0.000
Nome Artístico
Andréia Pedroso
Nome verdadeiro
Andréia Claudia Pedroso Jardim
Data de nascimento
14/9/1974
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Letrista. Produtora musical.
Entre 1983 e 1985 estudou piano clássico em aulas particulares.
Em 1990 passou a estudar Contraponto e Harmonia em aulas particulares com Waldemar Reis.
De 1991 a 1993 estudou Canto, Percepção e Harmonia Funcional na Escola de Música Musiarte com Marcos D`Antonio.
Entre 1995 e 1996 estudou Percepção, Teoria musical, Solfejo com Silvia Sobreira.
Em 1998 ingressou no curso de MPB oferecido pelo Conservatório Brasileiro de Música, no qual teve aulas de Preparação vocal com Clara Sandroni, Preparação vocal o Canto-Coral com Marcos Leite, Improvisação com Nelson Faria, História da MPB com Roberto Gnatalli, Teoria musical e solfejo com Cláudio Dauelsberg, Prática de conjunto com Yuri Popof e Haroldo Mauro Júnior, entre  outras disciplinas.
De 1993 a 2000 passou a estudar Canto em aulas particulares e em workshops de Técnica vocal com a cantora Selma Reis (1997) e, a partir do ano  2000, com orientação do cantor lírico Angelo Tribuzy.
A partir de 2001 atuou como produtora (elaboração de projetos e propostas) do grupo Música Surda, atuando também como produtora cultural junto a diversas apoiadores, instituições: FAPERJ, UERJ, UFMG, Secretaria de Cultura da Prefeitura Rio de Janeiro, Itamaraty/ DF e Editoras, como a CE LIVRARIA, em Portugal.
Em 2002 passou a atuar como professora de canto e preparadora vocal, ministrando vários workshops de técnica vocal em diversas Universidades (UERJ, UFRJ e UENF).
No ano de 2007 licenciou-se em Educação Artística.

Dados artísticos

Em 1996 passou a se apresentar em teatros, centros culturais, casas de cultura, museus, universidades e diversos espaços culturais.
Em 1998 participou do CD “Cantos de memória”, gravado pelo “Projeto Tons & Sons”, em uma produção da Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão da UFRJ – uma retrospectiva da trajetória do compositor Antonio Jardim, no qual interpretou as faixas “Morena”, “Eternamente”, “Correndo atrás”, “O despertar de um deus de sal” e “Sem resposta”.
A partir do ano de 2001 passou a integrar, como cantora, o grupo Música Surda, também formado por Antonio Jardim (arranjador, violão de 10 cordas), Celso Garcia (violão de 6 cordas) e Eduardo Gatto (arranjador, violão de 8 cordas e guitarra portuguesa).
Em 2007 participou do “Festival Vitória em Canto”, patrocinado pela Prefeitura da Cidade de Vitória, no Espírito Santo, interpretando a composição “Vitória ergue o véu” de Celso Ramalho e Ernesto Pachito, incluída no CD homônimo do festival. No ano seguinte, como cantora e produtora, participou do CD “O livro das canções”, do grupo Música Surda. No disco-duplo interpretou todas as faixas, inclusive “Poemas de instante”, parceria com o violonista Antonio Jardim.
No ano de 2009 participou com o grupo Música Surda do “40º Festival de Inverno da UFMG”, em Diamantina. No ano posterior, em 2010, realizou o lançamento internacional do CD do grupo Música Surda, apresentando-se em Portugal e em turnê nacional. Nesta temporada, apresentou-se nas filiais da CE Livrarias em Lisboa, Porto, Portimão e Coimbra; no Palácio Foz, Sala dos Espelhos, em Lisboa, na Casa Verdades Faria, Museu da Música Portuguesa, em Cascais e nas dependências da Universidade Nova, de Lisboa.
No ano de 2011 produziu e participou como mediadora e musicista do “Festival Tão Longe, Tão Perto: Música e Poesia em Língua Portuguesa”, realizado no Rio de Janeiro em parceria com a UERJ, Faperj e CEFET/RJ.
Em 2012 participou como pesquisadora, coordenadora e debatedora de diversos projetos de pesquisa e extensão pela Faculdade de Educação da UERJ, sob a orientação do Professor Dr. Antonio Jardim.
Durante a carreira dividiu o palco com vários artistas, entre os quais Luis Carlos Vinhas, Alfredo Cardim, Fernando Merlino, Zé Luis Maia, Fernando Leporace, Daniela Spielmann, Henry Lentino, Zé Renato, Claudette Soares, Anna Bello, Guinga, Thiago Amud, Zé Nogueira, Paulinho Tapajós, Guilherme de Brito, além de ter se apresentado com a Velha Guarda da Mangueira.

Discografias
2008 CD O livro das canções (c/ o grupo Música Surda)
2007 CD Festival Vitória em Canto (vários)
1998 CD Cantos de memória (participação)
Obras
Poemas de instante (c/ Antonio Jardim)
Bibliografia Crítica

AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.