0.000
Nome Artístico
Itamar Assiere
Nome verdadeiro
Itamar Assiere Valente Júnior
Data de nascimento
28/7/1970
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Pianista. Arranjador. Compositor.

Iniciou, aos seis anos de idade, seus estudos de piano com a professora Maria da Penha Barcelar. Cinco anos mais tarde, já tocava em casamentos. Em 1983, ingressou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou piano clássico, teoria e história da música, durante quatro anos. Estudou improvisação com Luís Eça e música incidental com Geraldo Vespar. Aos 14 anos de idade, fez parte de uma banda de rock e, dois anos depois, já se apresentava em bailes e restaurantes na noite carioca. De 1988 a 1992, freqüentou o curso de harmonia e arranjo de Ian Guest.

Dados artísticos

Fez parte da banda Banzai, com Luizão Maia, entre outros. Estreou em estúdio, como músico e arranjador do disco independente do cantor Rui Vital, a convite de Gilson Peranzzetta, tendo gravado, mais tarde, com Fátima Guedes, Ivan Lins, Martinho da Vila, Dione Warwick e Agnaldo Timóteo. Em shows, acompanhou Gonzaguinha (tendo participado da última temporada do cantor e compositor no Rio de Janeiro), Nélson Gonçalves, Beth Carvalho, José Augusto, Leny Andrade, Emílio Santiago, Rosa Passos, Nico Assumpção e Márcio Montarroyos e, no exterior, Maria Bethânia (Montevidéu e Santiago), Emílio Santiago (Suíça), Leila Pinheiro (Japão) e Rosa Passos (Japão). Em 1991, apresentou-se, com Luizão Maia, no Free Jazz (RJ). No ano seguinte, participou, como compositor, arranjador e instrumentista, do especial de fim de ano de Xuxa para a TV Globo. Nessa época, fundou, com outros músicos, o Batacotô, tendo atuado no cenário artístico até 1994. O grupo gravou dois CDs de world music, “Batacotô” (1993) e “Samba dos ancestrais” (1994), lançados pela gravadora Velas, além de ter participado de diversas temporadas de shows de Ivan Lins. Compôs várias trilhas instrumentais e jingles para campanhas publicitárias produzidos no Estúdio V, de Artur Verocai. Atuou, como arranjador, nos songbooks de Djavan, Chico Buarque e Marcos Valle, nas faixas interpretadas por Johnny Alf, e de João Donato, na faixa interpretada por Leila Pinheiro. Escreveu as partituras para piano do songbook de Marcos Valle. Em 1996, participou do concerto de Arturo Sandoval e Orquestra Sinfônica, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e da peça teatral “Começaria tudo outra vez”, em homenagem a Gonzaguinha. Dois anos depois, foi indicado para o Prêmio Visa de Música Instrumental. Acompanhou Nana Caymmi, em seu show “Resposta ao tempo”, e Zé Renato, no show em homenagem aos 90 anos de Sílvio Caldas, gravado ao vivo e lançado em CD. Em 1999, fez parte do elenco musical da novela “Força de um desejo”, do especial “Cem anos de música” (TV Globo), do show “Valsas brasileiras”, de Marco Pereira, da turnê de Martinho da Vila, em Portugal, e do show “Desde que o samba é samba”, realizado em Londres (Inglaterra) por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Chico Buarque, Elza Soares e Virgínia Rodrigues.

Em 2011, assinou direção musical e arranjos do projeto “A Bossa do Samba”, apresentado no espaço Oi Futuro (RJ), com shows que reuniram, nas quatro semanas de agosto, as seguintes duplas: João Donato e Maíra Freitas; Roberto Menescal e Teresa Cristina; Carlos Lyra e Nilze Carvalho; e Marcos Valle e o grupo Casuarina. Concebido e dirigido por Solange Kafuri, o projeto contou com curadoria de Rildo Hora e Marco Antonio Bompet, apresentação em vídeo de Tárik de Souza, pesquisa de Heloisa Tapajós, coordenação geral e direção de produção de Giselle Kafuri, e produção executiva de Humberto Braga.