0.000
© DIEGO CIARLIARIELLO
Nome Artístico
Karina Buhr
Nome verdadeiro
Karina Buhr Magalhães
Data de nascimento
20/5/1974
Local de nascimento
Salvador, BA
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Rabequeira. Atriz. Percussionista.

Nasceu em Salvador sendo foi criada em Recife, no Estado de Pernambuco, onde desenvolveu carreira artística.

Participava ativamente como percussionista dos blocos de maracatus, principalmente dos tradicionais, Piaba de Ouro e Estrela Brilhante.

Radicada em São Paulo foi convidada, em 2008, pelo diretor Zé Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina, para integrar o elenco das peças “Bacantes” e “Os Sertões”, nas quais atuou como atriz e compôs várias músicas para a trilha sonora.

Dados artísticos

Surgiu inicialmente como percussionista do grupo Eddie. Passou por vários outros grupos da cena pop de Recife.

Como percussionista foi integrante do grupo Eddie.

Em 1997 fundou o grupo Comadre Florzinha, ao lado de Isaar França, Renata Mattar, Telma César, Alessandra Leão e Maria Helena, banda com a qual gravou (como percussionista, cantora, vocalista e rabequeira) vários discos entre os anos de 1999 e 2009, entre os quais “Comadre Florzinha” (1999), no qual foram incluídas de sua autoria as faixas “Mais De Oito” (c/ Renata Mattar, Telma César e Comadre Florzinha) e “O trem”. Como integrante da banda fez participação em discos vários artistas e diversas coletâneas, destacando-se “Loa do Boi Meia Noite”; “Baião de viramundo”; “Reginaldo Rossi – um tributo”; “Por pouco” e “Original Olinda Style”, em 2002, disco da banda Eddie. No ano seguinte, em 2003, ainda como componente da Comadre Florzinha, participou do segundo disco da banda, no qual foram gravadas suas composições “Sibito baleado”; “Se o mal”; “Lá”; “Zumba”, “Amaralina” e “Chumbo de vidro”. Dois anos depois, em 2005, ainda integrando o Comadre Fllorzinha, apresentou-se na 21ª edição do “Projeto Camarote das Artes”, no Complexo Caixa Cultura – Camarote Café, no Rio de Janeiro.

No ano de 2009 participou do terceiro e último disco lançado pela banda Comadre Florzinha, intitulado “Vou Voltar Andando”. No ano posterior, em 2010, passou a desenvolver carreira-solo e lançou o CD “Eu meti pra você”, disco com participações especiais dos guitarristas Edgard Scandurra e Fernando Catatau. No CD apresentou 13 composições de sua autoria, entre as quais “Vira Pó”, “Avião Aeroporto”, “Nassíria e Najaf” (transformada em clipe), “O Pé”, “Ciranda do Incentivo”, “Telekphonen”, “Mira Ira”, “Soldat”, “Esperança Cansa”, “Solo de Água Fervente”, “Bem Vindas”, “Plástico Bolha”, além da faixa-título “Eu Menti Pra Você”. O disco foi o vencedor do “Prêmio APCA”, na categoria “Cantora Revelação” neste mesmo ano de 2010. Fez lançamento do disco em show no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro, acompanhada por Fernando Catatau e Edgard Scandurra nas guitarras, entre outros músicos. No ano seguinte, em 2011, ao lado de Arnaldo Antunes e do pianista João Brasil, foi um dos convidados de Lucas Santtana no “Projeto Sonoridades”, da casa de show Oi Futuro, do Rio de Janeiro. Nos show interpretou ao lado de Lucas Santtana “Eu menti pra você”, de sua autoria, e “Lycra limão”, de Lucas Santtana. Neste mesmo ano foi uma das atrações do “Rock In Rio IV”, apresentando-se com grande sucesso de público e crítica no Palco Sunset, ao lado de Marcelo Yuka, Cibelle e Amora Pêra. No mesmo ano, de 2011, com patrocínio do projeto “Natura Musical”, gravou e lançou seu segundo CD intitulado “Longe de Onde” (Selo Coqueiro Verde), no qual interpretou “Morbeza romântica” (Jards Macalé e Waly Salomão), e ainda, “A Pessoa Morre” (c/ Fernando Catatau / Bruno Buarque e Mau), “Não me Ame Tanto”, “Guitarristas de Copacabana”, “Sem Fazer Ideia”, “Para Ser Romântica”, “Cadáver”, “The War’s Dancing Floor”, “Copo de Veneno”, “Amor Brando” e “Não Precisa Me Procurar”, além da faixa “Cara palavra”, com clipe gravado em uma mesquita na cidade de Casablanca, no Marrocos, na África. O disco contou com show de lançamento no Circo Voador, na Lapa, centro do Rio de Janeiro. Ainda em 2011 fez turnê pela Dinamarca, onde se apresentou também no “Festival Roskilde” e entrou pelo segundo ano consecutivo, nos “Top 10″ dos discos lançados da revista Rolling Stone.

