3.005
Nome Artístico
Consiglia Latorre
Nome verdadeiro
Maria Consiglia Raphaela Carrozzo Latorre
Data de nascimento
20/1/1960
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantora. Instrumentista.

Desde 1978, vem realizando cursos, oficinas e outras atividades em escolas de música, oficinas em centros culturais e festivais de música (Campos de Jordão, Curitiba, Londrina e Cascavel). É Mestre pela Universidade do Estado de São Paulo, na área de Metodologia do Ensino do Canto Popular. Em 1996, fez estágio na instituição The House Foundation of Art, em Nova York, a convite da artista multi-mídia Meredith Monk. É professora de música na Universidade Estadual do Ceará. Na área acadêmica, coordenou e lecionou no Núcleo de Canto Popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, entre 1992 e 2002, e no Departamento de Música Popular da Unicamp (SP), entre 1999 e 2002. Integra, desde 2004, o quadro docente do Departamento de Música da Universidade Estadual do Ceará.

Dados artísticos

Iniciou a carreira profissional nos anos 1980, atuando no movimento “Virada Paulista”, no Teatro Lira Paulistana, em São Paulo.

Destacou-se, em 1984, por sua participação no show realizado por Chico Buarque na Argentina.

De 1984 a 1990, foi vocalista de Toquinho, com quem excursionou pelo Brasil e pelo exterior por países da América Latina, Itália, Espanha, França e Japão. Neste país, gravou um disco ao vivo com o saxofonista Sadao Watanabe. Apresentou-se também com o compositor Juan Manuel Serrat, na Espanha, com o cantor George Moustaki, na França, e com o cantor Lucio Dalla , na Itália.

Paralelamente à sua atuação como vocalista, iniciou carreira solo com o show “Em torno do Tom”, fruto de sua pesquisa sobre a obra de Tom Jobim, com arranjos para voz e teclados, tendo sido acompanhada pelo arranjador e pianista Luís Lopes.

Na década de 1990, deu continuidade à sua carreira solo, com destaque para os seguintes eventos: “Máquinas e Motores”, espetáculo multimídia do artista plástico Guto Lacaz; “Seresta Paulista”, concerto com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; autoria e performance vocal da trilha musical do espetáculo de dança contemporânea “Eis-me aqui”, da coreógrafa Marisa Godoy; projeto “Allegro São Paulo”, com o guitarrista Mozart Mello e o contrabaixista Ruy Deutsch; e espetáculo de entrega das premiações do VI Prêmio Shell de Teatro.

De 1999 a 2002, a convite do Maestro Nelson Ayres, integrou o júri do II, III e IV Prêmio Visa da MPB, veiculado pela Rádio Eldorado e pelo jornal “O Estado de São Paulo”.

Apresentou, em 2001 e 2002, o show “Canções de Chico Buarque”, ao lado do pianista e maestro Rafael dos Santos no projetos “Theatro Municipal Visita” e “Circuito Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo”.

Em 2002, mudou-se para Fortaleza, onde coordenou o Núcleo de Música do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de abril 2003 a maio 2005.

Retomando o projeto “Em torno do Tom”, fez, em 2005, o show de abertura do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga (CE), dedicado, nessa edição, à memória de Tom Jobim. Nesse mesmo ano, a convite do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nas comemorações de seus seis anos de existência, reapresentou o show “Em torno do Tom”, contando com a participação do instrumentistas cearenses.

Também em 2005, lançou o CD “Tempo da delicadeza”, gravado no estúdio do Sesc Vila Mariana-SP, em 2002, pelo Selo Sesc/SP, como parte de um projeto artístico-pedagógico integrado à oficina “A Fantástica Canção Popular Brasileira e seus Maravilhosos Inventores e Intérpretes”, em parceria com o sociólogo e pesquisador musical Dilmar Miranda, apresentada em várias unidades do Sesc/SP. Constam do repertório do disco as canções “Todo sentimento” (Cristóvão Bastos e Chico Buarque), “Imagina” (Tom Jobim e Chico Buarque),”Januária” (Chico Buarque), “A lua girou” (tradicional adaptada por Milton Nascimento), “Silêncio” (Fábio Tagliaferro e Luiz Tatit), “Nada de novo” (Paulinho da Viola), “Nem mais um pio” (Guinga e Sérgio Natureza), “Era uma vez por toda a vida” (Flávio Henrique e Murilo Antunes), “Flor de mim” (Renato Motha),”Canção do amor distante” (Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro) e “Requebre que eu dou um doce” (Dorival Caymmi). Fez show de lançamento do CD no circuito cultural do Sesc-SP, nas unidades São Carlos, Campinas, Araraquara, Vila Mariana e Santo André, com direção artística de Cristina Mutarelli, tendo como assistente Gabriel Miziara. Ainda em 2005, fez participação especial, a convite da cantora Miucha, no show de abertura do II Festival Música na Ibiapaba, sendo também responsável pela concepção e direção artístico-pedagógica do evento.

Discografias
2005 Sesc SP CD Tempo da delicadeza