
Cantor. Compositor. Instrumentista (cavaquinista, violonista). Produtor.
A partir de 1988 atuou como assistente de produção do cantor Agepê, que o revelou como compositor, gravando as músicas de sua autoria “A mercê do teu amor” e “Flor da minha paixão”, no LP “Canto pra gente cantar” (1998), lançado pela gravadora Philips.
No ano de 1997 o intérprete Neguinho da Beija-Flor incluiu no disco “Reencontro” (PolyGram) a música “O cara sou eu”, de sua autoria com os parceiros Marley e Marques.
Em parceria com Marques compôs “Maneco Telecoteco”, lançada por Zeca Pagodinho no disco “Água da minha sede” (2000).
No ano 2000 lançou, pela gravadora Nata Music, seu primeiro disco “Roberto Lopes”, no qual interpretou várias composições de sua autoria.
Até o início da década de 2000 já tinha sido gravado por vários intérpretes como Beth Carvalho, Grupo Raça, Elson do Forrogode, Karametade, Só Preto Sem Preconceito, Razão Brasileira e Xuxa, cujo registro que fez da música “Luz da paz” foi tema de fim de ano da Rede Globo.
A música “Vida da gente”, que compôs com Alamir, foi gravada por Zeca Pagodinho no CD “À vera” (2005) e fez parte da trilha sonora do filme “O maior amor do mundo” (2006), de Cacá Diegues.
No disco “Acústico MTV 2 – Gafieira” (2006) Zeca Pagodinho gravou as músicas “Ratatúia” (Roberto Lopes, Alamir e Canário) e “Exaustino” (Roberto Lopes, Canário e Nilo Penetra), que fez parte da trilha sonora da novela Sete Pecados”, da Rede Globo.
Participou da gravação do DVD “Samba de todos os tempos” (2008), do grupo Fundo de Quintal, interpretando a música “A força do samba”.
Em 2008 lançou, pelo selo Universal Music, o CD “Identidade”, com 15 faixas de sua autoria com parceiros como “Setenta e tal” (c/ Alamir e Clemar Pereira), com participação de Sereno; “Lições de vida” (c/ Canário); “Felicidade mora lá” (c/ Alamir), com a participação especial de Nelson Sargento. Nesse mesmo ano Zeca Pagodinho lançou, no disco “Uma prova de amor”, as músicas “Que alegria” (Roberto Lopes, Alamir e Zé Roberto) e “Terreiro em Acari” (Roberto Lopes, Alamir e Nilo Penetra). No disco “Vida da minha vida” (2010), que veio em seguida, Zeca gravou “O puxa-saco” (Roberto Lopes, Alamir e Levy Vianna).
A música-título do álbum “Nosso samba tá na rua” (2011), da cantora Beth Carvalho, é de sua autoria com Alamir, Canário e Nilo Penetra.
Foi responsável pela produção das coletâneas “Pagode & Churrasco” (Sony Music/ Poly Disc – 2006), “Internacionais do Pagode” (Universal – 2006), “Churrasco Sertanejo” (Poly Disc – 2003) e dos discos de artistas como Jorginho do Império, Elson do Forrogode, entre outros.