4.502
Nome Artístico
Affonsinho
Nome verdadeiro
Affonso Heliodoro dos Santos Júnior
Data de nascimento
1960
Local de nascimento
Belo Horizonte, MG
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Instrumentista (violonista e guitarrista). Ator.
A família mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha apenas três meses de idade. No início da adolescência, retornou para Belo Horizonte. É formado em Jornalismo.

Dados artísticos

Na década de 1980, residindo no Rio de Janeiro, integrou como guitarrista a banda Hanoi Hanoi.


Em 1994, lançou o CD “Tudo certo?”, contendo suas canções “Gentil loucura”, ”Madrugada”, “Afaga e afoga”, “A última vez que olhei o rio”, “O amor até sobra, só não dobra”, “A felicidade é o que se tenta” e “Tudo certo?”, todas com Chico Amaral, “Siren in the morning bay” (c/ Chico Amaral e Rodrigo Larese), “Fica assim mulher” (c/ Chico Amaral, Gilberto Diniz, Rodrigo Larese e Otávio Henrique), “Lobo louco” (c/ Amaury Ribeiro Jr.), “O horóscopo chinês”, “Prateleira” e ”Sair com você”, além de “Rapaz de quinze anos” (Chico Amaral). A faixa “A última vez que olhei o Rio” foi muito executada em algumas emissoras de rádio do Rio de Janeiro e São Paulo.


Em 2000, lançou o CD “Zum zum”, com suas composições Frank, Tate e eu” e “A última vez que olhei o Rio”, ambascom Chico Amaral, “Escândalos de luz”, “Coquinho”, “A mais bonita é você”, “Além da sua luz da lua”, “A felicidade ali, “Não vou ficar”, “Cadê você?”, “O amor não acaba pra quem é do bem”, “Violão e eu” e “Eu vou pra onde vai o amor”, além de “Rua Ramalhete” (Tavito e Ney Azambuja) e “Achar um coração” (Frederico Heliodoro). A faixa “O amor não acaba pra quem é do bem” contou com a participação de Fernanda Takai.

Em 2002, lançou o CD “Esquina de Minas – O som do barzinho. E do Affonsinho.”, com as canções “Nada será como antes” e “Cravo e canela”, ambas de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, “Canção da América” e “Bola de meia bola de gude”, ambas de Milton Nascimento e Fernando Brant, “Paisagem da janela” (Lô Borges e Fernando Brant), “Amor de índio” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), “Naquele tempo” (Renato Corrêa e Mariozinho Rocha), “Para Lennon & McCartney” (Lô Borges, Fernando Brant e Márcio Borges), “Cantar” (Godofredo Guedes), “Chuva na montanha” (Fernando Oly), “Criaturas da noite” (Flavio Venturini e Luiz Carlos Sá), “Caçador de mim” (Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá), “Clube da esquina” (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges) e “Quando te vi” (Meredith Wilson, vrs: versão: Ronaldo Bastos).

Lançou, em 2003, o CD “Esquina de Minas – Dois lados da mesma viagem”, interpretando repertório de autoria dos compositores ligados ao Clube da Esquina: San Vicente”, “Encontros e despedidas”, “Meu mestre coração” e “Roupa nova”, todas de Milton Nascimento e Fernando Brant, “Sonho real” e “O trem azul”, ambs de Lô Borges e Ronaldo Bastos, “Um girassol da cor do seu cabelo” e “Tudo que você podia ser”, ambas de Lô Borges e Márcio Borges, “Viola violar” (Milton Nascimento e Márcio Borges), “Fé cega, faca amolada” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), “Clube da Esquina nª 2” (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges), “Todo azul do mar” (Flavio Venturini e Ronaldo Bastos), “Lumiar” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) e “Manuel, o audaz” (Toninho Horta e Fernando Brant). Também nesse ano, participou do disco “Guiness Bossa Novíssima”, do mineiro Pacífico Mascarenhas. O CD, que contou com outros artistas, como Marina Machado, Paula Santos, Renato Motha, Marilton Borges, Carla Villar, Sérgio Santos e Xande Mascarenhas, entrou para o “Guinness World Records” por reunir 60 composições.


Em 2004, sua gravação “Escândalos de luz” foi incluída no CD “Bar do Mineiro – Santa Teresa – Rio de Janeiro” lançado pela Dubas.

