
Dados biográficos:
Instrumentista. Compositor. Cantor. Tecladista. Violonista.
Filho do ex-ministro Almino Afonso, exilado no Chile na década de 1960, sendo alfabetizado em português e castelhando naquela país.
Iniciou a carreira no grupo paulista de rock Titãs em 1982.
No ano de 1994, criou com Branco Mello e Roberta Parisi (ex-Volcana) o conjunto Kleiderman, homenagem ao pianista Richard Clayderman, chegando a apresentar-se em São Paulo, porém sem deixar registro fonográfico.
Autor de vários sucessos do grupo Titãs, entre eles “Comida” e “Diversão”.
No ano 2000 lançou o disco solo “A minha cara” pela gravadora Abril Music, no qual interpretou, entre outras, “Cinco bombas atômicas” (Jorge Mautner e Nélson Jacobina), “A minha cara” (c/ Marcelo Fromer), “Os olhos do sol” (c/ Arnaldo Antunes), “Pensamento # 2” (c/ Arnaldo Antunes) e “O bem, o mal”, parceria póstuma com o poeta tropicalista Torquato Neto.
Em 2001, ainda fazendo parte da banda Titãs, gravou o CD “A melhor banda de todos os tempos da última semana”, cuja faixa “Epitáfio”, de sua autoria, fez fez com que o disco vendesse mais de cem mil cópias.
Em 2002 foi lançado o livro “A vida até parece uma festa”, biografia escrita pelos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer. Neste mesmo ano, Gal Costa no disco “Gal Bossa Tropical” regravou de sua autoria “Epitáfio”, sucesso no ano anterior na versão do grupo Titãs.
Em 2012 lançou o CD solo “SP 55”.
No ano de 2013 lançou o CD “Purabossanova” em shows na casa de espetáculo Miranda, no Rio de Janeiro, em palcos de São Paulo e Belo Horizonte. No disco, produzido por Guilherme Gê e Emerson Villani, interpretou as faixas “Lento” (sucesso da mexicana Julieta Venegas); “Canción pra mi muerte”, do compositor argentino Charly Garcia e de sua autoria a música, em castelhando, “La momia inquieta”, em homenagem à múmia de Evita Perón, com participação especial da cantora Eugenia Brusa, do grupo argentino Les Mentettes, e do violonista uruguaio Toto Méndez e de Emerson Villani ao violão. No CD incluiu de sua autoria as faixas, entre outras, “Pra nós dois”, “Completamente triste”, “Como iguais”, “Maria” (com as participações da cantora Roberta Sá e do violonista sete cordas Luís Filipe de Lima), além da faixa-título “Purabossanova”.
Entre seus principais sucessos como compositor do grupo Titãs destacam-se “Epitáfio”, “Enquanto houver sol”, “AA – UU” (c/ Marcelo Fromer); “Bichos escrotos” (c/ Arnaldo Antunes e Nando Reis), “Deus e o diabo” (c/ Paulo Miklos e Nando Reis), “Flores” (c/ Charles Gavin, Antonio Belloto e Paulo Miklos), “Go back” (c/ Torquato Neto) e “Marvin” (R. Dunbar e G. N. Johson – Versão: Sérgio Britto e Nando Reis), considerado o primeiro sucesso nacional da banda Titãs.
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
(c/ Titãs)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
ALBIN, Ricardo Cravo. O Livro de Ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A., 2003.
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta: O rock e o Brasil dos anos 80. São Paulo: Editora DBA, 2002.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
MARMO, Herica e ALZER, Luis André. A vida até parece uma festa. São Paulo: 2002.