Cantora. Compositora.
Considerada uma das cantoras que mais celebraram a chamada fossa ou dor-de-cotovelo.
Em 1945 gravou pela primeira vez na Continental com os sambas “Enxugue as lágrimas” de Elpídeo Viana e Correia da Silva e “Abaixo do nível” de Osvaldo dos Santos e Odaurico Mota. Em 1946 gravou a marcha “Atchim”, de J. Piedade e Príncipe Pretinho e o samba “Claudionor”, de Cândido Moura e Miguel Bauso. Em 1948 gravou a rumba “Jack! Jack!Jack!” de Haroldo Barbosa e Armando Castro e o samba “Mais um amor, mais uma desilusão”, de José Maria de Abreu. Em 1951 gravou pela Star o samba canção “Os dias que lhe dei” de Newton Teixeira e Airton Moreira e o samba “Raça negra” de Ailce Chaves e Paulo Gesta. Em 1952 gravou o samba “Lama” de Paulo Marques e Ailce Chaves, que veio a ser não apenas seu maior sucesso como um dos sambas-canções mais celebrados no repertório à fossa e o bolero “Nossos caminhos”, de Airton Amorim e Nogueira Xavier.
Em 1953 gravou pela Sinter o samba “Sombra e água fresca” de Geraldo Mendonça e Russo do Pandeiro e a marcha “Bambeio mas não caio” de Elvira Pagã, Ailce Chaves e Paulo Marques. Em 1954 gravou o samba “Sereno cai” de Raul Sampaio e Ricardo Galeno e a marcha “Tá tão bom” de Três Amigos. Em 1955 gravou pela Continental o samba “Ninguém me compreende” de Peterpan e o samba-canção “Vício” de sua autoria e José Braga com acompanhamento de Guaraná e sua Orquestra. No mesmo ano gravou pela Todamérica a marcha “Rico é gente bem” de Rebelo, Rupp e Ari Monteiro e o samba “Folha de papel” de Paulo Marques, Sílvio Barcelos e Ari Monteiro. Em 1956 gravou os sambas-canção “Farrapo humano” de sua autoria e Ailce Chaves e “Queimei teu retrato” de Noel Rosa e Henrique Brito.
Em 1957 gravou os sambas “Violeta” de Mirabeau e Dom Madri e “Recompensa” de Tito Mendes, Nilo Silva e Osvaldo França. No mesmo ano gravou os sambas-canção “Pianista”, de Irani de Oliveira e Ari Monteiro, e “Comentário barato”, de Jaime Florence e J. Santos. Em 1958, gravou os sambas “Chorar pra que” de Aldair Louro e Silva Jr. e “Quando o sol raiar” de Mirabeau, Sebastião Mota e Urgel de Castro. No mesmo ano registrou ainda o samba “Serreno no samba” de Aldair Louro e Dora Lopes e o bolero “Nada me falta” de sua autoria e Aldair Louro, e teve a marcha “Copa do Mundo” e o “Samba da vitória”, ambas com Aldacir Louro gravadas na RCA Victor pelo Coro e Orquestra RCA Victor. Em 1959 gravou pela RCA Victor o samba “Tem areia” de sua autoria e José Batista e a “Marcha da folia” de sua autoria, Aldacir Louro e Silva Jr.
Em 1960 gravou os sambas-canções “Negue”, de Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos e “Tenho moral” de sua autoria e Castelo. No mesmo ano gravou “Companheiras da noite” samba-canção de sua autoria, Ailce Chaves e William Duba. Em 1961, lançou pela Chantecler o LP “Companheiras da noite” no qual interpretou os sambas-canção “Lama”, com Ailce Chaves e Paulo Marquez; “Negur”, de Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos; “Tião”, de Jair Amorim e Dunga; “Pedro no caminho”, “Documento”, “Final de nosso drama” e “Aquelas mãos”, de sua autoria e Aldacir Louro; “pó do asfalto”, com Aldacir Louro e J. Portela; “Cigarra noturna”, com Aldacir Louro e Genival Melo; “Companheiras da noite”, com Ailce Chaves e William Duba; “tenho moral”, com Castelo, e “escondida”!, de Luiz Alcarez e versão de Martha de Almeida.
Em 1979, a cantora Waleska gravou o samba-canção “Juizo de criança”, com Aldacir Louro no LP “Palavras amigas” lançado pela gravadora Copacabana.
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.