
Compositora. Cantora. Instrumentista.
Filha do compositor e violonista Sivan Castelo Neto. Começou a estudar violão aos 16 anos de idade. Alguns anos depois, dedicou-se ao canto e ao estudo de teoria musical com Miguel Arguerons.
Teve seu primeiro trabalho registrado em 1954, quando seu samba-canção “Três palavras”, composto em parceria com seu pai Silvan Castelo Neto, foi gravado por Mário Martins.
Em 1958, sua música “O menino desce o morro” foi gravada por vários intérpretes, como Míriam Ribeiro e Geraldo Cunha, entre outros.
Participou de diversos festivais de música popular brasileira, no Brasil e em outros países da América do Sul.
Em 1965, classificou-se em 3º lugar no I Festival Nacional de Música Popular (TV Excélsior/SP) com “Eu só queria ser” (c/ Miriam Ribeiro), interpretada por Claudette Soares.
No ano seguinte, obteve o 2º lugar no II Festival Nacional de Música Popular (TV Excélsior/SP) com “Inaê” (c/ Maricene Costa), interpretada por Nilson.
Como cantora, fez sua estréia em 1964, com o LP “Tema do boneco de palha”, lançado pela gravadora Farroupilha. O título deste LP foi tirado da faixa do mesmo nome, gravação de uma de suas mais conhecidas canções, composta em parceria com seu pai. A partir desta data, começou a apresentar-se em shows e programas de televisão.
Em 1967, viajou em turnê para Portugal.
Foi diretora musical do espetáculo “Musicanossa”, apresentado no Teatro de Arena de São Paulo, em 1968.
Em 1983, com a cantora Márcia e a pianista Maria Eugênia Pacheco de Brito, criou a Escola Play (Centro Audiovisual de Música).
Em 2002, após trinta anos afastada dos palcos, apresentou-se no Vinicius Piano Bar (RJ).
Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Elizeth Cardoso, Maysa e Simone, entre outros.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.