0.000
Nome Artístico
Telma Tavares
Nome verdadeiro
Telma Regina Simas Guerra Tavares Dias
Data de nascimento
7/6/1965
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora. Instrumentista.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística como integrante do grupo feminino de samba Elas por Elas.

Atuou com Hermeto Paschoal, Beth Carvalho, Jorge Benjor e Alcione. Apresentou-se para o rei Hassan, em Marrocos, e com Pablo Milanês, em Cuba. Gravou um disco de sambas de enredo, produzido por Roberto Menescal, direcionado para o mercado japonês.

Participou, como cantora e atriz, de grupos musicais, com os quais atuou no circuito universitário.

Atuou em espetáculos como “Gonzaguinha na voz de Telma Tavares” e “Romântica saudade”, este último em homenagem a Aracy Côrtes e Elis Regina.

Em 1999, apresentou-se, acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, em “A estória de João-Joana”, musical realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro por ocasião da comemoração dos 50 anos de carreira de Sergio Ricardo. O espetáculo contou também com a participação do compositor, além de Chico Buarque, Elba Ramalho, Alceu Valença e Zélia Duncan, tendo sido registrado em CD pelo selo Rádio MEC/Eldorado. Participou, ainda, do elenco de “Jerusalém”, musical escrito pelo compositor Altay Veloso.

Em 2000, apresentou-se no Teatro Rival (RJ), com o show “Ancestrais”, título inspirado em “Samba para os ancestrais” (Rosinha de Valença e Martinho da Vila). O espetáculo contou com a participação especial de Sérgio Ricardo. A cantora foi acompanhada por uma banda formada por Misael da Hora (piano), Ovídio (percussão), Tuca Alves (direção musical, guitarra e violão), Digão (bateria) e Lancaster (baixo). Ainda nesse ano, foi especialmente convidada pelo diretor e roteirista Ricardo Cravo Albin para cantar ao lado de Johnny Alf no show “Da fossa à bossa”, terceiro segmento da coletânea de 4 espetáculos intitulada “MPB: A história de um século”, encenado no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (RJ).

Em 2001, recebeu o título de Cidadã Benemérita do Rio de Janeiro, por serviços prestados a comunidades carentes.

Em 2002, lançou o CD “Telma Tavares”, contendo suas composições “Babalobare”, “Pergunte ao Criador” e “Dois cardumes”, todas com Paulo César Feital, “Perfume francês”, “O amor é assim” (c/ Tainã), “Alta madrugada” (c/ Delcio Carvalho), “Iabassê” (c/ Roque Ferreira) e “Ser em extinção”, além de “Vai vadiar” (Ratinho e Monarco), “Quebradeira de coco” (Roque Ferreira), “Zelão” (Sérgio Ricardo), “Extra” (Gilberto Gil) e “Nova ilusão” (Claudionor Cruz e Pedro Caetano).

Atuou também como radialista, apresentando programas na Rádio Viva Rio.

Em 2005, fez show na Sala Funarte Sidney Miller (RJ).

Lançou, em 2012, o CD “Veia mestiça”, com suas canções “Corpo fechado”, “Beco sem saída”, “Chama de amor”, “A ronda da roda”, “Luz de aiucá”, “Agarradinho” e a faixa-título, todas com Roque Ferreira, “Juriti, flor e café” e “Tá escrito (Baralho Cigano)”, ambas com Tainã Uarani, “Tempero” (c/ Délcio Carvalho), “Nair Grande (A Bambambã do Fuzuê)” (c/ Paulo César Feital) e “Carioca da gema (Rio de Janeiro)”. O disco contou com a participação de Leci Brandão (na faixa “Carioca da gema”), Roque Ferreira (na faixa “A ronda da roda”) e Alcione (na faixa “Nair Grande”).

Discografias
2013 Veia mestiça (Telma Tavares) – Independente - CD
2002 Rob Digital CD Telma Tavares
Obras
A ronda da roda c/ Roque Ferreira
Agarradinho c/ Roque Ferreira
Alta madrugada (c/ Delcio Carvalho)
Babalobare (c/ Paulo César Feital)
Beco sem saída c/ Roque Ferreira
Carioca da gema Rio de Janeiro
Chama de amor c/ Roque Ferreira
Corpo fechado c/ Roque Ferreira
Dois cardumes (c/ Paulo César Feital)
Iabassê (c/ Roque Ferreira)
Juriti, flor e café c/ Tainã Uarani
Luz de aiucá c/ Roque Ferreira
Nair Grande A Bambambã do Fuzuê
O amor é assim (c/ Tainã)
Perfume francês
Pergunte ao Criador (c/ Paulo César Feital)
Ser em extinção
Tempero c/ Délcio Carvalho
Tá escrito Baralho Cigano
Veia mestiça c/ Roque Ferreira
Shows
Ancestrais. Teatro Rival (RJ).
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.