhoneiro” e seu sucesso “Humilde Residência”.
Em 2019, lançou o EP “Churrasco do Teló”, com o qual fez sucesso com as músicas “Quem falou mentiu” e “Casal modão”.
Em 2020, na ocasião de quarentena social em decorrência da pandemia mundial de Corona Vírus, realizou uma transmissão ao vivo pela internet, intitulada “Unidos pela música”, ultrapassando em cerca de três horas e meia de apresentação, 2 milhões de visualizações.
EP. Ao vivo.
EP. Ao vivo.
Ao vivo. Participação de Jorge & Mateus, Marília Mendonça e Maiara & Maraisa.
Ao vivo. Participação de Seu Jorge, Breno & Caio Cesar, Gerson, Anderson, Arapiraka, Pecois, Rodrigo Ferreira e Daniel Quirino.
Participação de Almir Sater, Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Eduardo Costa, Fernando & Sorocaba, Gusttavo Lima, Jads & Jadson, Jorge & Mateus, Leonardo, Luan Santana, Milionário & José Rico, Paula Fernandes, Rick, Sérgio Reis, Victor & Leo e Zezé Di Camargo & Luciano.
EP. Participação de Chitãozinho & Xororó, Daniel, Rick, Paula Fernandes, Almir Sater, Jade & Jadson, Bruno & Marrone e César Menotti & Fabiano.
Ao vivo. Participação de Bruninho & Davi, Bruno e Paula Fernandes.
Ao vivo.
Ao vivo.