Cantora. Compositora.
Carioca de Nascimento, mudou-se para Belo Horizonte (MG) aos seis anos de idade.
Professora de geografia formada pela Universidade Federal de Viçosa.
Em 2007 venceu o concurso “Novos Bambas do Velho Samba”, realizado anualmente pela casa Carioca da Gema, no Rio de Janeiro.
Em 2008 participou da “Coletânea Brasileiríssima – Música de Minas no Ar”, caixa com sete CDs realizada para comemorar os 30 anos da radio Brasileiríssima FM, na qual gravou a faixa “Faz o seguinte”, do cantor e compositor mineiro Renegado, de cujo CD “Renegado – do Oiapoque à Nova York”, interpretou a faixa “Meu canto”.
Em 2009 lançou pela Warner Music o CD “Aline Calixto”, com produção musical de Leandro Sapucahy, o disco contou com 13 faixas dentre as quais três de sua autoria: “Original” (Sandro Borges e Santão), “Cara de Jiló” (Alice Calixto e Juliano Buteco), “Enfeitiçado” (Affonsinho), “Tudo que sou” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), “Saber ganhar” (Edu Krieger), “Oxóssi” (Roque Ferreira), “Faz o seguinte” (Renegado), “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” (Aline Calixto e Makely Ka), “Rainha das águas” (Douglas Couto e Rodrigo Santiago), “O teu amor sou eu” (Arlindo Cruz e Rogê), “Você ou eu” (Aline Calixto e Mestre Jonas), “Retrato da desilusão” (Mauro Diniz e Monarco) e “Uma só voz” (Edu Krieger), cantada ao lado de Monarco e Walter Alfaiate. O disco, premiado como o “Disco do Ano” pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), também contou com a participação dos músicos Carlinhos Sete Cordas e Thiago Delegado (violão de sete cordas), Mauro Diniz e Marcio Hulk (cavaquinho), Marcos Arcanjo (violão), Nenê Brown, Ovídio Brito, Ricardo Acácio, Leandro e Laise Sapucahy (percussão), Camilo Mariano (bateria), Boris (baixo), Dirceu Leite e Bira Trombone (sopros).
Em 2011 apresentou-se no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, com a participação especial de Dona Ivone Lara, em show de encerramento da turnê “Natura Musical” que passou por 13 cidades brasileiras. Nesse ano lançou pelo selo Warner Music o CD “Flor Morena”. Produzido pelo baixista Arthur Maia, o disco incluiu faixas inéditas “Conversa fiada” (Aline Calixto), “Me deixa que eu quero sambar” (Mauro Diniz), “Cabila” (Peu Meurray e Leonardo Reis), “Gemada Carioca” (Martinho da Vila), “Flor Morena” (Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Jr. Dom), “Ecumenismo” (Moacyr Luz e Nei Lopes), “Teu ouvido” (Aline Calixto, Thiago Paschoa e Arthur Maia), “Departir chegar” (Joca Perpignan e João Cavalcanti), “Je suis la Maria” (Dora Lopes, Jorge Rangel e Jean Pierre), “Cafuso” (Toninho Geraes e Toninho Nascimento), “Blá blá blá” (Serginho Beagá), “Reza forte” (Rodrigo Maranhão e Mauro Reza) e as regravações de “Coração vulgar” (Paulinho da Viola), “Caçuá” (Edil Pacheco e Paulo César Pinheiro). O show de lançamento do CD “Flor Morena” foi realizado no Clube dos Democráticos, no Rio de Janeiro, e contou com a participação do grupo Casuarina.
Em 2012 apresentou na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, o show “Aline Calixto canta Clara Nunes”, que contou com o repertório consagrado pela cantora homenageada.
Em 2013 participou da semana “Os Sambas do Brasil”, dentro das comemorações do “Ano Brasil Portugal”, apresentando o show “Flor Morena” no Espaço Brasil, em Lisboa (Portugal).
Em 2015 apresentou-se no Teatro no BNDES, no Rio de Janeiro, homenageando Ismael Silva e Candeia. Nesse mesmo anolançou o CD “Meu Ziriguidum”, no qual assinou a faixa-título ao lado de Gabriel Moura. Produzido pelos violonistas Paulão Sete Cordas e Thiago Delegado, o CD contou com a participação de Zeca Pagodinho em “No pé miudinho” (Moacyr Luz e Délcio Luiz) e Arlindo Cruz em “Toda Noite” (Arlindo Cruz e Maurição). O show de lançamento do disco foi apresentado no Teatro Bradesco do Centro Cultural Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG).
Em 2017 lançou o CD “Serpente”, com 10 faixas inéditas e autorais, dentre as quais “Sentimento errado” (c/ Moacyr Luz), “Revival” (c/ Gabriel Moura), “C’est avec vous” (c/ Benjamin Lelaidier), entre outras.
Em 2018 gravou o DVD “10 Anos de Aline Calixto – Ao Vivo em BH”, com arranjos e produção musical de Thiago Delegado, e participações especiais de Monarco e Velha Guarda da Portela; Mauricio Tizumba e Tambor Mineiro; dos cantores mineiros Tavinho Leoni, Isadora Ferreira, Marina Gomes e Cinara Ribeiro; e de Beth Carvalho, sendo esse o último registro audiovisual da madrinha. O DVD foi lançado em 2020 pelo selo Lab 344.
(vários artistas)
(participação)