0.000
Nome Artístico
Domingos Leoni
Nome verdadeiro
Domingos Leoni Barbalaco
Local de nascimento
Passos, MG
Dados biográficos

Compositor. Letrista. Jornalista. Radialista. Publicitário.

Nasceu no interior mineiro e mudou-se para São Paulo, onde fez carreira como locutor. Posteriormente retornou à Minas Gerais.

Dados artísticos

Começou a sua carreira de radialista na Rádio Progresso de Monte Santo, na cidade mineira de Cafundós de Minas. Na década de 1960, iniciou vitoriosa carreira de radialista esportivo. Como locutor atuou em quase todas as rádios da região de Ribeirão Preto e, posteriormente, em São Paulo, foi locutor esportivo nas Rádios Record, Panamericana (Jovem Pan), Bandeirantes e Gazeta. Trabalhou também nas TVs Record, Excelcior e Gazeta. Atuou também como apresentador musical. Como compositor, foi parceiro de Antonio Marcos, Dom e Ravel, Milton Carlos e Sérgio Sá, entre outros.

Em 1971, compôs com Dom, “Só o amor constrói” que seria seu maior sucesso. A música foi gravada por Wanderley Cardoso, em LP homônimo, e teve mais onze gravações. No mesmo ano, Jair Rodrigues gravou “A missa”, autoria de Leoni com Ravel, no LP “Festa para um Rei negro”, da gravadora Philps. Teve músicas gravadas na França, Venezuela e Argentina. Sua música “A Missa”, com Ravel, foi gravada também na Venezuela por Mirla, e na França por Christine Lebail.

Em 2003, lançou o livro de “causos” “Nos cafundó de Minas”, que teve prefácio do ator Anselmo Duarte.

Obras
A missa (c/ Ravel)
Só o amor constrói (c/ Dom)