0.000
Nome Artístico
Maíra Santafé
Nome verdadeiro
Maíra Lacerda Santafé
Data de nascimento
23/7/1980
Local de nascimento
Niterói, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Poeta. Escritora.

Filha dos jornalistas Martinho Santafé e Fátima Lacerda, neta do carnavalesco Herval Santafé, mais conhecido pelo pseudônimo Lord Broa.

Teve aulas de técnicas vocais com a maestrina Lucianne Antunes.

Ainda pequena frequentava, levada pelo padrasto e a mãe, a roda de samba do bar Candongueiro, reduto niteroiense importante para o samba fluminense.

No ano de 2002 formou-se no curso de “Estilismo”, na Universidade Cândido Mendes (UCAM), no Rio de Janeiro.

Em 2008 concluiu a pós-graduação em “Carnaval e Cultura” pela Universidade Estácio de Sá.

Em 2016, pela Chiado Grupo Editora (Portugal), lançou o livro “Entre Acordos e Acordes” na Livraria da Travessa e no ano seguinte, em 2017, na “XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio”, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

No ano de 2018 fez lançamento do livro “Entre Acordos e Acordes” na “88º Feira do Livro de Lisboa”, no Espaço Chiado Books, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal.

Dados artísticos

Começou a compor no ano de 2006. Por essa época, participou da roda de samba “Movimento Samba na Fonte”, da Pedra do Sal, no Morro da Conceição, local emblemático na criação do gênero “samba”, no centro do Rio de Janeiro.

Em 2010 compôs, com outras parceiras, o samba vencedor do Grêmio Recreativo e  Bloco Carnavalesco Saias na Folia, que desfilou pelas ruas de Niterói. No ano seguinte, em 2011, lançou o CD “Raiz de samba”, no qual interpretou as composições “Esse lugar” (c/ Ronaldo Moreno), “Pra acabar com esse dilema” (c/ Gabriel Borges), além das faixas “Seu sorriso”, “Paquetá”, “Meu carnaval”, “Resposta de Iaiá” “Ipê Rosa”, “Eu ando só”, “Ressuscitar-me-ei” e “Mulheres na roda”, todas de sua autoria. O disco contou com direção musical, produção, violão e arranjos de Luisinho Nascimento e a participação dos músicos Leandro Junnhyor (violão de 7 cordas), Inácio Rios (percussão), Flávio Santos (bateria), Paulo Willian (trombone), Vinícius Machado (cuíca e efeitos), Guigo Barcellos (baixo), Mestre Paulo (repique e tamborins e ainda do coro composto por Carol Naine, Gabriel Borges e Laura Zandonadi. O disco foi lançando em show no Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, no qual recebeu como convidado o cantor e compositor piauiense César Nascimento.

Em 2012 foi a convidada especial da cantora e compositora Maria Cláudia no projeto “Sexta de Bamba”, do Centro Cultural Carioca, Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, ao lado da cantora Iracema Monteiro, apresentou-se na “Roda de Samba” do Espaço Cultural Coisas da Antiga, na cidade de Niterói. No ano posterior, em 2013, participou como convidada especial da cantora e compositora Maria Cláudia da roda de samba “Sexta de Bamba”, no Espaço Eco Som, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, apresentou-se no “Projeto Exposamba”, do Sesc Pompeia, em São Paulo.

Discografias
2010 Independente CD Raiz de samba
Obras
Esse lugar (c/ Ronaldo Moreno)
Eu ando só
Ipê Rosa
Meu carnaval
Mulheres na roda
Paquetá
Pra acabar com esse dilema (c/ Gabriel Borges)
Resposta de Iaiá
Ressuscitar-me-ei
Seu sorriso
Shows
2012 Centro Cultural Carioca, RJ. Projeto Sexta de Bamba com Maria Cláudia - convidada: Maíra Santafé
2012 Espaço Cultural Coisa da Antiga, Niterói, RJ Roda de Samba Coisa da Antiga
2011 Teatro Rival Petrobras. RJ Show Raiz do samba