2.002
© google
Nome Artístico
Eduardo Costa
Nome verdadeiro
Edson Vander da Costa Batista
Data de nascimento
13/12/1979
Local de nascimento
Belo Horizonte, MG
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Multi-instrumentista. Produtor.

Nascido na capital de Minas Gerais, passou a infância no interior e, aos doze anos, retornou a Belo Horizonte. Morou em vários estados brasileiros, antes de alcançar o sucesso. Trabalhou, entre outras funções, como office boy, ajudante de floricultura e vendedor de picolé.
Dados artísticos

Começou a tocar,no início dos anos 1990, em barzinhos de Belo Horizonte. Em 1994, formou uma banda, chamada Banda K&pira, com seu parceiro Juninho. A banda, entretanto, não durou muito tempo.  Logo em seguida, se lançou com outra dupla: Eduardo e Cristiano, que também não obteve êxito. Em 2000, Eduardo começou carreira solo, gravando um CD acústico, composto de regravações. Nessa época, já começava a obter destaque com a música “Coração Aberto”. Em 2002, lançou o CD “Ilusão”, seu primeiro disco de carreira. Em 2003, gravou o segundo álbum “Rasgando a Madrugada”.  A partir de então, já se apresentando em shows de médio e grande porte, no interior do Brasil, Eduardo lançou um disco por ano: “No Boteco I”, em 2004, que consagrou as músicas “Tô Indo embora”, “Diz Pro Meu Olhar”, “Você Só Me Faz Feliz” e “Nos Bares da Cidade”. O CD foi produzido por Fabinho Costa, e contou com a participação de Marcus Abjaud e Renatinho Ramos nos teclados e piano; Paulo Davi no baixo; e Leo Pires e Fabinho Gonçalves na percussão. Em 2005, “Pele Alma e Coração”, que foi produzido por Pinocchio, e contou com participação dos violinistas Dalton Nunes, Ebenezes Florêncio dos Santos, Aramis Rocha, Pedro Juliano Delaroli, Rafael Pires, Wagner Luis, Robson Rocha e Vlamir Junior; dos violistas José Eduardo e Edmur Mello; e dos violoncelistas Lara Ziaggiatti e Wagner Paparotti.”No Boteco II”, em 2006, consagrou as músicas “Toneladas de Paixão”, “A Vida Tem Dessas Coisas” e “Que Sofrimento é Esse”. Em 2007, laçou dois álbuns: “Autoral” e “Me Apaixonei” (Ao Vivo). Este último, gravado em Belo Horizonte pela Universal Music, foi lançado também como DVD. Dele destacaram- se as músicas “Me apaixonei”; “Não Preciso de Você”; “A Gente se Enrosca”; “Eu Sou Desejo”; e “Você é Paixão”. O álbum ultrapassou a venda de 500 mil cópias. Em 2008, gravou o sétimo disco “Cada vez te quero mais”, pela Universal Music, que bateu record de vendas no Brasil.  No mesmo ano, as suas gravações “Me apaixonei (a primeira vez que eu te vi)” e “Na saideira” foram incluídas na coletânea “O melhor do sertanejo universitário”, lançada pela Universal Music. Ainda em 2008, realizou participação especial em DVD da dupla Chico Rey & Paraná, cantando sua música “Coração aberto”.

