5.001
Nome Artístico
Tião Motorista
Nome verdadeiro
Raimundo Cleto do Espírito Santo
Data de nascimento
26/4/1927
Local de nascimento
Salvador, BA
Data de morte
24/9/1996
Local de morte
Salvador, BA
Dados biográficos

Compositor. Cantor.

Estudou no Liceu de Artes e Ofícios em Salvador, onde participou do coral.

Aos nove anos compôs a sua primeira música, “Papai Noel passou, fez que não viu”.

Aos 16 anos, recebeu o pseudônimo de Tião; mais tarde, ficou conhecido como Tião do Pandeiro. Anos depois, Jamelão (José Bispo) o apelidou de Tião Motorista.

Dados artísticos

Em 1943, integrou o conjunto Ases do Ritmo. No ano seguinte, passou a integrar o conjunto Britinho e Seus Estucas, no qual cantava e tocava pandeiro, viajando em turnê pela Argentina e Uruguai.

No ano de 1957, apresentou-se sozinho no Hotel Glória no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, voltou a Salvador passando a integrar a Orquestra do Maestro Vivaldo Figueiredo.

Jamelão em 1964 gravou de sua autoria “Quem samba fica” parceria com José Bispo (nome civil de Jamelão).

No ano de 1966, Elizeth Cardoso, no disco “Muito Elizeth” regravou “Quem samba fica” (c/ José Bispo).

Em 1967, ganhou o primeiro lugar com o samba “Cheguei tarde”, no “1º Festival de Samba da Bahia”, presidido por Jorge Amado e Dorival Caymmi, cujo júri foi integrado por personalidades convidadas do Rio de Janeiro, como Sérgio Porto, Oscar Castro Neves e Ricardo Cravo Albin. No ano seguinte, levado por Luis Vieira, gravou pela Copacabana Discos o LP “Samba e talento”. Dois anos depois, transferiu-se para São Paulo, onde apresentou-se em várias boates.

Obteve, em 1972 fez sucesso com a gravação de “Jóia do maior” e “Pano da costa” em compacto simples pela gravadora Philips.

No ano de 1973, pela gravadora CID, lançou um compacto simples com a música “Praia do Bugari”, que obteve relativo sucesso na época. Ainda neste ano, retornou a Salvador, onde montou um restaurante.

No ano de 1977, pela gravadora CBS, lançou o disco “Meu interior”, no qual interpretou vários clássicos de nossa música popular, entre eles, “Dizem” (Nélson Cavaquinho e Guilherme de Brito), “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá e Antônio Maria) e “A felicidade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. No disco também foram incluídas composições suas, como “Lavagem do Bonfim”, “Aonde eu ía, não vou mais”, “Palmas pra Santa Rita” e “Beira rio”, de sua autoria em parceria com Chico Anísio. No ano seguinte, em 1978, no Teatro Opinião do Rio de Janeiro pelo “Projeto Seis e Meia”, dividiu o show “Opinião, deixo com você” com o cantor e compositor Sérgio Sampaio.

Em 1980, no LP “E vamos à luta”, Alcione interpretou de sua autoria “Cheguei tarde”.

Entre seus vários intérpretes estão Elizeth Cardoso (Quem samba fica), Maria Bethânia (Dia quatro de dezembro) e Jair Rodrigues (Minha roupa e Cheguei tarde).

Discografias
1977 CBS LP Meu interior
1973 Gravadora CID Compacto simples Praia do Bugari
1972 Philips Compacto simples Jóia do amor
1968 Copacabana LP Samba e talento
Obras
Aonde eu ía não vou mais
Beira rio (c/ Chico Anísio)
Cheguei tarde
Dia quatro de dezembro
Fazer santo é mistério
Galha do cajueiro
Gameleira (c/ José Câncio)
Garoa é diferente
Jóia do maior
Lavagem do Bonfin
Maria Nagô (c/ Olga do Araketu)
Meu interior
Minha roupa
Pano da costa
Papai Noel passou, fez que nem viu
Poema pra Santa Rita
Praia do Bugari
Quem samba, fica (c/ Jamelão)
Shows
1º Festival de Samba da Bahia. Salvador, BA,
Show Opinião, deixo com você. (Com Sérgio Sampaio). Projeto Seis e Meia. Teatro Opinião. RJ.
Tião Motorista. Hotel Glória. Rio de Janeiro, RJ,
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

CABRAL, Sérgio. Elisete Cardoso – Uma vida. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, S/D.

MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.

MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira – erudita, folclórica e popular. 2 v. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural, 1977.

MOREIRA, Rodrigo. Eu quero é botar meu bloco na rua. Rio de Janeiro: Editora Muiraquitã, 1ª ed. 2000. 2ª Edição Revista e ampliada. Editora Muiraquitã, 2003.

MOREIRA, Rodrigo. Eu quero é botar meu bloco na rua. Rio de Janeiro: Editora Muiraquitã, 2000.