3.001
Nome Artístico
Vanessa Rangel
Nome verdadeiro
Vanessa Teixeira Rangel
Data de nascimento
29/7/1971
Local de nascimento
Niterói, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Instrumentista. violonista.

Aos nove anos de idade começou a tocar violão.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e chegou a trabalhar na Segunda Instância da Justiça Federal, mas abandonou a carreira de advogada para dedicar-se à música, logo depois retornando à carreira de servidor público federal.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1995, apresentando-se em espaços culturais cariocas. No ano seguinte, gravou uma fita demo produzida por Ary Sperling.

No final de 1997, gravou o CD “Vanessa Rangel”, lançado no ano seguinte, com dez músicas de sua autoria, com destaque para “Palpite”, incluída na trilha sonora da novela “Por amor” (TV Globo), além da regravação de “Acontece” (Cartola). O disco contou com a participação de Ary Sperling (produção musical, piano, programação de teclados e violão), Rogério Meanda e Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), além de Kika Tristão, Aline Cabral e Xico Puppo nos vocais.

Sua canção “Palpite” foi regravada pelo grupo Terra Samba.

Participou do CD “14 Bis – bis”, interpretando, com Lô Borges, a faixa “Sonhando o futuro” (Lô Borges e Cláudio Venturini).

Em 2000, lançou seu segundo disco, “Mediterrâneo”, que contou com a participação de Fernando Nunes e Décio Crispim (baixo), Sidinho Moreira (percussão), Cesinha (bateria), Rogério Meanda (guitarra) e Ary Sperling (produção musical, arranjos, regência, teclados e violão de aço), além de Aline Cabral, Jurema de Cândia e Xico Pupo (vocais). No repertório, canções de sua autoria, com destaque para “Do avesso”, faixa incluída na trilha sonora da novela “Vila Madalena” (Rede Globo), “Por toda a vida agora” e a faixa-título, entre outras, além de “Paisagem na janela” (Lô Borges e Fernando Brant). Ainda no ano 2000, sua canção “Palpite” foi selecionada como uma das músicas dos anos 90 na coletânea das “As cem melhores do século e as 14 mais”, organizada por Ricardo Cravo Albin dentro do acervo fonográfico da gravadora EMI/Odeon.

Discografias
2000 EMI CD Mediterrâneo
1998 EMI-Music CD Vanessa
Obras
Acho que vou embora
Canção do sol
Castanho
De dentro do carro
Dial 190
Do avesso (c/ Ary Sperling)
Down
Eu ligo o rádio (c/ Ary Sperling)
Leve-me daqui (c/ Rogério Meanda)
Mediterrâneo (c/ Ary Sperling)
Não estamos sós
O que você quer de mim
Oitavo andar (Maurício Gaetani)
Os dois lados da história (c/ Ary Sperling)
Palpite
Por toda a vida agora
Tudo com você
Tá em mim (c/ Rogério Meanda)
Um mundo melhor (c/ Rogério Meanda)
Um sonho (c/ Ary Sperling)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.