0.000
Nome Artístico
Luanda Cozetti
Nome verdadeiro
Luanda Cozetti de Freitas
Data de nascimento
25/9/1968
Local de nascimento
Brasília, DF
Dados biográficos

Cantora.
Filha de Wanda Cozetti Marinho e do padre Alípio de Freitas, historiadores e ex-guerrilheiros políticos.
Entre os nove e 15 anos, viveu na África, acompanhando sua mãe no exílio. De volta ao Brasil, passou a residir em Brasília, logo depois transferiu-se para o Rio de Janeiro.

Dados artísticos

Em 1986, iniciou sua carreira musical cantando em casas noturnas de Brasília. No ano seguinte, integrou o coral Asbac, com o qual viajou pelo Brasil, apresentando-se em festivais e encontros de corais.

No ano de 1988, participou do musical “Ponte para o invisível”, de Ricardo Movits, encenado no Auditório do Conjunto Cultural Caixa Econômica Federal, em Brasília. No ano seguinte, apresentou-se com o coral Asbac no “Encontro Internacional de Coros”, em Recife. Neste mesmo ano, como integrante do Coral Asbac, participou da gravação e do lançamento do disco “Brasil, Brasis”, no auditório da Associação Médica de Brasília. Ainda em 1989, integrou o grupo Ponte Para o Invisível, com o qual se apresentou no “Concerto Para A Nova Era”, no evento internacional “The Gaia Rainforest Concerts for the Forest People of The World”, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Meses depois, participou da gravação do disco “Ponte para o invisível”, de Ricardo Movits e Paul Hallstein, lançado em show no Auditório JK, em Brasília. Ainda em 1990, formou juntamente com o maestro Antônio Sarazate o grupo vocal Bico de Veludo, com o qual fez apresentações na Sala Martins Pena do Teatro Cláudio Santoro, Escola de Música de Brasília e Sala Alberto Nepomuceno.

No ano de 1993, apresentou-se nos seguintes projetos e shows: “Projeto Sarau” e show “Roçar da Voz”, no “Projeto Exião do Lazer” pela Secretaria de Administração do Distrito Federal. Neste mesmo ano, participou do CD “Sol”, de Flávio Fonseca e do disco “Esperanto Internacional”, lançado em Paris pela gravadora Musikokanto. No ano seguinte, apresentou o show “Luanda Cozetti e Quarteto”, no “Projeto Palco Aberto”, “Projeto Feira de Música”, “Projeto Made In Brasília” e no “Projeto Sexta Básica”, abrindo o show de Hélio Delmiro no auditório do Sindicato dos Bancários do DF. Neste mesmo ano, participou do CD “3ª ASA”, de Manduka.

Entre 1995 e 1999, gravou com outros artistas a coletânea “Prá pirá Brasília”, participou do CD “Diversos”, de Carlos Zimbher, e fez diversos shows: Nigths Club (Rio de Janeiro), Sala Martins Pena no Teatro Cláudio Santoro (Brasília), show no “Projeto Temporadas Populares”, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de abrir o show de Luiz Melodia no “Projeto Revelando Novos Talentos”, da gravadora Dabliú Disco e Emissora Musical FM, em São Paulo e Mistura Fina, no Rio de Janeiro.

No ano 2000, fez vocal no disco “Leve”, de Jorge Vercilo e apresentou-se no “Projeto Novo Canto”, tendo como madrinha Baby do Brasil.

Em 2001, juntamente com Vander Lee, Dudu Salinas, Guima Moreno, Andrea Dutra, Patrícia Mello e Paula Santoro, entre outros, apresentou-se no show de encerramento do “Projeto Novo Canto”, no Canecão, Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, gravou o primeiro disco individual “Luanda!, no qual contou com a participação de músicos de renome, entre eles, Bororó, Zé Marcos Teixeira e Kadu Lambach.

Em 2002 fez vocal no disco “Batacotô 3” e participou do “Projeto Prêt-a-porter – Coleção Outono inverno da MPB” do poeta Sergio Natureza e Dakar Produções, apresentado no Teatro Café Pequeno, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em 2003, em dupla com Kadu Lambach, apresentou-se no bar Árabe da Gávea, no Rio de Janeiro.

No ano de 2004, ao lado de Beth Carvalho, Dudu Nobre, Emílio Santiago, MPB-4, Quarteto em Cy, Arranco de Varsóvia, Carequinha, Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro e Zé Renato, participou da apresentação da “Sinfonia Sacopã”, composta por Edmundo Souto. Neste mesmo ano, ao lado de Rita Ribeiro, André Gabeh, Luciana Mello e Simoninha, participou do CD que reuniu alguns artistas que participaram do “Projeto Novo Canto”, lançado pelo Selo SescRio..Som. O disco foi lançado em show no Canecão, evento que contou também com a apresentação de Paulo Moura, Eliana Printes, Vander Lee, Carlos Malta e Ney Matogrosso e Pedro Luís e A Parede.

No ano de 2005, participou do disco “Um pouco de mim – Sergio Natureza e amigos”, no qual interpretou a faixa “Frisson”, de Tunai e Sergio Natureza. Nesse mesmo ano mudou-se para Portugal.

Ao lado de Norton Daiello, integra a dupla Couple Coffee, com a qual lançou os CDs “Puro” (2005), “Co’as tamanquinhas do Zeca!” (2007), “Young and lovely – 50 anos de bossa nova” (2008) e “Quarto grão” (2010).

Discografias
2010 Quarto grão (Couple Coffee) – Transformadores (Portugal) – CD
2008 Young and lovely – 50 anos de bossa nova (Couple Coffee) – Transformadores (Portugal) - CD
2007 Co’as tamanquinhas do Zeca! (Couple Coffee) - Transformadores - CD
2005 Puro (Couple Coffee) - Transformadores - CD
2005 Selo SescRio.Som CD Um pouco de mim - Sergio Natureza e amigos (vários artistas) - participação
2001 Independente CD Luanda! (Luanda Cozetti)
Shows
Luanda Cozetti - Projeto Café Concerto. Sala Villa-Lobos do Teatro Cláudio Santoro, DF,
Luanda Cozetti Canta Tom Jobim. Feitiço Mineiro, DF,
Luanda Cozetti e Banda. Biblioteca Pública Mário de Andrade. São Paulo, SP,
Luanda Cozetti e Banda. Mistura Fina, RJ,
Luanda Cozetti e Banda. Rio Jazz Club, RJ,
Luanda Cozetti e João Pinheiro. Projeto Clássicos da MPB. Café Teatro Correia Lima, RJ,
Luanda Cozetti e Kadu Lambach. Árabe da Gávea, RJ,
Luanda Cozetti. Projeto Prêt-a- porter Coleção Outono Inverno da MPB. Teatro Café Pequeno, RJ,
Luanda no Projeto NOM. Hipódromo Up, RJ,
Projeto Novo Canto CD. (vários). Canecão, RJ.
Show Launda! Biblioteca Pública Viriato Correia. Secretaria Municipal de São Paulo, SP,
Show Luanda!. Hipódromo Up, RJ,
Show Luanda!. Projeto Canto Aberto. Merci Piano Bar, RJ,
Show de Encerramento do Projeto Novo Canto. Canecão, RJ,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.