0.000
Nome Artístico
Íris Thompson de Carvalho
Nome verdadeiro
Íris Thompson de Carvalho
Data de nascimento
1907
Local de nascimento
São Paulo, SP
Data de morte
2003
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Aos quatro anos de idade, começou a estudar piano, em Campinas.

Na adolescência, mudou-se para São Paulo, onde concluiu, em 1927, o curso de piano no Conservatório de Música desta capital. Em seguida, fez mais dois anos de aperfeiçoamento no instrumento. Durante o período em que estudou no Conservatório, foi aluna de Mário de Andrade na disciplina História da Música. Nessa época, foi colega de classe de Patrícia Galvão, a Pagu, mulher de Oswald de Andrade. É mãe do fotógrafo Mário Luiz Thompson.

Dados artísticos

Após realizar concertos e recitais de piano e declamação, durante os quais chegou a tocar com Zequinha de Abreu, passou a se dedicar também à escultura. Ao final de quatro anos de estudo, expôs seus trabalhos e foi premiada no Salão Paulista de Belas Artes e no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, obtendo medalha de bronze com a obra Torso. Também obteve destaque na primeira Bienal de Arte de São Paulo, em 1951.

Aos setenta anos de idade, iniciou-se, em 1977, na literatura.

Em 1985, já contando 78 anos, voltou a se dedicar ao piano e compôs canções registradas em um LP lançado três anos depois e um compacto, lançado em 1989.

Publicou, em 2000, uma coletânea de contos e um livro de poesias.

Em 2002, lançou o CD “O amanhã será melhor”, reunindo os trabalhos fonográficos anteriores, com a participação de vários artistas, como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Almir Satter, Ná Ozzetti, Déo Lopes, Luiz Melodia e Agnaldo Rayol, entre outros.

Discografias
2002 Carmerati CD O amanhã será melhor
1989 Compacto simples Íris Thompson de Carvalho
1988 LP Íris Thompson de Carvalho