5.001
Nome Artístico
Wilson Café
Local de nascimento
Salvador, BA
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Percussionista.

Nasceu no bairro Rio Vermelho, em Salvador.

Pesquisador musical viajou por alguns estados das regiões norte e nordeste, entre os quais Pará, Alagoas, Ceará e Bahia, reunindo diversos ritmos, os quais trabalha em seus discos.

Em 2002 fundou a ONG Escola de Educação Percussiva Integral” (EEPI), em Salvador, na qual trabalha com a comunidade carente.

Dados artísticos

Como músico percussionista trabalhou com Maria Bethânia, Armandinho, Tânia Alves e Elba Ramalho, entre outros.

Em 1994 ganhou o “Troféu Caymmi” com o show “Batam palmas”. No ano seguinte gravou o primeiro CD “Batam palmas”, considerado um dos melhores do ano pela crítica baiana, no qual interpretou “Tropicália” (Caetano Veloso) e “Asa branca” (Luiz Gonzaga), além de “Toque de djembê” e “Baticum”, ambas de sua autoria.

Em 1996 representou o Brasil no “Perc Pan” (Panorama Percussivo Mundial) ao lado do também percussionista Naná Vasconcelos. No ano seguinte lançou o CD “Coração de tambor”, no qual interpretou, entre outras, “O gosto do amor” (Gonzaguinha), “Sebastiana” (Jackson do pandeiro e Rosil Cavalcanti) e “Mambo da Cantareira”, de Barbosa da Silva e Eloide Marthon.

No ano de 1998 foi indicado para o “Prêmio Sharp” com o disco “Coração de tambor” na categoria “Pop Revelação”. Neste mesmo ano viajou por vários países, entre os quais a Alemanha. Foi convidado pelo maestro Eberhard Schoener para gravar a ópera “Beleza Negra”, baseada no conto “Madame Butterfly”.

Em 1999 apresentou o show “Cocoblackdance”, no “Projeto Petobrás de Música”, espetáculo no qual contou com as participações de Xangai e Virgínia Rodrigues. No ano posterior montou o espetáculo “Notícias do Brasil”, apresentado também em Barcelona (Espanha).

Em 2001, a convite do diretor Eugênio Barba, apresentou-se no Odin Teatret, em Holsterbo, na Dinamarca.

Em 2003 fez turnê com o espetáculo “Alegria de viver”, apresentado em várias capitais, entre as quais São Paulo, Maceió e Fortaleza.

No ano de 2004 lançou o disco “O tempo e a maré”, com 13 composições de suas autoria, entre as quais “Alegria de viver”, “Chico Roço”, “Ciranda”, “Coco black dance” e “Deu poeira”. No CD atuou como percussionista, cantor e arranjador e contou com as participações especiais de Mestre Hercílio na faixa “Fé em Deus”; Mestre Paixão na música “O balanço da rabeca”; Willian Silva em “Sistema”; Mestra Honorina da Conceiça em “Bem bolada embolada embalada” e na faixa-título “O tempo e a maré”.

Discografias
2004 Dabliú Discos CD O tempo e a maré
1997 Independente CD Coração de tambor
1995 Independente CD Batam palmas
Obras
Alegria de viver
Baticum
Bem bolada embolada embalada
Chico Roço
Ciranda
Coco black dance
Deu poeira
Frevo doido cantador
Fé em Deus
No balanço da rabeca
Nosso amor
O tempo e a maré
Sistema
São Salvador
Toque de djembê