
Instrumentista (pianista, tecladista, flautista). Arranjador. Compositor. Professor. Produtor musical.
Entre 1977 e 1992, atuou como pianista, tecladista, flautista e produtor musical do grupo de Hermeto Pascoal, com quem gravou os discos “Zabumbê-bum-á”, “Ao vivo em Montreux”, “Cérebro magnético”, “Hermeto Pascoal e Grupo”, “Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca”, “Brasil universo”, “Só não toca quem não quer” e “Festa dos deuses”, este último contemplado, em 1992, com o Prêmio Sharp, na categoria Melhor Disco Instrumental.
Participou, em 1992, do CD “Brasileiro”, de Sergio Mendes, contemplado com o prêmio Grammy de Melhor Disco, na categoria World Music.
No ano seguinte, mudou-se para os Estados Unidos, fixando residência em Seattle, tendo atuado, desde então, com diversos artistas, como Flora Purim, Gary Stroutsos, Mike Marshall, Jesse Stern Group, Ben Thomas, Jill Russell e Heather Davis, entre outros. Atuou durante três anos como tecladista do grupo Fourth World, liderado por Airto Moreira e Flora Purim, com o qual gravou os discos “Speed of Light” (1995, B&W Records) e “Encounters of the Fourth World” (1996, B&W Records).
Em 1995, começou a desenvolver, com o flautista Gary Stroutsos, trabalhos tematizados a partir da música dos índios norte-americanos, registrados em vários CDs, com destaque para “People of the willows” (1999, Makoché Records), para o qual escreveu arranjos de cordas e tocou piano, ao lado de cantores e flautistas da tribo Mandan, do alto Rio Missouri.
Lançou, em 1997, o CD “Caboclo”, primeiro disco gravado com seu quarteto, integrado pelos instrumentistas norte-americanos Hans Teuber (saxes e flautas), Chuck Deardorf (baixo) e Mark Ivester (bateria). O disco contou com a participação do percussionista brasileiro Airto Moreira.
Em 2000, compôs para o grupo de câmera Musicians Accord, de Nova York, a peça “Os vagalumes”, para piano, flauta, violoncelo e percussão. Nesse mesmo ano, participou da reunião anual da Chamber Music America, realizando workshops sobre composição musical. Também em 2000, lançou, com a cantora e compositora Joyce Yarrow, o CD “Total reflex”, contendo músicas dos dois artistas e improvisos desenvolvidos em estúdio. Ainda nesse ano, atuou, como produtor musical e tecladista, no CD “Check the beans”, de Jill Russell (flauta) e Heather Davis (voz), que registrou músicas de Dori Caymmi, Edu Lobo, Guinga e Celso Machado, além de composições próprias. Participou, também em 2000, de reunião da Associação Internacional de Educadores de Jazz (AIJE), em Nova Orleans, realizando uma apresentação sobre a música de Hermeto Pascoal. Apresentou-se, ainda, como convidado especial de Michael Ray, um dos discípulos de Sun Ra. Nesse mesmo ano, lançou o CD “Live in Olympia”, com seu quinteto integrado por Harvey Wainapel (sax e clarinete), Chuck Deardorf (baixo), Mark Ivester (bateria) e Jeff Busch (percussão). Foi convidado também, como compositor e arranjador, para colaborar com a Big Band da rádio NDR em Hamburgo (Alemanha), além de ter participado, como professor, da Semana de Música Brasileira organizada pelo Conservatório Rítmico de Copenhagen (Dinamarca). Também em 2000, gravou, com Richard Boukas, o CD “Balaio”.
Em 2001, foi responsável, como editor, pelo lançamento do livro “Tudo é Som”, com partituras de Hermeto Pascoal, distribuído mundialmente pela Universal Edition. Ao longo de sua carreira, acompanhou diversos artistas brasileiros, como Flora Purim, Airto Moreira, Dori Caymmi e Joyce, entre outros. Leciona piano e composição musical no Cornish College of the Arts de Seattle.
Lançou os CDs “Canto do Rio” (2003) e “Roda Carioca” (2006), ambos indicados ao prêmio Grammy Latino.
Richard Boukas e Jovino Santos Neto
(Participação:)
Jovino Santos Neto Quinteto
(Participação:)
Jovino Santos Neto & Joyce Yarrow
(Participação:)
(Participação:)
(Participação:)
(Participação:)
Jovino Santos Neto Quarteto
(Participação:)
(Como integrante do Fourth World:)
(Participação:)
(Participação:)
(Participação:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)
(Como integrante do grupo de Hermeto Pascoal:)