Em 2012 foi indicada ao VMB (Video Music Brasil) do canal MTV, nas categorias “melhor disco”, “melhor música” e “melhor artista feminino”. Foi vencedora do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com a melhor trilha sonora pelo filme “Era uma vez eu, Verônica”, de Marcelo Gomes e também finalista do “Prêmio Bravo”, entre os 3 melhores shows brasileiros, ao lado de Gal Costa e Marisa Monte. No mesmo ano lançou o disco “Longe de Onde” na Argentina, no Niceto Club, Buenos Aires. Ainda no ano de 2012 passou a escrever a coluna autoral mensal, com texto e ilustração, na Revista da Cultura, publicação da Livraria Cultura e criou o fanzine digital Sexo Ágil.

Em 2014 realizou a turnê européia passando pelo Palau de La Musica em Barcelona, Madri (El Matadero), Porto, Lisboa, Berlim e Paris.

Em 2015 lançou o CD “Selvática”, interpretando de sua autoria as faixas “Dragão”, “Eu sou um monstro”, “Conta gotas” (c/ Guizado), “Pic nic” (c/ Guizado), “Esôfago”, “Cerca de prédio” (c/ Cannibal), “Vela e Navalha”, “Rimã”, “Alcunha de ladrão” e “Desperdiço-te-me”, além da faixa-título “Selvática”. Ainda em 2015 lançou um livro de poemas intitulado “Desperdiçando Rima” pela editora Fábrica 231.

Em 2016 se apresentou pelas principais capitais do país com a turnê do CD “Selvática”, com participações de Elke Maravilha que declamou na ocasião a poesia da faixa-título do disco, “Selvática”, acompanhada por Bruno Buarque na bateria, André Lima nos teclados, Guizado no trompete e Catatau e Edgard Scandurra nas guitarras.

Em 2017 participou do programa “Saia Justa” do canal GNT, no Teatro RioMar, ao lado das apresentadoras Astrid Fontenelle, Mônica Martelli, Taís Araújo e Pitty debatendo temáticas universais e locais.

Em 2018 voltou a se apresentar ao lado das companheiras Alessandra Leão e Isaar, integrantes do Comadre Fulozinha, em uma série de shows pelo país, relembrando arranjos, parcerias e composições do grupo.

Em 2019 lançou o CD “Desmanche”, com letras autorais, produzido por ela em parceria com Regis Damasceno, com participações de Maurício Badé nos tambores, Bernardo Pacheco no contra-baixo, arranjos dela, Regis Damasceno e Maurício Badé, mixagem de Bernardo Pacheco, no estúdio Fábrica de Sonhos em São Paulo ,capital. A masterização foi de Felipe Tichaue.

Discografias
2019 Independente CD Desmanche
2015 Gravadora YB Music CD Selvática
2011 Selo Coqueiro Verde CD Longe de onde
2010 Independente CD Eu meti pra você
2009 Vou Voltar Andando (como integrante da banda Comadre Florzinha) CD Vou Voltar Andando (como integrante da banda Comadre Florzinha)
2003 Gravadora Ybrazil Music CD Tocar na Banda (como integrante da banda Comadre Florzinha)
2002 Independente CD Olinda original style

(participação)

2000 Abril Music CD Por pouco (participação como integrante da banda Comadre Florzinha)
1999 Independente CD Baião de viramundo (vários/participação como integrante da banda Comadre Florzinha)
1999 CPC UMES CD Comadre Florzinha
1999 Independente CD Loa do Boi Meia Noite (participação como integrante da banda Comadre Florzinha)
1999 Independente CD Reginaldo Rossi - um tributo (vários/participação como integrante da banda Comadre Florzinha)
Obras
A Casa Caiu
A Vida Boa é a do Atrasado
A pessoa morre (c/ Fernando Catatau, Bruno Buarque e Mau)
Alcunha de ladrão
Amaralina
Amor brando
Amora
Avião aeroporto
Bem vindas
Cadáver
Cara palavra
Cerca de prédio (c/ Cannibal)
Chumbo de vidro
Chão de Estrelas
Ciranda do incentivo
Conta gotas (c/ Guizado)
Copo de veneno
Desperdiço-te-me
Dragão
Esperança cansa
Esôfago
Eu não menti pra você
Eu sou um monstro
Falta de sol c/ Fábio Trummer, Roger Man, Fred e Berna Vieira
Filme de Terror
Guitarristas de Copacabana
Lama
Mais de oito Renata Mattar, Telma César e Comadre Fulozinha
Mira ira
Nassíria e Najaf
Nem Nada
Não Precisa Me Procurar
Não me ame tanto
Não vou embora c/ Eddie, Fábio Trummer, Cri-Cri, e Isaar França
O pé
O trem
Para ser romântica
Peixes Tranquilos
Pic nic (c/ Guizado)
Plástico bolha
Rimã
Sangue Frio
Se o mal
Selvática
Sem fazer ideia
Sibito Baleado
Soldat
Solo de água fervente
Telekphonen
Temperos Destruidores
The war’s dancing floor
Vela e navalha
Vira pó
Zumba
Shows
2010 Teatro Rival BR, RJ Karina Buhr "Eu menti pra você"
2005: Comadre Fulozinha. Integrando o grupo. 21ª edição do Projeto Camarote das Artes. Complexo Caixa Cultura - Camarote Café. Rio de Janeiro, RJ.
Clips
2010 "Nassíria e Najaf"
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.