
Cantora. Compositora. Instrumentista. violonista.
Aos nove anos de idade começou a tocar violão.
Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e chegou a trabalhar na Segunda Instância da Justiça Federal, mas abandonou a carreira de advogada para dedicar-se à música, logo depois retornando à carreira de servidor público federal.
Iniciou sua carreira artística em 1995, apresentando-se em espaços culturais cariocas. No ano seguinte, gravou uma fita demo produzida por Ary Sperling.
No final de 1997, gravou o CD “Vanessa Rangel”, lançado no ano seguinte, com dez músicas de sua autoria, com destaque para “Palpite”, incluída na trilha sonora da novela “Por amor” (TV Globo), além da regravação de “Acontece” (Cartola). O disco contou com a participação de Ary Sperling (produção musical, piano, programação de teclados e violão), Rogério Meanda e Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), além de Kika Tristão, Aline Cabral e Xico Puppo nos vocais.
Sua canção “Palpite” foi regravada pelo grupo Terra Samba.
Participou do CD “14 Bis – bis”, interpretando, com Lô Borges, a faixa “Sonhando o futuro” (Lô Borges e Cláudio Venturini).
Em 2000, lançou seu segundo disco, “Mediterrâneo”, que contou com a participação de Fernando Nunes e Décio Crispim (baixo), Sidinho Moreira (percussão), Cesinha (bateria), Rogério Meanda (guitarra) e Ary Sperling (produção musical, arranjos, regência, teclados e violão de aço), além de Aline Cabral, Jurema de Cândia e Xico Pupo (vocais). No repertório, canções de sua autoria, com destaque para “Do avesso”, faixa incluída na trilha sonora da novela “Vila Madalena” (Rede Globo), “Por toda a vida agora” e a faixa-título, entre outras, além de “Paisagem na janela” (Lô Borges e Fernando Brant). Ainda no ano 2000, sua canção “Palpite” foi selecionada como uma das músicas dos anos 90 na coletânea das “As cem melhores do século e as 14 mais”, organizada por Ricardo Cravo Albin dentro do acervo fonográfico da gravadora EMI/Odeon.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.