0.000
Nome Artístico
Rômulo Paes
Nome verdadeiro
Rômulo Coimbra Tavares Paes
Data de nascimento
27/7/1918
Local de nascimento
Paraguaçu, MG
Dados biográficos

Compositor. Cantor.

Filho de Waldemar Tavares, professor de Filosofia da Música no Conservatório Mineiro de Música. Casou-se e teve dois filhos. Foi, também, jornalista e vereador em Belo Horizonte.

Em 1936, foi associado da Sbat e em 1946, tornou-se conselheiro da Sbacem, levado pelo seu amigo, o compositor Henrique de Almeida. Primo de Ary Barroso.

Dados artísticos

Em 1935, iniciou carreira de cantor de rádio acompanhando-se ao chapéu de palha, mas não chegou a gravar discos. Mais tarde, foi diretor artístico da Rádio Guarani e comandou a Rádio Mineira. Nos 20 anos que trabalhou em radiofonia lançou nomes, entre eles, Dalva de Oliveira. Sua primeira composição foi gravada pelos Anjos do Inferno. Em 1945, compôs com Valdomiro Lobo o samba “Maestro atenda o pedido” gravado por Wilson Roberto na Continental. Em 1949, teve a toada “Triste adeus” gravada por Valdomiro Lobo na Star.

Em 1952, fez com Carvalhinho e Bentinho a música “Com esse calor” e com Bentinho a moda “Meu batizado” gravadas pela dupla Xerém e Bentinho, com Felisberto Martins, fez a toada “Chiquinho e Antônia”, registrada pela dupla Caxangá e Sanica, todas na Odeon, com Henrique de Almeida, fez o “Baião de Diamantina”, gravado por Stelinha Egg na RCA Victor e, com Haroldo Lobo, o baião “Canção as noivas”, levado ao disco por Marlene na Continental. No ano seguinte, Violeta Cavalcanti gravou o baião “Minha morena”, parceria com Henrique de Almeida e Braga Filho e a dupla Neide e Nanci regravou o “Baião de Diamantina”. Nesse ano, Stelinha Egg gravou o baião “Benzinho dos outros”, com Henrique de Almeida e Emilinha Borba e Ruy Rey lançaram a batucada “A louca chegou”, com Henrique de Almeida e Adoniran Barbosa.

Em 1954, três de suas composições foram gravadas por Zaíra Rodrigues, os baiões “Compadre José” e “Baião do Bombardino”, com Jair Silva e o samba “Madalena”, com Pedro Silva. Um ano depois, a dupla Neide e Naci gravou o fox “Minha furraca”, com José Guimarães, Zaíra Rodrigues, o baião “Um matuto em Santa Rosa”, com Vicente Lima e Joel de Almeida a marcha “Camisolão”, parceria dos dois. Em 1956, teve a toada “Açucena cheirosa”, com Celso Garcia gravada por Luiz Gonzaga, o fox “Flor do céu”, com Henrique de Almeida, registrada por Carlos Galhardo e o recortado “Sabiá conquistadô”, com Curió e Jadir Ambrósio gravado pela dupla Curió e Canarinho, as três na RCA Victor. Ainda nesse ano, Dircinha Batista gravou as marchas “Galinha carijó”, com Ivo Jorge e “Minha Belo Horizonte”, com Eli Murilo.

Em 1957, Linda Batista gravou na RCA Victor o samba “Até que enfim” e Blecaute na Copacabana a marcha “Lavadeira”, com Henrique de Almeida e o próprio Blecaute. Também nesse ano, Gilberto Alves gravou a marcha “Já comi, já bebi”, com Mirabeau e Sebastião Gomes. No ano seguinte, o samba “Mulata imperial” foi gravado por Gilberto Santana.

