
Cantor. Compositor. Produtor. Multi-instrumentista.
Nascido e criado em Tabuleiro do Norte (CE), aos 13 anos de idade, mudou-se uma cidade vizinha, Limoeiro do Norte.
Aos 15 anos, foi morar em São Paulo. Aos 16 anos, retomou a Limoeiro do Norte para ingressar na Escola de Música Maestro José Robles.
Faleceu em um acidente de moto na BR-116.
Aos 16 anos de idade, passou a fazer parte da banda de música de sua cidade, Limoeiro do Norte (CE), tocando vários instrumentos, como saxofone e violão.
Em seguida, junto com um de seus irmãos, José Nilson, montou a banda Ação Musical, que não obteve muito êxito.
Passou a tocar a cantar sozinho em aniversários, batizados, festas em colégios e outros eventos artísticos de sua cidade.
Em 1985, recebeu uma medalha de cantor revelação.
Em 1988, no Clube BNB, em Fortaleza (CE), recebeu a medalha de artista do ano.
Na sequência, em 1989, junto com seus 6 irmãos, decidiu formar a Banda Styllus 7, pois segundo suas palavras “eram 7 irmãos e 7 notas musicais”.
Em 1991, a banda liderada por ele, e com o nome já modificado para Edinir e Banda Styllus, gravou seu primeiro disco, “Mistura”.
O segundo LP da banda foi gravado em no ano seguinte, mas poucos dias após a finalização do disco, faleceu em um acidente.
A Banda Styllus, porém, permaneceu em atividade e se tornou um nome importante da música nordestina moderna.
Compôs alguns grandes sucessos, gravados pela própria Banda Styllus e por outras, como Mastruz com Leite, sendo o principal deles “Vida de vaqueiro”.
No estado do Ceará, após sua morte, recebeu homenagens, como, por exemplo, o salão de dança do BNB Clube de Limoeiro, que recebeu seu nome.