2.673
©
Nome Artístico
Aline Calixto
Nome verdadeiro
Aline Calixto de Oliveira
Data de nascimento
29/12/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Carioca de Nascimento, mudou-se para Belo Horizonte (MG) aos seis anos de idade.
Professora de geografia formada pela Universidade Federal de Viçosa.

Dados artísticos

Em 2007 venceu o concurso “Novos Bambas do Velho Samba”, realizado anualmente pela casa Carioca da Gema, no Rio de Janeiro.

Em 2008 participou da “Coletânea Brasileiríssima – Música de Minas no Ar”, caixa com sete CDs realizada para comemorar os 30 anos da radio Brasileiríssima FM, na qual gravou a faixa “Faz o seguinte”, do cantor e compositor mineiro Renegado, de cujo CD “Renegado – do Oiapoque à Nova York”, interpretou a faixa “Meu canto”.

Em 2009 lançou pela Warner Music o CD “Aline Calixto”, com produção musical de Leandro Sapucahy, o disco contou com  13 faixas dentre as quais três de sua autoria: “Original” (Sandro Borges e Santão), “Cara de Jiló” (Alice Calixto e Juliano Buteco), “Enfeitiçado” (Affonsinho), “Tudo que sou” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), “Saber ganhar” (Edu Krieger), “Oxóssi” (Roque Ferreira), “Faz o seguinte” (Renegado), “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” (Aline Calixto e Makely Ka), “Rainha das águas” (Douglas Couto e Rodrigo Santiago), “O teu amor sou eu” (Arlindo Cruz e Rogê), “Você ou eu” (Aline Calixto e Mestre Jonas), “Retrato da desilusão” (Mauro Diniz e Monarco) e “Uma só voz” (Edu Krieger), cantada ao lado de Monarco e Walter Alfaiate. O disco, premiado como o “Disco do Ano” pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), também contou com a participação dos músicos Carlinhos Sete Cordas e Thiago Delegado (violão de sete cordas), Mauro Diniz e Marcio Hulk (cavaquinho), Marcos Arcanjo (violão), Nenê Brown, Ovídio Brito, Ricardo Acácio, Leandro e Laise Sapucahy (percussão), Camilo Mariano (bateria), Boris (baixo), Dirceu Leite e Bira Trombone (sopros).

Em 2011 apresentou-se no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, com a participação especial de Dona Ivone Lara, em show de encerramento da turnê “Natura Musical” que passou por 13 cidades brasileiras. Nesse ano lançou pelo selo Warner Music o CD “Flor Morena”. Produzido pelo baixista Arthur Maia, o disco incluiu faixas inéditas “Conversa fiada” (Aline Calixto), “Me deixa que eu quero sambar” (Mauro Diniz), “Cabila” (Peu Meurray e Leonardo Reis), “Gemada Carioca” (Martinho da Vila), “Flor Morena” (Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Jr. Dom), “Ecumenismo” (Moacyr Luz e Nei Lopes), “Teu ouvido” (Aline Calixto, Thiago Paschoa e Arthur Maia), “Departir chegar” (Joca Perpignan e João Cavalcanti), “Je suis la Maria” (Dora Lopes, Jorge Rangel e Jean Pierre), “Cafuso” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), “Blá blá blá” (Serginho Beagá), “Reza forte” (Rodrigo Maranhão e Mauro Reza) e as regravações de “Coração vulgar” (Paulinho da Viola), “Caçuá” (Edil Pacheco e Paulo César Pinheiro). O show de lançamento do CD “Flor Morena” foi realizado no Clube dos Democráticos, no Rio de Janeiro, e contou com a participação do grupo Casuarina.

Em 2012 apresentou na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, o show “Aline Calixto canta Clara Nunes”, que contou com o repertório consagrado pela cantora homenageada.

Em 2013 participou da semana “Os Sambas do Brasil”, dentro das comemorações do “Ano Brasil Portugal”, apresentando o show “Flor Morena” no Espaço Brasil, em Lisboa (Portugal).

Em 2015 apresentou-se no Teatro no BNDES, no Rio de Janeiro, homenageando Ismael Silva e Candeia. Nesse mesmo anolançou o CD “Meu Ziriguidum”, no qual assinou a faixa-título ao lado de Gabriel Moura. Produzido pelos violonistas Paulão Sete Cordas e Thiago Delegado, o CD contou com a participação de Zeca Pagodinho em “No pé miudinho” (Moacyr Luz e Délcio Luiz) e Arlindo Cruz em “Toda Noite” (Arlindo Cruz e Maurição). O show de lançamento do disco foi apresentado no Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG).

Em 2017 lançou o CD “Serpente”, com 10 faixas inéditas e autorais, dentre as quais “Sentimento errado” (c/ Moacyr Luz), “Revival” (c/ Gabriel Moura), “C’est avec vous” (c/ Benjamin Lelaidier), entre outras.

Em 2018 gravou o DVD “10 Anos de Aline Calixto – Ao Vivo em BH”, com arranjos e produção musical de Thiago Delegado, e participações especiais de Monarco e Velha Guarda da Portela; Mauricio Tizumba e Tambor Mineiro; dos cantores mineiros Tavinho Leoni, Isadora Ferreira, Marina Gomes e Cinara Ribeiro; e de Beth Carvalho, sendo esse o último registro audiovisual da madrinha. O DVD foi lançado em 2020 pelo selo Lab 344.

Discografias
2020 Lab 344 DVD 10 Anos de Aline Calixto – Ao Vivo em BH
2017 Lab 344 CD Serpente
2015 Independente CD Meu Ziriguidum
2011 Warner Music CD Flor Morena
2009 Warner Music CD Aline Calixto
2008 Música de Minas no Ar (participação) CD Coletânea Brasileiríssima
2008 Música de Minas no Ar CD Coletânea Brasileiríssima

(vários artistas)

2008 Independente CD Flávio Renegado - do Oiapoque à Nova York

(participação)

2008 Independente CD Renegado - do Oiapoque à Nova York (participação)
Obras
Cara de Jiló (c/ Juliano Buteco)
Conversa fiada
Meu Ziriguidum c/ Gabriel Moura
O dragão da maldade contra o santo guerreiro (c/ Makely Ka)
O dragão da maldade contra o santo guerreiro - (c/ Makely Ka)
O oposto - (c/ Marcos Frederico)
O tiro - (c/ Thiago Pascoa)
Revival - (c/ Gabriel Moura)
Sentimento errado - (c/ Moacyr Luz)
Teu ouvido (c/ Thiago Paschoa e Arthur Maia)
Teu ouvido - (c/ Thiago Paschoa e Arthur Maia)
Você ou eu (c/ Mestre Jonas)
Você ou eu - (c/ Mestre Jonas)
É o amor - (c/ Dea Trancoso)
Shows
2015 Teatro no BNDES, Rio de Janeiro Aline Calixto
2015 Teatro Rival, Rio de Janeiro Aline Calixto – lançamento do CD “Meu Ziriguidum”
2013 Espaço Brasil, Lisboa (Portugal) Aline Calixto – “Flor Morena” - “Ano Brasil Portugal”
2012 Sala Baden Powell, Rio de Janeiro “Aline Calixto canta Clara Nunes”
2011 Clube dos Democráticos, Rio de Janeiro Aline Calixto - lançamento do CD “Flor Morena”