
Cantor. Percussionista. Cuiqueiro. Panderista.
Na década de 1950 foi morar na Favela da Praia do Pinto, que após o incêncio de 1969 foi renomeada como Favela da Cruzada, também conhecida como Selva de Pedra, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. Em 1958 ingressou como músico na bateria da Escola de Samba Independentes do Leblon, que ficava ao lado da birosca de seu pai, Manoel Dentinho, na própria favela, que em 1969 pegou fogo, destruindo a quadra da escola, logo transferida para o subúrbio de Cordovil e rebatizada como Independentes de Cordovil.
Teve como seus principais mestres na cuíca Zé Campista (Escola de Samba Independentes do Leblon), Seu Genaro (Escola de Samba Independente de Padre Miguel) e Mestre Marçal, de quem diz ser sua maior referência.
Em 2008 atuava como Presidente da Escola de Samba Independentes de Cordovil e como ritmista da Unidos de Vila Isabel, levado por Martinho da Vila.
Trabalhou como percussionista com inúmeros artistas da MPB, entre eles Beth Carvalho, Wilson das Neves, Jorginho do Império, Martinho da Vila, Tim Maia, Maria Bethânia, Elza Soares, João Nogueira, Clara Nunes, Arlindo Cruz, Mestre Marçal e Marisa Monte, com quem excurssionou nas turnê do disco “Mais”.
Em 1995, ao lado de Ary Bispo (tantã e voz), Carlinhos Sete Cordas (violão), Dininho (baixo), Marcelinho Moreira (repique de mão e voz) e Wanderson Martins (cavaquinho), foi um dos fundadores do grupo de samba Toque de Prima, grupo de apoio e acompanhamento de diversos artistas em shows e gravações, como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dunga, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mestre Marçal e Dona Ivone Lara.
Entre 1997 e 2004, integrando o grupo Toque de Prima participando com o grupo em CDs de vários artistas como Cláudio Jorge e Nei Lopes, entre outros.
Em 2008, após vários elogios sobre sua forma de cantar de recebidos de Paulinho da Viola, Zé Renato e Martinho da Vila, entre outros, gravou o primeiro CD intitulado “Viajando com Martinho”, no qual revisitou a obra de Martinho da Vila. No disco contou com participações especiais de Zeca Pagodinho, Martnália, Almir Guinéto, Arlindo Cruz, Sandra de Sá e do grupo Toque de Prima, além de dividir a faixa “Voa, Canarinho, voa”, hino infornal do Brasil na Copa do Mundo de 1982, com o ex-jogador Júnior, do Flamengo e da Seleção. No CD, com 15 faixas, foram incluídos composições de Martinho da Vila e sucessos de outros compositores na voz de Martinho: “Iaiá do cais dourado” (Martinho da Vila e Rodolfo de Souza), “Plim, plim”, “Pensando bem”, “Casa de bamba”, “Pra que dinheiro?”, “Quatro séculos de modas e costumes”, “Eterna paz” (com participação de Martnália), “Cresci no morro”, “É de black-tie” (em duo com Zeca Pagodinho) e “Leila Diniz”, de autoria de Martinho da Vila e Nei Lopes, com a participação especial de Ana Costa.
No ano de 2010 criou, com Marcio Vanderlei (banjo), uma roda de samba no Clube Renascença, no Andaraí, Zona Norte do Rio de Janeiro. Apresnetada sempre no segundo domingo do mês, a roda de samba recebia diversos convidados, entre os quais o compositor Arlindo Cruz, com acompanhamento de Menino Brito e Pirulito (percussão), Thiago da Serrinha (bandolim), Carlinhos Tcha Tcha Tcha (surdo), Marcinho do Cacique (pandeiro) e Jorge André (tantã e voz).
(c/ Toque de Prima)
(participação - c/ Toque de Prima)
(c/ Toque de Prima)
(c/ Toque de Prima)
(vários - c/ Toque de Prima)
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.