
Cantor. Compositor.
Foi o compositor e repentista que mais se aproximou do cantor Teixeirinha, de quem foi sempre um grande rival e por quem era muito respeitado. Por coincidência, faleceram na mesma data de 4 de dezembro, com uma diferença de três anos entre ambos, o que levou essa data a ser consagrada como Dia do Cantor Regionalista no Rio Grande do Sul.
Em 1963, gravou pela Continental seu primeiro disco, interpretando a milonga “História dos passarinhos”, um de seus maiores sucessos, de sua autoria e Palmeira, e a rancheira “Conhecendo o Brasil”, de sua autoria e Victor Settanni. Entre seus LPs estão “E seus convidados”, pela Continental, “Gildo de Freitas”, pela Musicolor, “Ídolo”, pela Continental, e “Zezinho e Julieta”, pela Phonodisc. Entre suas músicas de maior sucesso, estão “Baile do Chico Torto”, “Trança de China”, “Definição do grito” e “Me chamam de grosso”.
Ao longo da carreira, teve cerca de 15 discos lançados, entre LPs, compactos simples e coletâneas.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.