Obras
A Minissaia (c/ J. Pio e W. Alves)
A batatinha (c/ Gentil de Castro)
A louca chegou (c/ Henrique de Almeida e Adoniran Barbosa)
A menina e a rosa
A mulher danada (c/ Romeu Gentil e Paquito)
A rua da Bahia (c/ Orlando Sales)
A vida é esta
A volta do careca
Ai Mariazinha
Ai... Pingo d'água (c/ Antônio Lopes)
Ai... Tô Tinindo (c/ Moreira da Silva)
Aquele adeus (c/ Roberto de Andrade)
Aquele beijo (c/ J. Pio)
Aquele tipo (c/ R. Andrade e J. Garcia)
As gabis (c/ T. Neto e Jackson Campos)
Asilada
Até que em fim
Açucena cheirosa (c/ Celso Garcia)
Aí, tá certo (c/ Aníbal Fernandes e Henrique)
Baião de Bombardino (c/ Jair Silva)
Baião de Diamantina (c/ Henrique de Almeida)
Barquinho (c/ A. Tibúrcio)
Bate, bate (c/ José Guimarães)
Bebo sem parar (c/ Roy e Nelson Timbao)
Belo Horizonte
Benzinho dos outros
Boa noite, amor
Bom, bom é mulher (c/ Aníbal Fernandes)
Borogodó (c/ M. P. dos Santos)
Botei a boca no mundo (c/ José Guimarães e Jackson Campos)
Brigitte Bardot (c/ Osmar Zan e E. )
Cabeça de bagre (c/ Aníbal Fernandes e O. L. )
Camisolão (c/ J. Sandoval e A. Barbosa)
Cangerê (c/ Roberto de Andrade)
Canção da mocidade (c/ G. Batista)
Canção das noivas (c/ Haroldo Lobo)
Capital das alterosas
Cara-de-pau (c/ Henrique Roy)
Carnaval de antigamente (c/ Henrique de Almeida e Haroldo Lobo)
Casco verde, casco escuro (c/ Henrique de Almeida)
Chiquinho e Antônia (c/ Felisberto Martins)
Chorar, pra quê? (c/ Aníbal Fernandes e P. Sarm)
Cinco Salomão (c/ Celso Garcia)
Com esse calor (c/ Carvalhinho e Bentinho)
Compadre José (c/ Jair Silva)
Coração não tem cor (c/ Aníbal Fernandes)
Cravo e canela (c/ Henrique de Almeida e Nelson Figueiredo)
Curral del Rey (Menina-moça)
Desponta o sol (c/ José Guimarães)
Deu zebra no Mineirão (c/ José Guimarães)
Deusa do amor (c/ G. Horta)
Dissimuladamente
Dá o fora Madalena (c/ J. Honorato)
Ei, João (c/ José Roy)
Elvira
Estou pegando fogo (c/ G. Batista)
Eu era pobre (c/ Jadir Ambrósio)
Eu me lembro de você
Eu quero ganhar dinheiro
Exaltação a JK
Flor da noite (c/ Armando Cavalcante)
Flor do céu
Flor zinda
Galinha carijó (c/ Ivo Jorge)
Galôôô (c/ Jackson Campos)
Gatinha angorá (c/ Vera Marlene)
História de beijo
História de tico-tico
Homem que é homem não chora (c/ Gentil de Castro)
Inheco-inheco
Já comi, já bebi (c/ Mirabeau e Sebastião Gomes)
Lavadeira
Limoeiro do sereno
Madalena (c/ Pedro Silva)
Maestro Fon Fon (c/ Waldir Santos)
Maestro atenda o pedido (c/ Valdomiro Lobo)
Marcha das flores (c/ Henrique de Almeida e Haroldo Lobo)
Marcha do carcará (c/ Roberto de Andrade)
Marcha do telefone (c/ Raguinho e Gilberto José)
Margarida é uma grande mulher
Maria Teresa (c/ Moreira da Silva)
Maria Walesca
Maria do Céu (c/ Henrique de Almeida)
Maria e José
Matriz e filial (c/ Aníbal Fernandes)
Mentiu (c/ Gentil de Castro e Alfredo Godinho)
Mestre Júlia
Meu batizado (c/ Bentinho)
Meu coelhinho (c/ Osmar Zan e Rubi)
Meu consolo (c/ Henrique de Almeida e J. H. )
Meu martírio (c/ Henrique de Almeida e Nilo Silva)
Mineiro bom
Minha Belo Horizonte (c/ Ely Murilo)
Minha furreca
Minha morena (c/ Henrique de Almeida e Braga Filho)
Minha zabelê
Monumento
Mulata imperial
My friend (c/ Moreira da Silva)
Na casa de Lau
Neste Natal
Não falem dos cabeludos (Tonhão))
Não some não (c/ José Guimarães)
Não vou dormir (c/ Jackson Campos)
O coriango
O dedo do gigante
O destino do boi
O gato da vizinha (c/ Henrique de Almeida)
O sacador (c/ Roberto Andrade e Afonso Lima)
O tempo dirá
Pampulha
Papagaio louro (c/ Wilson Roberto)
Peixe vivo (c/ Henrique de Almeida)
Pelo amor de Deus (c/ Henrique de Almeida e Manezinho Araújo)
Pingo d'água rolou
Por onde Deus passa (c/ Rubens Silva)
Por onde Deus passou
Pra que beber
Pé de lírio
Quem amanheceu cantando
Resignado
Rio frio, Rio quente
Romaria a Santo Antônio (c/ Henrique de Almeida)
Rosário de glória
Roça grande (c/ Henrique de Almeida)
Sabiá conquistado
Sabiá engaiolado (c/ Gervásio Horta)
Saci-pererê (c/ G. Horta)
Sacrilégio de amor
Saia e blusa (c/ Aníbal Fernandes)
Sebastiana da Silva (c/ Léo Vilar)
Serei só tua
Tancredo chegou
Tim-tim, Oxalá (c/ Henrique de Almeida)
Triste só
Tutu à mineira (c/ Léo Vilar)
Tá bom, tá? (c/ Haroldo Lobo e Milton de Oliveira)
Tá moiado (c/ A. Barbosa e Delé)
Tô com o diabo no corpo (c/ W. Martins)
Um homem apaixonado
Um matuto em Santaresa
Umas e outras (c/ Roberto Andrade)
Zé Fumaça.
É fogo na pitanga (c/ Waldemar Salomão)
É para prestar atenção
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume1. São Paulo: Editora: 34, 1999.

VASCONCELLO, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira – volume 2. Rio de Janeiro: Martins, 1965.