Cantor, compositor e tecladista.
No início da década de 1980 surgiu no cenário musical abrindo shows do grupo A Barca do Sol e do cantor e compositor Jorge Mautner.
No ano de 1983 lançou o compacto simples “Matinê”. Três anos depois, em 1986, lançou pela gravadora EMI, o LP “Carol”, com a faixa-título em parceria com Fernando Garcia.
Em 1988, com produção de Michael Sullivan, lançou o LP “Amor reacionário”, pela gravadora RCA.
Na década de 1990, como cantor e tecladista, integrou várias bandas.
No ano de 1991 criou a banda Slidancing, com repertorio de sucessos transformados em versões dançantes.
No ano de 2001apresentou-se no Ballroom, em show no qual contou com a participação especial de Sérgio Hinds (guitarrista e vocalista do grupo de rock progressivo O Terço). Na ocasião, gravou o seu primeiro disco ao vivo, no qual foram incluídos antigos sucessos de sua carreira como “Carol” (c/ Fernando Garcia), “Marrom glacê” (Renato Corrêa, Mariozinho Rocha e Guto Graça Mello), “Dany” (c/ Fernando Garcia) e “Highway”, além das inéditas “10 minutos” (c/ Daniella Colla), “Pedro Peter Gabriel”, esta última com participação especial de Nabby Clifford. O disco foi lançado pela gravadora Seven. No ano posterior, em 2002, lançou o disco-livro “Loucuras e canções”, pelo Selo Alfa Ômega.
Em 2004 lançou o CD “Slidancing ao Vivo no The Ballroom”, pela gravadora MCK. No ano posterior, em 2005, montou o espetáculo “Luciano Bahia e banda Perdidos na Selva – Festa Ploc”, apresentado no palco do Scala, no Rio de Janeiro.
No ano de 2007, produzido por DJ Marcelo Mansur (Memê) e Fábio Fonseca, lançou, pela gravadora CID o CD “Dez minutos”, com destaque para a faixa “10 minutos”, em parceria com Daniela Colla.
Lançou, no ano de 2014 o disco “Nossa cidade”, no qual foram incluídas parcerias com Carlos Colla, Luiz Galvão, Tibério Gaspar, Juca Filho, Fred Nascimento e Casinho Terra, destacando-se a composição “A lenda”, faixa produzida por Marcelo Azevedo. Neste mesmo ano, de 2014, fez show de lançamento do disco no Espaço Eco Som, em Botafogo; no Otto Music Hall, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro e na “Festa Ploc”, no Circo Voador. RJ. Além de participar do réveillon no palco da Praia de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. No ano seguinte, em 2015, apresentou-se no Espaço Julieta de Serpa, ao lado do cantor e compositor Tadeu Mathias; no Beco Das Garrafas, recebendo como convidados especiais a cantora e compositora Hêlo Helena, o compositor Renato Corrêa e a cantora Daniela Colla, em suas várias apresentações neste palco. Ainda em 2015 recebeu os convidados Hêlo Helena, Carlos Colla e Tadeu Mathias, no Teatro Britannia, na Barra da Tijuca.
No ano de 2016 lançou o CD “Vento Lunar – Luciano Bahia e Lito Figueroa”, pelo Selo Sonora Música, no qual a dupla interpretou as faixas “Na boca da noite” (Luciano Bahia e Tibério Gaspar); “Lua nova” ( Fred Nascimento, Luciano Bahia e Casinho Terra); “Em nome do amor” ( Luciano Bahia e Fernando Garcia); “Predestinado” (Lito Figueroa e Tibério Gaspar); “Um segredo em mim” ( Luciano Bahia e Juca Filho); “Ao sétimo céu” ( Luciano Bahia e Carlos Potyguar); “Revolução, evolução” ( Luciano Bahia e Bernardo Vilhena); “Canto do coração” (Lito Figueroa); “Bye bye meu bem” (Alfredo Karan e Fernando Negreiros) e “Predestinado” (Versão Espanhol) e “Al séptimo cielo”, Lito Figueroa), além da faixa-título “Vento lunar”, de Luciano Bahia e Carlos Colla. O CD foi lançando em show no Espaço Eco Som, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano fez shows na Casa Noturna Julieta de Serpa, ao lado do parceiro Tibério Gaspar, e no Espaço Moviola, em Laranjeiras, dividindo o palco com o cantor e compositor Carlos Colla.
