0.000
©
Nome Artístico
Zé Arnaldo
Nome verdadeiro
José Arnaldo Guimarães Filho
Data de nascimento
12/4/1960
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Violonista.

Formado em Português, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) atuou como professor universitário em várias instituições, entre as quais a Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Publicou artigos sobre o samba carioca em revistas, jornais e sites acadêmicos.

Integrante da Ala de Compositores da Unidos da Tijuca e do Império da Tijuca.

Autor de vários sambas para diversos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro.

Compôs trilhas musicais para montagens teatrais, entre elas, “Solta a Franga e Segura o Pacotão”, de Gugu Olimecha; “O Misterioso Sequestro do Príncipe Não Sei”, de Rico Lívio; “Cresça e Apareça”, de Silvio Kurt e Fátima Queiroz; “New God City, de Gilvan Javarini; “O Menor Circo do Mundo”, de Denise Khatilina; “As Sete Ondas” e “A Cidade da Alegria”, ambas de Jorge Correa.

 

 

Dados artísticos

Na década de 1980 venceu vários festivais de música, entre os quais “Festival de Música da Prefeitura de Nova Iguaçu” com a composição “Meus olhos”, prêmio “Melhor Canção”; “Festival de Música Calouste Gulbenkian”, com a música “Justiça seja feita”, prêmios de Melhor Çanção” e “Melhor Arranjo”; “Festival de Música da Cidade de Petrópolis”, com “Meu medo”, prêmios nas categorias “Melhor Canção” e “Melhor Intérprete”; “Festival de Música Sesc Tijuca” com a música “Meus olhos”, ganhador do prêmio “Melhor Canção com Letra” e “Festival de Música do Colégio Educo”, participando com as composições “O trem”, prêmio na categoria “Melhor Canção); “Justiça seja feita”,  ganhador dos prêmios “Melhor Arranjo” e de “Melhor Intérprete. Também participou do “Festival de Música do Grajaú Tênis Club” com a música “Que bom lembrar”, ganhadora dos prêmios “Melhor Canção” e de”Melhor Arranho”.

Integrou os grupo Rodete e MPB Show, com os quais fez shows em teatros e casas noturnas do Rio de Janeiro na década de 80.

No ano de 1981 apresentou-se no Teatro da Casa dos Estudantes Brasileiro (CEB), no Teatro da Casa do Estudante Universitário (CEU), no Teatro Gil Vicente, da Faculdade de Letras da UFRJ.

Em 2000, teve o samba “Legítima defesa” incluído no CD “Conexão 2000”, ao lado de mais 13 compositores novos. Participou do “Projeto Reunião”, apresentando-se ao lado de Daniel Gonzaga no Teatro do Posto Seis. Neste mesmo ano mostrou no Espaço das Artes, no Sesc Tijuca o show “Bem Feito – Vivo” e lançou o CD “Bem feito”, só com músicas de sua autoria, com arranjos de Alex Moraes e Ernâni Nascimento e produção de Alex Moraes e Mimi Bruzaka.

No ano seguinte, em 2001, teve a música “Morro no filme”, classificada no “Festival Fábrica do Samba”.

No ano de 2007 fundou o grupo Samba na Cabeça, com o qual se apresentava em casas noturnas da Lapa. Compôs o samba enredo do Bloco Perereca do Grajaú e da Escola de Samba Risos e Lágrimas.

Em 2009 venceu o concurso de marchinhas do Clube Arte Popular, com “Doce de coco”. Compôs os sambas-enredo do Bloco do Conselho, Foliões do Verdun, Bloco da Corda”, Amizade Mora ao Lado, Sei mas não conto e Tira a Mão do Meu Baralho.

Em 2010, fez shows em homenagem a Noel Rosa, no ano de seu centenário de nascimento, ao lado do cantor Rui de Carvalho e do grupo Samba na Cabeça, em palcos armados pela Prefeitura do Rio em Vila Isabel e na Praça Sãens Pena, em quatro campos da Universidade Estácio de Sá, no Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro e na PUC do Rio de Janeiro. Apresentou-se por duas vezes na Feira de Antiguidades da rua do Lavradio, no Mangue Seco e no Tempero da Praça. No Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano foi um dos finalistas do concurso de samba enredo das escolas de samba Unidos da Tijuca e Império da Tijuca. Fez os sambas enredo do Bloco do Conselho, Já Comi Pior Pagando e Foliões do Verdun.

Em 2011 lançou o CD “Aviso à praça”, com arranjos de Carlinhos Sete Cordas, Wellington Monteiro e Vitor Farias, produção de Júlio Rabello e Wellington Monteiro, somente com composições autorais. Venceu os festival das Rádios Públicas do Rio de Janeiro, MEC e Nacional, com a composição “Prefiro a saudade”, ganhadora do prêmio na categoria “Melhor Música Com Letra”, interpretada por Gabi Buarque, também ganhadora na categoria de”Melhor Intérprete”. Neste mesmo ano apresentou-se no Centro de Referência da Música Carioca, na Sala Baden Powell e na casa de show Multifoco com o show “Aviso à Praça”, acompanhado pelo grupo Samba na Cabeça. Sua composição “A fila anda” (c/ Rei Arias) foi classificado para a semifinal do “3º Concurso de Samba de Quadra”, apresentando-se na semifinal no Teatro do Sesi Rio de Janeiro. Classificou-se para o festival “Fábrica do Samba” com a música “Pagode virtual”. Apresentou-se ao lado do cantor Rui de Carvalho e do grupo Samba na Cabeça no Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor Nelson Cavaquinho.

Em 2012 apresentou seu show com o grupo Samba na Cabeça  no Aldeia da Lapa, no Arte Factum e no Bar Adelos. Foi finalista do concurso de samba enredo das escolas de samba Unidos da Tijuca e Império da Tijuca, além de compor para os blocos Bloco do Conselho, Foliões do Verdun, Bloco da Corda, Amizade Mora ao Lado, Sei Mas Não Conto e Tira a Mão do Meu Baralho, Bloco de Areia, Juiz de Fora, Pinto Dentro e Já Comi Pior Pagando.

Em 2013, como integrante do grupo Samba na Cabeça, apresentou-se regularmente nas casas noturnas da Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro, além de lançar o CD “Um bom samba”, com composições autorais. No ano seguinte, em 2014, lançou o livro “Pequeno Dicionário do Futebolês”, no bar Tempero da Praça, no bairro da Tijuca, como convidado especial do cantor e compositor Rui de Carvalho e o Grupo Eu Canto Samba, integrado por André Penna-Firme (violão de sete cordas), Alceu Pery (flauta e percussão), Walter Júnior (percussão) e Santiago Galdino (percussão).

Discografias
2013 Independente CD Um bom samba
2011 Independente CD Aviso à praça
2000 Independente CD Bem feito
2000 Independente CD Conexão 2000 (vários)
Obras
A fila anda (c/ Rei Arias)
Abandono de lar
Aviso à praça
Clareou
Devoto fiel
Do jeito que ficou
Estrela solitária
Flor de Ilusão (c/ Rei Arias)
Inquilina
Justiça seja feita
Lição de vida
Meu lar é a boemia
Na sua mão (c/ Julio Rabelo)
Não abro mais, não (c/ Alexandre Berreldi)
Ouvi dizer
Pagode virtual
Panela vazia
Prefiro a saudade
Quando um samba vem
Sou da Vila Isabel
Um bom samba
Vida é esta só