0.000
Nome Artístico
Toni Botelho
Nome verdadeiro
Antonio Augusto Vidigal Botelho de Magalhães
Dados biográficos

Instrumentista (contrabaixista).

Tem formação popular e erudita. Estudou contrabaixo com os professores Renato Sbragia e Sandrino Santoro.

Dados artísticos

Iniciou a carreira profissional em 1973, tocando com Johnny Alf, Lucio Alves, Tomás Improta e Mauro Senise.

Fez parte do grupo A Fina Flor do Samba, dedicado ao choro e ao samba de raiz. Com o grupo, acompanhou a cantora Beth Carvalho durante dois anos.

Em 1977, ingressou na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na qual permaneceu até 1979. Neste ano, foi contemplado com o 2º lugar no concurso Jovens Solistas (Funarte/TV Globo). Ainda em 1979, foi convidado pelo maestro e compositor Cláudio Santoro para ocupar o lugar de primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e lecionar na Escola de Música de Brasília, ocupando esses cargos durante 12 anos consecutivos.

Em 1991, mudou-se para Londres, onde viveu durante cinco anos. Nesse período, tocou e gravou com vários expoentes do jazz inglês, como Norma Winstone, Rob Koral, Sue Hawker, Mike Rowland e Simon Purcell, entre outros. Ainda em Londres, fez aperfeiçoamento com Thomas Martin, spalla dos contrabaixos da LSO (London Symphony Orchestra).

Em 1996, foi viver em Guadalajara, no México, onde se dedicou durante cinco anos a gravações e arranjos.

De volta ao Brasil, participou, em 2000, da turnê internacional (Estados Unidos, Canadá e Europa) da cantora baiana Virgínia Rodrigues.

Faz parte do quadro da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Como músico popular, tem atuado em shows e gravações com Paulo Moura, Wagner Tiso, Idriss Boudrioua, Tomás Improta, Ana de Oliveira Trio, Ray Moore, Flavio Guimarães, Marcos Nimrichter, Mauro Senise e Zé Meneses.