Em 2017 fez lançamento do CD “Vento lunar”, dividindo o palco com Lito Figueroa, na Livraria Fnac – BarraShopping, na Barra da Tijuca, com as participações do guitarrista e violonista Júnior Ronzella e de Tinho Martins (flauta). Neste mesmo ano finalizou o CD “Luciano Bahia 30 anos”, integrado pelas faixas “Carol” (c/ Fernando Garcia), “10 minutos” (c/ Daniela Colla), “Cariocando” (c/ Tibério Gaspar), “Resplendor” (c/ Carlos Colla); “A estrela do nosso amor” (c/ Juca Filho), “A lenda” (c/ Fernando Garcia), “Não me iluda” (Fabio Fonseca e Cláudia Silber), “Marrom glacê” (Renato Corrêa, Mariozinho Rocha e Guto Graça Mello), “Antes que o sol desapareça” (c/ Fernando Garcia), “Muita onda” (Alfredo Karan e Um Chebabi), ” Dany” (c/ Fernando Garcia), “Amor estranho amor” (c/ Carlos Potyguar), “Barca da paixão” (José Haikal), “Céu de domingo” (c/ Fernando Garcia), “Medo da luz” (c/ Pernan Santos), “Nossa cidade” (c/ Pedro Pimentel), “Highway” (c/ Carlos Potyguar) e “Vem”, em parceria com Fred Nascimento e Casinho Terra. Ainda em 2017 fez shows de lançamento do CD “Vento lunar” no Cine Itaipava, na cidade de Petrópolis e na Livraria Cultura Cine Vitória, com Lito Figueroa.
No ano de 2018 apresentou o espertáculo “Luciano Bahia Convida Tinho Martins (sax), Renato Rey (voz) e Euclides Amaral (poesias)”, no palco do Hotel Fasano, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, acompanhado por uma banda composta por Marcus Nabuco (guitarra), Moacyr Neves (bateria ) e Geferson Hora (baixo). Também em 2018 apresentou-se o show “Vento Lunar” em diversos locais do Rio de Janeiro, destacando-se o espaço Audio Rebel, com Marcus Nabuco (guitarra), Moacyr Neves (bateria) e André Gonçalves (baixo), além da participação especial do poeta do poeta José Luiz Santos. Neste mesmo ano, de 2018, dirigido e produzido por Ricardo Brito, foi lançado o curta-metragem “Tibério”, sobre o letrista e compositor Tibério Gaspar, falecido em 2017. A pré-estreia aconteceu na Casa das Artes, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, onde o filme foi gravado e local em residiu o personagem do documentário. A exibição foi seguida por um talk-show, no qual Ricardo Brito recebeu o cantor e compositor Luciano Bahia, um dos muitos parceiros de Tibério Gaspar.
Como tecladista acompanhou alguns artistas e participou das bandas Vento Sul, Flash e Matine.
Entre seus sucessos destacam-se “Carol” (c/ Fernando Garcia), “Marrom glacê”, “Dany” (c/ Fernando Garcia), “Não me iluda” e “Highway”.
Entre seus parceiros musicais constam Carlos Colla, Torcuato Mariano, Fred Nascimento, Casinho Terra, Tavinho Paes, Fernando Garcia, Carlos Potyguar, Daniela Colla, Fabio Fonseca e os letristas Ronaldo Santos, Cláudio Rabello, Bernardo Vilhena, Luiz Galvão, Tibério Gaspar e Juca Filho, entre outros.
No início da carreira fez abertura de shows de Jorge Mautner e A Barca do Sol, entre outros.
Lançou os EPs “Paraísos e Miragens” e “Vento Lunar”, ambos em parceria com Lito Figuerôa, além do EP e “Dez Minutos”.
Em 2024 apresentou, ao piano e voz, ao lado de Alexandre Augusto (cantor, compositor e violonista) e Ana Tozatto (cantora), no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, acompanhado por uma banda composta por Márcio Souza (guitarra), Moacyr Neves (bateria) e D’Alessandro Mangueira (baixo).
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.