
Compositor, arranjador e instrumentista.
Iniciou os estudos de música no ano de 1970 tendo aulas de “Violão Clássico” com o professor Léo Soares, na Escola de Música da Pró-Arte, no Rio de Janeiro.
No ano de 1974 mudou-se para a cidade de Salvador, onde passou a frequentar aulas de música nos “Seminários de Música da UFBA” (Universidade Federal da Bahia). Na ocasião, passou a trabalhar com o músico Walter Smetak em projeto de violões afinados em microtons.
Em 1977 estudou na Berklee College of Music (Boston/E.U.A), onde fez curso de “Arranjo”, “Harmonia” e “Improvisação”.
Em 2002, ao lado maestro Luizão Paiva, implantou a escola de música Adalgisa Paiva, na Universidade Federal do Piauí, convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação, onde passou a atuar como professor de “Harmonia”, “Improvisação”, “Teoria”, “Violão” e “Guitarra”.
Em meados da década de 1970, na Bahia, participou do grupo Banda do Companheiro Mágico, também integrado por Tuzé de Abreu, Ari Dias, Zeca Freitas, Sergio Souto e Guilherme Maia, entre outros.
Em 1977, em Boston, integrou diversas bandas de ritmos latinos, com as quais se apresentava na periferia da cidade.
Em 1980 retornou ao Brasil passando a trabalhar como arranjador, compositor e instrumentista para inúmeros artistas e bandas brasileiras.
No ano de 1980 passou a trabalhar com na banda de Morais Moreira, com quem compôs várias músicas.
Em 1983 passou a integrar a integrar a banda de Caetano Veloso com o qual compôs a música “Vamo cumê”. Neste mesmo ano gravou “Acho que ela gosta”, parceria com o letrista Fred Góes.
Em 1985 fez arranjos para várias composições apresentadas no programa “Chico & Caetano”, da Rede Globo. Neste período trabalhou em shows e gravações (discos “Baby Gal” e “Sorte”) de Gal Costa.
No ano de 1989 lançou, pelo Selo Retoque, o LP “Gente da rua”, no qual contou com as participações especiais de Léo Jaime em “Vem me dançar” (c/ Roberto Rodrigues); Raul Mascarenhas em “Cristais emoções” (c/ Cristiaan Oyens); Léo Gandelman em “Chimpanzé” (c/ Guilherme Maia e Zeca Barreto); Caetano Veloso e Carlinhos Brown na composição “Xangô é de Baê”, de João Donato e de Gal Gal Costa na faixa-título “Gente da rua”. No disco também interpretou “O meu boi morreu” (Domínio Público), “Flecha” (c/ Tavinho Fialho e Carlos Rennó), “Rio Bahia” e “Radio shit”, também de sua autoria. Para o disco fez a produção musical e os arranjos, além de tocar violão e guitarra, contando também com os músicos Willian Magalhães (teclados), Flávio Venturini (teclados), Lulu Martin (teclados), Luizão Paiva (teclados), Tavinho Fialho (baixo), Lucio Costa (baixo), Fernando Souza (baixo), Chistiaan Oyens (bateria), Cezinha (bateria), Ivan Conti (bateria), Carlinhos (percussão).
Em 1994 passou a integrar a banda de Elba Ramalho. No ano seguinte compôs trilhas sonoras para programas de TV, entre os quais a série “Confissões de Adolescente”, da Rede Globo e dirigida por Daniel Filho. Neste mesmo ano de 1995 ainda compôs a trilha sonora para o filme “Veja Essa Canção”, de Cacá Diegues.
Em 1998 lançou pela gravadora Indie Records o CD “A sorte muda”, no qual contou com a participação especial de Cássia Eller na faixa-título “A sorte muda” (c/ Chacal), composição incluída na trilha sonora da novela “Era Uma Vez”, da Rede Globo. Também contou com outras participações especiais, destacando-se Luiz Melodia em “Saudade do Rio”, parceria com Fred Góes; Toni Garrido “Grito de guerra” (c/ Morais Moreira e Antonio Risério); Orlando Morais em “Grunhir”, parceria de ambos; Armandinho na faixa “Manaus” e a cantora mineira Jussara Silveira na composição “Lagoa”, também em parceria com Orlando Morais. Da gravação do disco participaram os músicos Fernando Nunes (baixo), Alberto Continentino (baixo), Cezinha (bateria), Fernando Moura (teclados), Lan Lan (percussão), Firmino (percussão), Marcelo Costa (percussão), Roberto Marques (trombone), Eduardo Neves (sax-tenor), Miguel Gandelman (sax-alto) e Altair (trumpete), além do próprio autor no violão, guitarra, voz e nos arranjos. No ano seguinte, em 1999, lançou seu terceiro disco intitulado “Músicas para o violão brasileiro”, do qual participaram os músicos Toni Costa (violão), Caio Márcio (violão), Toninho Horta (violão), Serginho e Marcos Suzano (pandeiro), Miguel Gandelman (sax Alto), Henri Lentino (bandolim) e Claudia Coutinho (voz). No CD foram incluídas as faixas “Estudo Nº 3” (com participação especial de Márcio Mallard, “Choveu na Horta”, “Morro dois irmãos” (com participação de Toninho Horta), “Fala Katu”, “Noites do Rio”, “Sincronisimetria” (com participação especial do grupo Camerata de Violões), “Camboinhas”, “Rua Barão de Jaguaribe 373”, “Claudiana” (com participação especial do grupo Camerata de Violões), “Pedra do Sal”, “Três meninas”, “Sacode a Poeira” e “Acalanto”, todas de sua autoria, além de “Voltarei” (Garoto), “Sai Mané” (c/ Luis Ariston), faixa com participação especial de Marcos Suzano; e “Allemande suíte 996 em mi menor”, de J.S.Bach.
No ano de 2004 compôs trilhas para programas do Canal Futura e no ano posterior fez a trilha sonora para o longa-metragem “Procuradas”, dirigido por José Frazão e Zeca Pires.
Em 2006 ingressou no grupo musical Moinho, também integrado por Emanuelle Araújo (voz) e Lan Lan (percussão). Com o grupo lançou dois CDs e um DVD pela gravadora EMI, apresentando-se em shows e turnês por várias cidades do Brasil e no exterior.
Como músico e arranjador trabalhou com vários artistas, entre os quais Gal Costa, Luiz Melodia, Adriana Calcanhoto, Moraes Moreira, Zizi Possi, Sérgio Sampaio, Maria Bethânia, Nélson Gonçalves, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Cássia Eller, João de Aquino, Léo Gandelman, Carlinhos Brown e Léo Jaime.
Entre seus parceiros constam Caetano Veloso, Morais Moreira, Orlando Morais, Luis Ariston e os poetas Carlos Rennó, Antonio Risério, Chacal e Fred Góes.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.