0.000
Nome Artístico
Walter Santos
Nome verdadeiro
Walter Santos Souza
Data de nascimento
7/9/1939
Local de nascimento
Senhor do Bonfim, BA
Data de morte
29/5/2008
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Compositor. Violonista. Cantor.

Filho de Chororó, seresteiro nas horas vagas, aos oito anos de idade, cantou “Lábios que beijei” (J. Cascata e Leonel Azevedo) em um comício político. Ainda menino, teve as primeiras aulas de violão com Aluízio Leal. Aos 13 anos de idade, mudou-se com a mãe e os irmãos para Juazeiro, onde recebeu o primeiro prêmio em um programa de calouros e passou a ser conhecido como o cantor oficial da cidade. É pai da cantora Luciana Souza, fruto de seu casamento com a letrista Tereza Souza.

Dados artísticos

Em 1946, fundou, com João Gilberto e outros amigos, o conjunto vocal Enamorados do Ritmo, ainda em Juazeiro.

Em 1957, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde morou na mesma pensão que João Gilberto, Luís Carlos Paraná e o baterista Guarani. Nessa cidade, deu aulas de violão, apresentou-se em casas noturnas, destacou-se como um dos mais representativos violonistas da bossa nova e conheceu Tereza Souza, que se tornou sua esposa e parceira em várias músicas.

Participou, como vocalista, ao lado de João Gilberto e Tom Jobim, do histórico LP “Canção do amor demais”, disco em que Elizeth Cardoso registrou obras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com arranjos de Tom Jobim, e que apresentou pela primeira vez a famosa “batida de violão” de João Gilberto que caracterizaria a bossa nova.

Convidado por Luís Carlos Paraná para cantar em uma casa noturna de São Paulo, transferiu residência para essa capital em 1959, atuando, inicialmente, ao lado de uma dupla paraguaia e de um guitarrista de flamenco espanhol.

Em 1960, gravou um 78 rpm com sua canção “Primavera” (c/ Tereza Souza) e “Ternurinha”, de Tereza Souza. Nesse mesmo ano, lançou mais um 78 rpm, contendo suas composições “Barracão” e “É bom chorar por você”, ambas com Tereza Souza. Ainda em 1960, trabalhou em uma campanha para a Volkswagen, dando início a uma bem sucedida carreira na área publicitária, com destaque para clientes como o banco Bamerindus e sandálias havaianas. Trabalhou nos estúdios paulistas Pauta, Eldorado e Scatena, entre outros.

Lançou, em 1962, um compacto duplo intitulado “Walter Santos”, registrando “Cadê o amor” e “O bolo”, ambas de sua parceria com Tereza Souza, entre outras. Ainda nesse ano, gravou, o LP “Bossa nova”, pela Audio Fidelity. O disco, considerado uma preciosidade por colecionadores e amantes do gênero, viria a ser relançado por um selo espanhol e distribuído nos Estados Unidos, Japão e Europa.

Em 1964, gravou o LP “Caminhos”, contendo suas composições “De onde vem essa tristeza”, Manhã de ser feliz”, “Um canto de esquecer”, “Só tristeza”, “Leva”, “Rosa a rosa”, “Pai do pai do pai”, “Menininha”, “Cogumelo”, “Primavera”, “É bom chorar por você”, “Canção para o meu verso”, “Iemenjá” e “Quem entra no balanço”, todas com Tereza Souza, além de “Quando meu bem voltar” (c/ Luiz Carlos Paraná).

Atuou na gravação de diversas coleções lançadas entre 1961 e 1968, como os registros de festivais de música da TV Record e de shows do Teatro Paramount comandados por Elis Regina e Jair Rodrigues, em São Paulo, e também do projeto “O fino da bossa”, também com Elis e Jair.

Ainda nos anos 1960, participou de shows históricos realizados no Teatro Paramount, de musicais de TV e de duas edições do Festival da Música Popular Brasileira (TV Record): em 1966, com sua canção “Marcha de todo mundo” (c/ Tereza Souza), interpretada pelo grupo vocal Os Cariocas; e em 1967, com sua canção “O combatente” (c/ Tereza Souza), interpretada por Jair Rodrigues. Registrou sua parceria com Tereza Souza em discos lançados pelas gravadoras RCA, Áudio Fidelity e Fermata, ao lado de Walter Wanderley (teclados), Arrudinha (bateria) e Azeitona (contrabaixo).

Ao lado de Tereza Souza, criou, em 1974, o Nossoestúdio, onde vem realizando seu trabalho como jinglista.

Também em sociedade com a esposa, fundou, em 1981, a gravadora Som da Gente, que tem em seu catálogo 50 LPs dedicados exclusivamente à música instrumental.

De 1962 a 2004, produziu, com Tereza Souza, mais de 5000 jingles e mais de 3000 trilhas publicitárias, tendo recebido inúmeros prêmios no Brasil e no exterior pela alta qualidade de suas produções que sempre valorizou a participação de excelentes músicos e maestros, como Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Nelson Ayres, Roberto Sion e Amilson Godoy, entre outros, que viriam a lançar discos pela gravadora Som da Gente, além de intérpretes como Luiz Gonzaga (em diversas peças publicitárias), Moreira da Silva e Sérgio Reis, entre muitos outros.

