
Compositor. Cantor. Radialista. Produtor.
Nascido no bairro da Madalena na região metropolitana do Recife. Foi criado ao som dos blocos carnavalescos e ritmos tradicionais como embolada, coco, maracatu e forró. Aos 11 começou a fazer as primeiras composições de músicas religiosas e música para teatro.
Em sua obra, inspirou-se no trabalho de grupos como Quinteto Violado e Banda de Pau e Corda, tendo feito composições por encomenda para teatro e cinema. Em fim dos anos 1990 passou a apresentar um programa de forró em rádio comunitária no baiiro carioca de Jacarepaguá, onde realiza divulgação da música e da cultura nordestina, apresentando expoentes da musicalidade do Nordeste.
Em 2000 lançou seu primeiro CD, “A ponte do desejo”, no qual interpreta diversas composições de sua autoria, entre as quais o xote reggae “Nave nordestina”, a balada “Ponte do desejo” e “Caranguejo cantador”, feita a partir de um trecho da música “O vendedor de caranguejo” de Gordurinha. No mesmo ano apresentou o show com as músicas do CD e apresentou-se no I Festival carioca de Forró, no Centro Cultural Quinta do Bosque em Santa Tereza no Rio de Janeiro. Na mesma ocasião participou do CD “1º Festival Forró Rio”, com a composição “Caranguejo cantador”.
Em 2002 gravou, o CD ” Forró na Lua”, com participação especial de Zé Menezes nos arranjos de cordas e arranjos de base e acordeom de Severo, além de acompanhamento do Trio Forrobodó, que conta com o sanfoneiro Severo, no acordeom, Durval Pereira, no zabumba e pandeiro e Mozart Laranjeira, no baixo. Além da faixa 1, de sua autoria, que dá título ao disco, destacam-se “Côco da Ribeira”, ” Onde o sonho me levar”, também de sua autoria e ” Quero te mandar um beijo”, com Severo.
Em 2003, participou do Festival de Forró de Itaúna/ES, acompanhado do Trio Forrobodó, sendo efusivamente aplaudido. Nesse ano seu CD foi relançado comercialmente pela gravadora Atração Fonográfica.
Realiza shows regularmente acompanhado por sua banda, tanto no Rio de Janeiro como em outros estados.
Em 2004, liderou um projeto de revigoração da música regional nordestina no bar/dance “Forró na Praia”, na Avenida Senambetiba, na Barra da Tijuca, RJ, apresentando vários sábados de espetáculos com diversos expoentes da música sertaneja e nordestina, entre os quais, o Poeta matuto Geraldo do Norte, o cantador codelista Miguel Bezerra e a dupla sertaneja Fabrício e Fabian, além de se apresentar acompanhado do sanfoneiro Severo e do percussionista Durval Pereira, na zabumba
Em abril de 2005, Jadiel, acompanhado do sanfoneiro Severo e do contrabaixista Mozart Laranjeira, apresentou o show Forró na Lua no Centro de Tradições Nordestinas, a famosa Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, tocando nos dois principais palcos. No palco Luiz Gonzaga, homenageou o Rei do baião, apresentando repertório formado por grandes sucessos de sua carreira. No palco Jackson do Pandeiro, homenageou o famoso compositor pernambucano, apresentando show com suas composições.
Em 2013, lançou o CD “Pelas ordens do Rei que pede socorro”, com Ray Lima, de forma independente. O disco apresentou suas composições “Teus olhos”, “Assim tudo é”, “Bem-te-vi”, “Face do espelho”, “Primavera”, “Verão”, “Outono”, “Inverno”, “Alegre e triste”, com Ray Lima, e “O anel do Sol”, com Ray Lima.
Em 2019, foi um dos coordenadores da segunda edição do evento anual “Trem do Forró”, realizado no Rio de Janeiro (RJ). A apresentação saiu da estação Central do Brasil de trem em direção à estação de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com apresentações de vários artistas ligados ao universo do forró. O evento foi considerado uma referência em termos de reunião de artistas ligados ao forró no calendário do gênero, na cidade e região.