
Músico. Compositor. Cantor. Designer gráfico.
Morou em Brasília, depois transfeiu-se para o Rio de Janeiro.
Cursou Licenciatura em Educação Artística (Faculdade FBT Dulcina de Moraes, DF), Desenho Industrial e Especialização em Programação Visual (Unicarioca).
Estudou na Escola de Música de Brasília e no Rio de Janeiro estudou harmonia com Ian Guest no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical) e Improvisação com Nelson Faria.
Publicou alguns de seus projetos gráficos (símbolos e logotipos) no livro “Logos do Brasil”, organizado por Pedro Guitton, Editora Rio Books.
Idealizou e desenhou os cartuns da exposição “Cartumúsica” realizada no CIGAM.
Criou e desenhou o personagem de tiras de humor “Daidéia” publicado na revista cultural “Zumzumzum” e nos jornais “Na Estrada” e “Inverta”.
Inicialmente participou de vários festivais em Brasília e Rio de Janeiro. Por essa época, integrou como guitarrista as bandas Banda do Sol, Termos e Bando e fez parte do duo instrumental Diabolô, com Marcos Vígio.
Fez os arranjos e tocou na peça de teatro infantil “Don Chicote Mula Manca”, de Oscar Von Pfhul, com direção de Francisco Lindolfo.
No ano 2000 teve sua composição “Por um triz” (c/ Rubens Cardoso, Olten e Euclides Amaral) interpretada por Anna Pessoa no disco “Conexão carioca 2”, produzido por Euclides Amaral e apresentado por Ricardo Cravo Albin.
Em 2002, fez o projeto gráfico do disco “Conexão carioca 3”, produzido por Euclides Amaral e apresentado pelo poeta e letrista Sergio Natureza.
Em 2006 suas composições “As tribos”, “Por um triz” e “Cantiga de cego” foram incluídas no CD “As tribos”, do parceiro Rubens Cardoso, disco no qual atuou como violonista em algumas faixas, fez a programação visual, capa e ainda escreveu a apresentação para o parceiro.
No ano de 2012 a cantora Anna Pessoa participou do CD “Quintal Brasil – Poemas, Letras & Convidados”, do poeta e letrista Euclides Amaral, no qual interpretou a faixa “Por um triz”, de Rubens Cardoso, Bóris Garay, Olten Jorge e Euclides Amaral, com a participação de Euclides Amaral declamando o poema “Sobre o ciúme”, de sua autoria.
No ano de 2020 sua composição “Quebra-gelo” (c/ Rubens Cardoso) foi incluída no CD “Radiola”, de Rubens Cardoso, disco no qual atuou como músico (violão de sete cordas) e cantor na faixa, na qual dividiu a interpretação com o parceiro, além de ser o responsável, com Luiza Garay, do projeto gráfico do trabalho.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009. 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014.
AMARAL, Euclides. Poesia Resumida – Poemas & Letras (Antologia Poética). Rio de Janeiro: Edição Casa 10 Comunicação, 2013. 2ª ed. EAS Editora, 2014.