Lançou, em 2006, o CD “Belê”, com suas canções “Aquela bossa axé” e “Beijo em videotape”, ambas com Ronaldo Basto, “Vagalumes”, “Nuvem boa”, “Gamado pelo samba”, “Belê”, “Borboletou” e “Estrelas de estrelas”, além de “Causa e efeito” (Leo Minax e Jorge Drexler), “Por aí” (Nei Lisboa), “Senza Fine” (Gino Paoli) e “Para El Dolor” (Ana Laan). O disco, produzido por Ronaldo Bastos e Leonel Pereda, contou com a participação de Sandra de Sá (na faixa “Gamado pelo samba) e dos músicos Alberto Continentino (baixo), Marcelo Costa (bateria), Jorjão Barreto (piano e Fender Rhodes), Sacha Ambak (teclados), Jessé Sadoc (flugelhorn) e Gauguin (violão).
Nesse mesmo ano, interpretou César Prates na minissérie “JK” (Rede Globo).


Em 2009, lançou o CD “Affonsinho – Meu plano”, contendo suas composições “Reverie” (c/ Leo Minax), “Samba do carinho”, “Aproveitar a vida”, “Laura-Rá”, “Cê viu só?”, “Sal no café”, “O que eu guardei”, “Engano?”, “Enfeitiçado”, “Amor, clichê e flor”, “Picolé”, “Me esquece”, “Acordei feliz”, “Disco voador”, “Silêncio” e a faixa-título. O disco contou com a participação de Érica Machado (na faixa “Sal no café”), Vander Lee e Regina Souza (na faixa “O que eu guardei”), Grupo Amaranto (na faixa “Silêncio”) e dos músicos Ricardo Fiúza (piano Antonio), Loureiro (vibrafone), Frederico Heliodoro (baixo elétrico), Gustavo Monteiro (violão de 7 cordas e cavaquinho), Lincoln Cheib (bateria) e Gauguin (percussão).

Apenas acompanhando-se ao violão, lançou, em 2010, o CD “Voz e Viô”, com suas canções “Passa a bola!” (c/ Viviane Moreno), “Acontece que”, “Juntinho”, “Tchum”, “O marido e a Margarida”, “Queria saber”, “Jururu blue”, “Com ela, por ela”, “Agarra-pé” e “Já te falei”. Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do disco na Modern Sound (RJ).

 

Discografias
2010 Independente CD Voz e Viô (Affonsinho)
2009 Dubas Música CD Affonsinho – Meu plano (Affonsinho)
2006 Dubas Música/Universal CD Belê (Affonsinho)
2004 Dubas Música CD Bar do Mineiro – Santa Teresa – Rio de Janeiro (Vários artistas) – participação
2003 Dubas Música CD Esquina de Minas - Dois lados da mesma viagem (Affonsinho)
2003 CD Guiness Bossa Novíssima (Pacífico Mascarenhas) - participação
2002 Dubas Música CD Esquina de Minhas - O som do barzinho. E do Affonsinho. (Affonsinho)
2000 Dubas Música CD Zum Zum (Affonsinho)
1998 Independente CD Sambando assim meu rock'n'roll (Affonsinho)
1994 Independente CD Tudo certo? (Affonsinho)
Obras
A felicidade ali
A felicidade é o que se tenta (c/ Chico Amaral)
A mais bonita é você
A última vez que olhei o Rio (c/ Chico Amaral)
Acontece que
Acordei feliz
Afaga e afoga (c/ Chico Amaral)
Agarra-pé
Além da sua luz da lua
Amor, clichê e flor
Aproveitar a vida
Aquela bossa axé (c/ Ronaldo Bastos)
Beijo em videotape c/ Ronaldo Bastos
Belê
Borboletou
Cadê você?
Com ela, por ela
Coquinho
Cê viu só?
Disco voador
Enfeitiçado
Engano
Escândalos de luz
Estrelas de estrelas
Eu vou pra onde vai o amor
Fica assim mulher c/ Chico Amaral, Gilberto Diniz, Rodrigo Larese e Otávio Henrique
Frank, Tate e eu c/ Chico Amaral
Gamado pelo samba
Gentil loucura (c/ Chico Amaral)
Juntinho
Jururu blue
Já te falei
Laura-Rá
Lobo louco (c/ Amaury Ribeiro Jr.)
Madrugada (c/ Chico Amaral)
Me esquece
Meu plano
Nuvem boa
Não vou ficar
O amor até sobra, só não dobra (c/ Chico Amaral)
O amor não acaba pra quem é do bem
O horóscopo chinês, fica assim mulher (c/ Chico Amaral, Gilberto Diniz, Rodrigo Larese e Otávio Henrique)
O marido e a Margarida
O que eu guardei
Passa a bola! c/ Viviane Moreno
Picolé
Prateleira
Queria saber
Rapaz de quinze anos
Reverie c/ Leo Minax
Sair com você
Sal no café
Samba do carinho
Silêncio
Siren in the morning bay (c/ Chico Amaral e Rodrigo Larese)
Tchum
Tudo certo (c/ Chico Amaral)
Vagalumes
Violão e eu
Shows
2010 Modern Sound, Rio de Janeiro. Voz e Viô. Show de lançamento do disco