
Compositor.
Filho caçula de uma família que já contava com 11 irmãos, mudou-se para Salvador, onde passou boa parte da infância e da vida. Aprendeu a tocar violão e cavaquinho de forma autodidata. Na infância, apresentou-se no programa “Hora da Criança”, de Aroldo Ribeiro, na Rádio Cultura da Bahia. Aos 15 anos, já atuava profissionalmente.
Trabalhou na noite, tocando piano e outros instrumentos como o violino, o bongô e o contrabaixo.
No final dos anos de 1960, trabalhou na TV Aratu, onde ganhou o apelido de João Só, quando o produtor David Raw perguntou qual era o seu nome e ele respondeu: “É João, só.” (Jornal do Brasil, 21/04/1991).
No início da década de 1970, realizou várias apresentações no Norte e Nordeste do Brasil, em uma caravana da gravadora EMI, com o objetivo de engajar-se no cenário nacional. Foi levado pelo cantor Miltinho para a Odeon, onde gravou seu primeiro e grande sucesso: “Menina da ladeira”, canção com a qual começou a participar de shows em várias partes do país.
Em 1972, após apresentar-se na Argentina ao lado de Paulo Diniz, gravou o primeiro LP.
A partir de 1978, foi morar em São Paulo, dedicando-se exclusivamente a shows, voltando a residir em Salvador, em 1984.
Faleceu de enfarto no dia 20 de junho de 1992, quando descansava na casa de sua família, em Salvador.