5.001
Nome Artístico
Guru Martins
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Arranjador. Violonista.

Começou a tocar violão aos 13 anos de idade.

Entre 1985 e 1990 transferiu-se para Belo Horizonte.

Dados artísticos

Em 1982 lançou o LP “Violões da vida”.

Entre 1985 e 1987 participou de vários eventos e festivais, entre eles: “Festivale – Festival do Vale do Jequitinhonha”; realizou com Dércio Marques o projeto “Coro da Primavera” dentro da programação “Bem-Bom no Parque”, no Parque das Mangabeiras com as participações de João Bá, Klecius Albuquerque e Cao Alves; evento com o Movimento Negro Unificado de Belo Horizonte, e ainda apresentou no teatro Francisco Nunes o espetáculo “Kao cabeci”, com a participação de Maurício Tizumba. Por essa época, participou de vários shows coletivos ao lado de Maurício Tizumba, Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira, Rubinho do Vale, Juarez Moreira, Saldanha Rolim, Marku Ribas e Titane.

No ano de 1987 participou do CD “Segredo vegetais”, de Dércio Marques, no qual participou das faixas “Canção dos ipês” ( Dércio Marques), “Roda gigante” (Guru Martins) e “Flor do dia” (Dércio Marques). No ano seguinte, ao lado de Dércio Marques e Elomar, participou do lançamento do disco “Segredos vegetais”, no Palácio da Artes, em Belo Horizonte.

Em 1989 apresentou-se em casas noturnas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória.

No ano de 1993 transferiu-se para São Paulo, onde participou como músico de vários discos.

Em 1996 participou dos projetos infantis “Na escola da criança” e “Espaço do adolescer”. Participou da gravação do CD “Monjolear”, de Dércio Marques, projeto que envolveu a participação de 150 crianças lançado pelo Selo Devil Discos. Dois anos depois, pelo mesmo selo, lançou em parceria com João Bá o CD “Ação dos bacuraus cantantes”.

Em 1999 a convite de Dércio Marques, fez participação na faixa “Madre Luna” do CD “Cantigas de abraçar”, de Décio Marques. Participou também do disco “Folias do Brasil”, do mesmo autor, na faixa “Reizada”, para a qual fez o arranjo de violão, voz e percussão. Neste mesmo ano de 1999 lançou o segundo disco solo, “Luz além”, pelo Selo Devil Discos.

Discografias
1999 (participação) CD Cantigas de abraçar
1999 (participação) CD Folias do Brasil
1999 Selo Devil Discos CD Luz além
1998 Selo Devil Discos CD Ação dos bacuraus cantantes

(c/ João Bá)

1987 Independente CD Segredos vegetais

(participação)

1982 Independente LP Violões da vida
Obras
Roda gigante
Shows
Show Segredos vegetais. (c/ Dércio Marques e Elomar). Palácio das Artes. Belo Horizonte, MG.