0.000
Nome Artístico
Valdemar Gomes
Nome verdadeiro
Valdemar Gomes da Silva
Data de nascimento
12/10/1911
Local de nascimento
Fortaleza, CE
Data de morte
circa 1985
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor.

Filho de Francisco Gomes da Silva e de Raimunda Gomes da Silva. Aos 14 anos ingressou na Escola de Aprendizes de Marinheiros, onde teve por colega o futuro maestro Eleazar de Carvalho. Em 1926, foi transferido para a Escola de Grumetes de Angra dos Reis. Em 1930, deu baixa na Marinha, regressando à vida civil. Em 1932, empregou-se no comércio, trabalhando como balconista da Casa Euterpe, onde permaneceu por dois anos. Por volta de 1934, foi porteiro do Cinema Ideal e pouco depois do Cinema Avenida. Na época aprendeu o ofício de bombeiro hidráulico, empregando-se nesta função em diversas firmas. Em 1945, casou-se com Cecília Gomes da Silva, com quem teve um filho.

Dados artísticos

Por volta de 1938, fez seus primeiros amigos no meio artístico, como Zé da Zilda e Ataulfo Alves. Neste mesmo ano, cantou um estribilho seu para Cícero Nunes,  nascendo aí uma parceria com “Quando anoitecer”, composição gravada em 1940 pelo Trio de Ouro. Nesta época, conheceu o violonista Pereira Filho e o pistonista Guilherme Pereira, que lhe conseguiram uma vaga de crooner das matinês do Assírio.  Entre os anos de 1940 e 1950, abandonou a profissão de  bombeiro hidráulico, empregando-se como cantor em dancings, como o Eldorado, Avenida, Brasil, Austral, entre outros.
Em 1942,  lançou  um segundo disco, onde constava a composição “Coberta de ouro”, parceria com Afonso Teixeira, gravada por Aracy de Almeida. Em 1943, fez  em parceria com Herivelto Martins a música  “Dois corações”, gravada em dueto por Francisco Alves e Dalva de Oliveira. Desde então, estabeleceu parceria com compositores como Marino Pinto, Newton Teixeira, Mário Rossi, entre outros.
Em fins da década de 1940  e durante a década de 1950, suas composições continuaram sendo gravadas por grandes intérpretes como Nélson Gonçalves, Carlos Galhardo, Isaurinha Garcia, Aracy de Almeida, entre outros.  Em 1957, passou a trabalhar no serviço interno na UBC. Em 1963, teve o samba “Bolas de papel” gravado por Noite Ilustrada em LP lançado pela Philips.

Obras
Bolas de papel
Coberta de ouro (c/ AfonsoTeixeira)
Dois corações (c/ Herivelto Martins)
Mais um drama da vida (c/ Marino Pinto)
Nêga (c/ Afonso Teixeira)
Quando anoitecer (c/ Cícero Nunes)
Reconciliação (c/ Marino Pinto)
Bibliografia Crítica

CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.

SANTOS, Alcino; BARBALHO, Gracio; SEVERIANO, Jairo e AZEVEDO, M. A . De Azevedo (NIREZ), Discografia Brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume 1. São Paulo: 34, 1997.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Rio deJaneiro: Martins, 1995.