
Violonista. Compositor. Arranjador. Cantor.
Filho de militar, viveu em várias cidades brasileiras. Iniciou seus estudos de violão em Brasília, aos 12 anos de idade.
Em 1986, foi eleito o melhor compositor de Brasília em um concurso realizado pelo jornal “Correio Braziliense”. Cursando a faculdade de Direito, abandonou os estudos e mudou-se para o Rio de Janeiro. A cantora Cássia Eller gravou pela primeira vez uma música de sua autoria, “Labirinto”, parceria de ambos.
Em 1992, mudou-se para Paris, onde fixou residência. Trabalhou por muito tempo com o cantor Didier Sustrac e com o Trio Esperança. Participou, ao lado de Chico Buarque, de um especial da televisão francesa dedicado ao Brasil, no programa “Taratata”. Desse encontro, surgiu uma amizade entre os dois artistas.
Em 1994, participou do songbook de Tom Jobim (Lumiar Discos), gravando a faixa “Gabriela”. Nesse mesmo ano participou como cantor, violonista e arranjador do CD “Couleur Café”, da cantora francesa Clementine. Em seguida, assinou contrato de exclusividade com a Universal Music Jazz France.
Em 2000, lançou seu primeiro CD, “Ciranda”, que contou com produção e arranjos de Wagner Tiso. Constam do repertório do disco suas canções “Na casa do Seu Humberto”, “Flores para Iemanjá”, “Meu juramento”, “Águas passadas”, “A dor na escala Ritcher”, “Nostalgia” (c/ Sustrac), “Vitrine carioca” (c/ Lima), “Nos braços do Redentor” e “Vida ou game”, além de “Baile de Máscaras” e da faixa-título (c/ Gomes), ambas gravadas em duo com Chico Buarque. O disco vendeu mais de 60 mil cópias em toda a Europa, gerando turnês na Europa, Canadá e Estados Unidos, com destaque para sua apresentação no Blue Note, em Nova York, em 2001.
Em 2003, lançou o CD, “Interior”, contendo suas composições “Efêmera”, “O destino espera”, “O céu e o mar”, “Sumidouro”, “Nosso amor de tanto tempo”, “Sarapatel humano”, “Saudade quando dá”, “O sobrevivente”, “Um dia eu vou”, “Pão com pão” e “O outro lado”. O disco, produzido por João Carlos Carino, contou com a participação dos pianistas Kenny Barron e Wagner Tiso, do arranjador Gil Goldesntein, dos violonistas Patrice Larose e Índio Brasil, dos acordeonistas Daniel Mille e Chico Chagas, dos baixistas Jorge Helder e Josué Domingues, dos percussionistas Mino Cinelu, Júlio Gonçalves e Dada Viana, do baterista Luiz Augusto Cavani, do flautista Zé Carlos Bigorna, do saxofonista Zé Nogueira, da violinista Louise Schulman, do cellista Myron Lutzke e do violista Eriko Sato. O CD inova por ser o primeiro lançamento brasileiro com “lado B”. Contem oito faixas acústicas bônus, além das onze normais, que podem ser ouvidas acionando o rewind na faixa um. Ainda em 2003, apresentou-se no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), acompanhado por Patrice Larose (violão folk/nylon), Josué Domingues (baixo), Júlio Gonçalves (percussão) e Christophe Bras (bateria).
Em 2005, lançou o CD “Com tradição”, co-produzido pelo compositor, juntamente com Patrick Votan e João Carlos Carino.
Em 2010, lançou o CD “Um Rio”, com a participação dos músicos Philippe Baden Powell (piano), Alberto Continentino (baixo) e Carlos Malta (sopros), e a participação especial de Milton Nascimento. No repertório, canções autorais, como e a faixa-título, entre outras. Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do disco no Cinemateque (RJ), na série “Cantautor”.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.