
Compositor. Instrumentista (violão, guitarra elétrica, guitarra MIDI, cavaquinho, baixo, teclados, bateria acústica, bateria MIDI e harmônica). Arranjador. Programador Midi. Sound designer.
Autodidata em vários instrumentos, estudou violino no Conservatorio da UFMG, em Belo Horizonte, fez curso de composição com Lindembergue Cardoso no Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, recebeu aulas particulares de piano e violino no Institut Musical de Paris, fez cursos de aperfeiçoamento no IRCAM e cursou dois anos de Musicologia na Sorbonne, em Paris.
Pioneiro da música eletrônica no Brasil, tendo sido o primeiro artista brasileiro a utilizar sequencers em cena em Minas Gerais, e também na França, onde participou, com Zex Pitron, do LP “Four French Forms” (Delphes Records), citado na Discografia do Rock Francês e em vários livros sobre música eletrônica, é o exclusivo músico da ‘Marcelo Paganini is the Band’, banda virtual apoiada pela tecnologia e em atividade artística desde 1986, com um histórico de shows na França, Estados Unidos e Brasil, onde se apresentou em 1989, convidado por Lô Borges, de dois shows em Belo Horizonte.
Em 1990, mudou-se para Nova York, onde tocou com o violonista Tibério Nascimento e com vários músicos do jazz americano.
De volta a Paris, lançou, em 1996, o CD independente “Virtualmente real: Realmente virtual”, na França e no Brasil. No repertório, suas composições “Rebelde sem calça”, “Aço inoxidável”, “Desconfie do herói”, “Nenhuma fantasia”, “Ter você comigo é o que há”, “Iugoslávia fictícia”, “Linha dura” (c/ Márcio Borges), “Assim caminha a humanidade” (c/ Marcelo Dolabela), “Nobodys blues”, “Te capturar” (c/ Ronaldo Silva), “Impossível esconder”, “Mortos não decepcionam”, “OVBQAMG (O velho blues que a mamãe gosta)”, “Pretexto prum solo (Aids nós)”, “Upstings” e “Virtualmente real: Realmente virtual”, além de “Terra de gado” (Lô Borges e Marcio Borges). O disco contou com a participação de Lô Borges (teclados em “Terra de gado” e vocal em “Ter você comigo é o que há” e “Iugoslávia fictícia”).
Escreveu a letra para a música de Guy Michelmore “Sigo na contramão”, que faz parte da trilha sonora premiada (Best Score at California Independent Film Festival 2003) do filme “Fly fishing”, dirigido por David Williams. Teve músicas de sua autoria gravadas pela banda de rock Kamikaze (“Blues de ninguém” e “Upstings”) e pelo bluesman americano Darryl Milton (a versão em inglês “Nobody’s blues”).
Em 2004, dedicou-se à composição de “Belo Horizonte – Breve Sinfonia Concertante em 3 Movimentos”, ainda inédita.
Paralelamente à sua atividade musical, é também diretor e produtor de filmes de curta metragem desde 2003, quando dirigiu o curta experimental “Interatividade”. Participou de vários festivais de cinema no Brasil, Holanda, Inglaterra e Islandia. Em 2007 seu curta “The 8th Bullet”, sobre a morte de Jean Charles de Menezes, passou a ser distribuido nos Estados Unidos pela Big Film Shorts. Todos os curtas que dirigiu foram projetados durante o “Portobello Film Festival in London” no ano seguinte. Participou do “Short Film Corner” do Festival de Cannes 2009 com seu curta “You flip me over”.
Em 2014, lançou um novo trabalho intitulado “Space Traffic Jam”.