Teve canções gravadas por vários artistas, como Claudia (“Acalanto”, “Canção de fim de tarde” e “Pé no mato”, todas com Tereza Souza), Alaíde Costa (“Cadê o amor” e “Diz”, ambas com Tereza Souza), Claudette Soares (“Azul contente”, “Samba só” e “Vem balançar”, todas com Tereza Souza), Isaura Garcia (“Cadê o amor” e “O bolo”), Walter Wanderley (“Amanhã” e “Samba só”, ambas com Tereza Souza), Hermeto Pascoal (“Amanhã”), Zimbo Trio (“Amanhã”), Milton Banana (“Amanhã”), Pery Ribeiro (“Amanhã” e Canção de fim de tarde”), Dick Farney (“Azul contente”, com Tereza Souza, e “Feliz de amor”, com Ghandula), Heraldo do Monte (“Azul contente”), Lafayette (“Azul contente”), Dom Salvador e Edison Machado (“Azul contente”), Brazilian Octopus (“Canção de fim de tarde”), Agostinho dos Santos (“Canto de esquecer”, com Tereza Souza), Jane Duboc (“Cantor”, parceria de ambos, e “Olhos do caminho”), Elis Regina e Jair Rodrigues (“Cruz de cinza, cruz de sal”, com Tereza Souza), Marcia (“É mais um samba”, com Tereza Souza), Luiz Gonzaga (“O homem da terra”, com Tereza Souza), Carlos Gonzaga (“Três luas”, com Fred Jorge), César Camargo Mariano (“Triste amor impossível”, com Carlos Paraná), Elis Regina (“Vem balançar”), Marisa Gata Mansa (“Estórias de você”, com Tereza Souza) e Mário Castro Neves & Samba S.A. (“Vem balançar”), Agostinho dos Santos (“Um canto de esquecer”, com Tereza Souza) e Bebeto (“Iemanjá”, com Tereza Souza), entre outros.

Integrou a coletânea “Focus on Bossa Nova”, lançada em 2001 pela BMG, com a faixa “Samba pro Pedrinho”, canção de sua autoria.

Em 2003, após um longo período dedicado exclusivamente a seu trabalho na área publicitária, atuou na gravação do CD “Brazilian Duos”, de Luciana Souza, acompanhando a filha nas faixas “Suas mãos” (Pernambuco e Antônio Maria), “As praias desertas” (Tom Jobim) e “Eu não existo sem você” (Tom Jobim).

Suas obras mais emblemáticas são “Amanhã” (c/ Tereza Souza), que se tornou um clássico da bossa nova, com mais de 30 gravações no Brasil e no exterior, e “Samba pro Pedrinho”, que registrou a primeira atuação de Hermeto Pascoal como flautista.

Discografias
2003 Biscoito Fino CD Brazilian Duos

(Participação:) Luciana Souza

2001 BMG CD Focus on Bossa Nova

(Participação:) Vários artistas

1964 RCA Victor LP Caminhos
1962 Áudio Fidelity LP Bossa nova
1960 RCA Victor 78 rpm Barracão/É bom chorar por você
1960 RCA Victor 78 rpm Primavera/Ternurinha
Obras
Acalanto (c/ Tereza Souza)
Amanhã (c/ Tereza Souza)
Azul contente (c/ Tereza Souza)
Cadê o amor (c/ Tereza Souza)
Canto de esquecer (c/ Tereza Souza)
Cantor (c/ Jane Duboc)
Canção de fim de tarde (c/ Tereza Souza)
Canção para o meu verso (c/ Tereza Souza)
Cogumelo (c/ Tereza Souza)
Cruz de cinza, cruz de sal (c/ Tereza Souza)
De onde vem essa tristeza (c/ Tereza Souza)
Diz (c/ Tereza Souza)
Estória de você (c/ Tereza Souza)
Feliz de amor (c/ Ghandula)
Iemanjá (c/ Tereza Souza)
Leva (c/ Tereza Souza)
Manhã de ser feliz (c/ Tereza Souza)
Marcha de todo mundo (c/ Tereza Souza)
Marcha do amor sem esperança (c/ Carlos Paraná)
Menininha (c/ Tereza Souza)
O bolo (c/ Tereza Souza)
O combatente (c/ Tereza Souza)
O homem da terra (c/ Tereza Souza)
Olhos de sono (c/ Adoniran Barbosa)
Olhos do caminho
Pai do pai do pai (c/ Tereza Souza)
Primavera (c/ Tereza Souza)
Pé no mato (c/ Tereza Souza)
Quando meu bem voltar (c/ Luiz Carlos Paraná)
Quem entra no balanço (c/ Tereza Souza)
Rosa a rosa (c/ Tereza Souza)
Samba pro Pedrinho
Samba só (c/ Tereza Souza)
Só tristeza (c/ Tereza Souza)
Triste amor impossível (c/ Carlos Paraná)
Três luas (c/ Fred Jorge)
Um canto de esquecer (c/ Tereza Souza)
Vem balançar (c/ Tereza Souza)
É bom chorar por você (c/ Tereza Souza)
É mais um samba (c/ Tereza Souza)
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.