0.000
©
Nome Artístico
Tulipa Ruiz
Nome verdadeiro
Tulipa Roiz Chagas
Data de nascimento
17/10/1979
Local de nascimento
Santos, SP
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Filha do guitarrista Luiz Chagas (Íscas de Polícia) e irmã do guitarrista Gustavo Ruiz.

Com a separação de seus pais durante a sua infância, mudou-se com a mãe e o irmão para São Lourenço (MG), onde estudou canto lírico, integrou um coral e um grupo de teatro.

Aos 23 anos de idade, voltou a morar em São Paulo, onde cursou Comunicação na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Dados artísticos

Participou, ao lado de outros artistas, do CD “A tribute to Caetano Veloso”, lançado em 2012, gravando a canção “Da maior importância”.

Em 2013, apresentou-se no Circo Voador (RJ) com o show “Tudo tanto”, celebrando o aniversário de São Paulo, sua cidade natal. Nesse mesmo ano, foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora Pop/Rock/Reggae/HipHop/Funk, pelo CD “Tudo tanto”.

Em 2015, lançou o disco “Dancê”. Fruto de uma parceria com o irmão, Gustavo Ruiz, também produtor do CD, o trabalho trouxe 11 faixas autorais. Dentre as músicas, “Old boy”, “Algo maior” (c/ Gustavo Ruiz e Luiz Chagas), “Físico” (c/ Gustavo Ruiz), “Virou”(c/ Felipe Cordeiro, Gustavo Ruiz, Manuel Cordeiro e Luiz Chagas), Expirou (c/ Gustavo Ruiz) e “Tafetá” (c/ Gustavo Ruiz), gravada com a participação de João Donato. O show de lançamento foi no SESC Pinheiros, em São Paulo, e no Circo Voador, no Rio de Janeiro. No fim do mesmo ano, venceu o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro” com seu disco “Dancê”.

Em 2016, esse mesmo trabalho valeu uma indicação ao 27º Prêmio da Música Brasileira na categoria Projeto Visual, para Tereza Bettinardi, que acabou vencendo a premiação.

Em 2017, foi convidada por João Donato para participar do projeto “Toda essa bossa”, na sala Baden Powell, no Rio de Janeiro. Ainda em 2017, lançou seu quarto álbum, “TU”, apostando em uma concepção que ela mesma descreve como “Nude”, algo cru. No álbum ouvem-se apenas o violão do irmão Gustavo Ruiz, as percussões do francês Stéphane San Juan, que também assinou a produção musical. O álbum teve os formatos em CD, LP e em edição digital, que apresentou, além de cinco músicas inéditas, outras 4 faixas que foram releituras de composições lançadas em seus três álbuns anteriores. O álbum foi produzido por Gustavo Ruiz e Stéphane San Juan, e formatado em Nova York (EUA). Scotty Hard gravou e mixou o álbum no Brooklyn Studio. Já a masterização foi feita por Michael Fossenkemper no Turtletone Studio. O lançamento do disco ocorreu no Teatro Net Rio, no Rio de janeiro.

Em 2018 regravou música dos Mutantes “Top Top” com MC Carol para trilha sonora do filme “Mulheres alteradas”, do cineasta Luis Pinheiro. Fabio Góes e Duda assinaram a produção da gravação.

Em 2022 lançou o álbum autoral “Habilidades extraordinárias”, produzido por Gustavo Ruiz, seu irmão, com onze faixas inéditas, dentre as quais “Samaúma”; “Pluma black”, com a participação de Negro Leo; “Não pira”, com a participação de Jonas Sá; “O recado da flor”, com a participação de João Donato; entre outras, como a faixa-título, “Habilidades extraordinárias”. No ano seguinte, apresentou show de lançamento do álbum no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Discografias
2022 Brocal Musical CD Efêmera (Remix)
2022 Brocal Musical / Altafonte CD Habilidades extraordinárias
2017 YB Music LP TU
2015 Pommelo/Natura Musical CD Dancê
2012 Independente CD Tudo tanto
2010 YB Music CD Efêmera
Obras
A ordem das árvores
Algo maior - (c/ Gustavo Ruiz e Luiz Chagas)
Baby 95 - (c/ Liniker, Marcela Vale e Tássia Reis)
Brocal dourado - (c/ Gustavo Ruiz)
Do amor - (c/ Gustavo Ruiz)
Efêmera - (c/ Gustavo Ruiz)
Elixir - (c/ Gustavo Ruiz)
Estardalhaço - (c/ Gustavo Ruiz)
Expirou - (c/ Gustavo Ruiz)
Físico - (c/ Gustavo Ruiz)
Jogo do contente - (c/ Gustavo Ruiz)
Novelos - (c/ Gustavo Ruiz)
Não pira - (c/ Gustavo Ruiz e Jonas Sá)
O recado da flor - (c/ Gustavo Ruiz e Celso Sim)
Old boy
Pedrinho
Pluma black
Proporcional - (c/ Gustavo Ruiz)
Prumo - (c/ Gustavo Ruiz)
Reclame - (c/ Gustavo Ruiz, Caio Lopes, Marcio Arantes e Luiz Chagas)
Samaúma - (c/ Gustavo Ruiz)
Sapos distorcidos
Sushi - (c/ Luiz Chagas)
Tafetá - (c/ Gustavo Ruiz)
Virou - (c/ Felipe Cordeiro, Gustavo Ruiz, Manuel Cordeiro e Luiz Chagas)
Vu te botar no pau - (c/ Gustavo Ruiz, Luiz Chagas e Layla Ruiz)
Às vezes - (c/ Luiz Chagas)
Shows
2017. Sala Baden Powell. RJ “Toda essa bossa” (participação).
2015 Circo Voador, RJ. “Dancê”.
2015. SESC Pinheiros, SP. “Dancê”.
2013 Tudo tanto – Circo Voador, Rio de Janeiro