
Cantor. Compositor.
Participou da Ala de Compositores da Imperatriz Leopoldinense e da Unidos da Ponte, nesta última, como coautor do samba-enredo “Oferendas”, um dos mais conhecidos da Escola.
Iniciou a carreira artística nos anos 1970 frequentando rodas de samba existentes na época, em diversos clubes sociais tais como Orfeão Portugal e Minerva (Helênico), entre outros. Por essa época participou do “Primeiro Festival de Favelas”, classificando três sambas de sua autoria que foram lançados pela gravadora Caravele. Também participou do “Primeiro Festival do Samba”.
Em 1974 participou do LP “Quem samba fica”, ao lado de Dona Ivone Lara, Casquinha, Wilson Moreira e Sidney da Conceição. No disco, produzido por Adelson Alves, interpretou de sua autoria “O cansaço da cabrocha” e “Samba e madrugada”.
No ano de 1977 no LP “Poeira pura” Roberto Ribeiro interpretou de sua autoria “Amor de verdade” (c/ Liette de Souza). No ano seguinte, o grupo Os Devaneios regravou “Amor de verdade” no LP “O conjunto que faz você vibrar”, lançado pela EMI-Odeon. Nesse mesmo ano de 1978, “Amei demais”, em parceria com Liette de Souza tornou-se um dos primeiros sucessos de Roberto Ribeiro.
No ano de 1984 a Escola de Samba Unidos da Ponte desfilou com o samba-enredo “Oferendas”, do qual foi coautor, classificando a escola em 7º lugar do Grupo 1A.
Em 1999 criou, com outros sambistas, a Turma do Bendenguê, atuando com uma roda de samba no Bar do Claudinho, na Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro.
No ano de 2006 Liette de Souza lançou o livro “Roberto Ribeiro 10 anos de saudade”, na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, trabalho no qual Flávio Moreira é citado em várias passagens.
Em 2007 foi lançado em DVD a gravação do programa “Ensaio”, programa que Roberto Ribeiro fez no ano de 1991 na TV Cultura de São Paulo, com direção de Fernando Faro. No DVD, além da entrevista na qual Roberto Ribeiro fala de sua vida e da carreira, ainda interpretou seus maiores sucessos, entre os quais “Amor de verdade”, de Flávio Moreira e Liette de Souza. Neste mesmo ano lançou o CD “Intenso e transparente”, no qual interpretou vários de seus sambas inéditos.
Em 2009, junto a Zuzuca do Salgueiro e Elaine Machado, foi uma das atrações da roda de samba “Terapia Popular”, comandada pelo compositor Roberto Serrão no bar Severyna, em Laranjeira, Zona Sul do Rio de Janeiro.
No ano de 2011 fez show na casa noturna Lapa Na Pressão, no bairro da Lapa, Centro do Rio de Janeiro.
Entre seus intérpretes constam também Beth Carvalho em “Amor de verdade” (c/ Liette de Souza) e Joel Teixeira em “Pagode do compadre”, em parceria com Jorge Bento, além de Elizeth Cardoso, Jorginho do Império, Joel de Castro, Luiz de Luca e Délcio Carvalho.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ARAÚJO, Hiram. Carnaval – seis milênios de história. Rio de Janeiro: Editora Gryphus, 2000.