Em 2009, participou da gravação do CD/DVD “Um Barzinho, um violão sertanejo”, cantando a música “Peão”. O álbum, lançado pela Sony Music e gravado na Arena Country, em São Paulo (SP), contou com a participação de artistas como Renato Teixeira, Chitãoxinho e Xororó, Rick e Renner, Grupo Tradição, Roberta Miranda e Guilherme e Santiago. Até 2009, Eduardo Costa ultrapassou a marca de mais de 2 milhões de vendas, somando todos os discos da carreira. Em março de 2010, participou da gravação do DVD “Direito de viver”, no Credcard Hall, em São Paulo, em homenagem aos 10 anos do projeto do Hospital do câncer, que leva o mesmo nome do disco. Da gravação, participaram artistas consagrados como Amado Batista, Ataíde & Alexandre, Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Cezar & Paulinho, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Edson,  Fábio Jr, Fernando & Sorocaba, Gian & Giovani, Gino & Geno, Guilherme & Santiago, Hudson & Rolemax, Hugo & Tiago, João Bosco & Vinícius, Jorge & Mateus, Juliano César, KLB, Leonardo, Milionário & José Rico, Rick & Renner, Rionegro & Solimões, Roberta Miranda, Sérgio Reis, Teodoro & Sampaio, Victor & Leo e Zé Henrique & Gabriel. No ano seguinte, lançou seu segundo DVD da carreira, “Ao vivo de pele, alma e coração”, que contou com participações especiais de Paula Fernandes, na música “Meu grito de amor” e Belo, em “Primeiro de abril”. O repertório também incluiu um Medley com sucessos do grupo Roupa Nova. No mesmo ano, fez o show de abertura da 56a edição do Festival de Barretos, ao lado de Paula Fernandes. Ao longo do festival, apresentaram-se artistas como Bruno & Marrone, Jorge & Mateus, João Bosco & Vinicius, Chitãozinho & Xororró, Milionário & José Rico, entre outros. Também em 2011, teve participação especial no CD/DVD “Só modão”, da dupla João Neto & Frederico, na faixa “Vou tomar um pingão”, de Léo Canhoto. Em 2013, lançou o CD/DVD “Eduardo Costa Acústico”, gravado ao vivo na casa de shows Brooks, em São Paulo (SP), com grandes sucessos e quatro músicas inéditas, entre elas “Louco coração”, uma das mais executadas no Brasil no ano.  O álbum, produzido musicalmente pelo próprio Eduardo, teve participações  de Cristiano Araujo, na faixa “Sem céu e sem chão”, e da dupla Di Paullo & Paulino, em “Tô Indo embora“. Em 2014, lançou o CD/DVD “Cabaré”, em parceria com Leonardo, pela Sony Music. O álbum apresentou 16 clássicos da música sertaneja, interpretados pelos dois revezando-se em primeira em segunda voz. Em 2015, apresentou-se, ao lado de Leonardo, com o projeto “Cabaré”, como um dos principais destaques da 60ª Festa de Peão de Barretos. No mesmo ano, seu sucesso “Um degrau na escada”, gravado em parceria com Leonardo, figurou entre uma das 20 músicas mais executadas em todo o país, segundo a aferidora Crowley.  Em 2015, lançou o álbum “Vivendo e aprendendo”, pela Sony Music. O CD apresentou 14 faixas inéditas, compostas pelo próprio cantor, e 1 regravação, da música “Um louco”, como faixa bônus.
Em 2016, a principal música do disco ganhou um clipe, com participação especial da atriz global Juliana Knust.
Na virada de 2015 para 2016, apresentou-se, ao lado de Leonardo, com o show “Cabaré”, como principal atração da festa de réveillon oficial da cidade de Goiânia (GO), realizada no Estádio Serra Dourada.

Também em 2016, dando continuidade à parceria com Leonardo, lançou o CD/DVD “Cabaré 2 – Night Club”, pela Universal Music. O disco, que apresentou 16 faixas, teve participação especial de Ivete Sangalo, na faixa “Mal Acostumada”.
Em 2017, foi indicado, junto com Leonardo, ao Prêmio de Música Brasileira, na categoria “Canção popular – Melhor dupla”, com o álbum “Cabaré 2”.
No mesmo ano, realizou participação especial no DVD “Minha história”, de Juliano Cezar, na música “Não Aprendi A Dizer Adeus”.

Em 2017, lançou o disco “Na fazenda”, pela Sony Music, apresentando uma proposta intimista, com arranjos de voz e violão, e resgatando a proposta da origem de sua carreira. O álbum foi gravado em uma fazenda de sua propriedade, em Itaperuna (RJ), e trouxe regravações de grandes sucessos de sua trajetória, como “Coração Aberto” e “Eu Duvido”, além de outros sucessos da música sertaneja, como “Saudade”, de Christian & Ralf, “Peão de Boiadeiro”, “Lua e Flor” e “Como eu Te Amo”.

Ainda em 2017, gravou DVD apenas com voz e violão, em sua fazenda em Itaperuna, interior do estado do Rio de Janeiro, intitulado “Eduardo Costa Na Fazenda”, cuja primeira música de trabalho foi “Saudade”, que integrou por três meses consecutivos a lista das 10 mais executadas no país.
Em 2018, lançou a música de trabalho “Olha Ela Aí”, que, em cerca de um ano atingiu 90 milhões de visualizações de seu clipe oficial no site Youtube.
Em 2019, na ocasião do dia dos namorados, lançou música e clipe “Coração Pirata”, uma releitura do sucesso do grupo Roupa Nova.

Discografias
2017 Na Fazenda – Sony Music – DVD
2016 Cabaré 2 Night Club (c/ Leonardo)- Universal Music – CD/DVD
2015 Vivendo e aprendendo - Sony Music – CD
2014 Cabaré (c/ Leonardo) – Sony Music – CD/DVD
2013 Acústico - Sony music - DVD/CD
2011 Ao vivo de pele, alma e coração - DVD
2009 CD Tem Tudo a Ver
2008 CD Cada Dia Te Quero Mais
2007 Caravelas CD Autoral
2007 Universal Mucic CD Me Apaixonei - Ao Vivo
2007 Universal Music DVD Me Apaixonei - Ao Vivo
2006 Velas CD No Boteco II
2005 Velas CD Pele Alma e Coração
2004 Caravelas CD No Boteco I
2003 CD Rasgando a Madrugada
2002 CD Ilusão
2000 CD O Menino de Goiás
1997 CD Eduardo e Cristiano
Obras
Coração aberto
Fera machucada
Ilusão
Por amar você c/ Rogério Carneiro
Rasgando a madrugada c/ Anízio Candigo
Bibliografia Crítica

LUNA, Paulo; LUNA, Francisco. Almanaque de duplas caipiras e sertanejas. Lunamar Edições. Rio de Janeiro – 2015