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Nome Artístico
Maurício Einhorn
Nome verdadeiro
Maurício Einhorn
Data de nascimento
29/5/1932
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (gaitista). Compositor.

Filho de gaitistas, foi presenteado aos cinco anos de idade com uma gaita de boca. Aos 10 anos de idade já se apresentava em programas de rádio. Estudou no Colégio Franco-Brasileiro (RJ), apresentando-se em shows e festas escolares. Em 1945, participou do conjunto de gaitas Broadway Boys, apresentando-se em clubes e rádios.

Dados artísticos

Em 1947, atuou na Rádio Tupi como músico do “Programa das Gaitas Hering”, ao lado de Fred Williams e outros.

Realizou, em 1949, sua primeira participação profissional em estúdio, com o conjunto de harmônicas Brazilian Rascals, como solista do tema “Portate bien”, lançado pela gravadora Rio em 78 rpm. Ainda nesse ano, apresentou-se com Waldir Azevedo e seu Regional na Rádio Clube do Brasil, tocando chorinhos desse compositor.

Iniciou-se no jazz em 1954, apresentando-se na Rádio Mayrink Veiga e no bar do Hotel Plaza.

Entre seus parceiros, destacam-se Johnny Alf, Eumir Deodato, Sebastião Tapajós, Durval Ferreira, Arnaldo Costa, Alberto Arantes, Bebeto, Marco Versiani, Alberto Chimeli, José de Alencar Schettini e outros.

Em 1960, teve registrado pela primeira vez seu trabalho de compositor, com a gravação de “Sambop” (c/ Durval Ferreira) e “Tristeza de nós dois” (c/ Durval Ferreira e Bebeto) por Cladette Soares, no LP “Nova geração em ritmo de samba”, no qual atuou também como instrumentista.

Participou ativamente da bossa nova, tendo músicas gravadas no Brasil e no exterior por Tom Jobim, Leny Andrade, Herbie Mann, Paquito dRivera, David Fathead, Newman, Litto Nebbin e Cannonball Adderley, entre outros.

Tornou-se conhecido do público como autor de sucessos como “Estamos aí” (c/ Durval Ferreira e Regina Werneck), “Tristeza de nós dois” (c/ Durval Ferreira e Bebeto) e “Batida diferente” (c/ Durval Ferreira).

Apresentou-se, como compositor e instrumentista, em várias cidades do mundo inteiro. Nos Estados Unidos atuou em shows ao lado de músicos como Joe Carter, Paquito dRivera, Jim Hall, Ron Carter, Herbie Mann e Richard Kimball.

Em 1968, participou dos seguintes festivais de música : III Festival Internacional da Canção (TV Globo), com música interpretada por Taiguara; IV Festival de Música Popular Brasileira (TV Record, SP), com “Domingo de manhã” (c/ Arnaldo Costa e Mário Telles), interpretada por Wilson Miranda e pelo próprio intrumentista.

Acompanhou, em shows e gravações, vários artistas e grupos brasileiros, como Vitor Assis Brasil, Chico Buarque, Os Gatos, Abolição, Claudette Soares, Eumir Deodato, Os Cariocas, Gilberto Gil, Elis Regina, Nara Leão, Maysa, Raul Seixas, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Zizi Possi, Elizabeth Cardoso, Luiz Melodia, Tito Madi, Pery Ribeiro, Carmen Costa, Olívia Hime, Lúcio Alves, Tom Jobim, Baden Powell, Edu Lobo, Hermeto Pascoal, Manfredo Fest, Paulo Moura, Sebastião Tapajós, Sérgio Mendes, Sivuca e inúmeros outros.

Atuou também com artistas internacionais como Sarah Vaughan, Barney Kessel, Chuck Mangioni, Dom Burrows, Toots Thielemans, Joe Carter e Richard Kimball.

Participou de trilhas sonoras de diversos filmes, como “Os cafajestes” e “Beijos no asfalto”, entre outros, e de telenovelas como o seriado “Malu mulher” (TV Globo).

Em 1975, gravou seu primeiro disco solo, “The Oscar Winners”, lançado pela Philips e reeditado dois anos depois sob o título de “A era de ouro do cinema”.

Em 1979, participou do Montreux Festival (Suíça), ao lado de David Samborn, Month Alexander e Nina Simone.

No ano seguinte, lançou seu segundo disco, o primeiro em seu nome, intitulado “ME” (suas iniciais), lançado pela etiqueta Clam, do Zimbo Trio, no Brasil, e pelo selo Metronome (Alemanha), no mercado europeu.

Em 1984, lançou um LP em dueto com Sebastião Tapajós, tendo como convidado especial o baixista Arismar do Espírito Santo, pela série “Projeto de Duetos”, da Barclay/ Ariola.

No ano seguinte, lançou o LP “Jugando en Buenos Aires”, lançado somente na Argentina.

Em 1996, gravou, com Sebastião Tapajós, Gilson Peranzetta e Paulinho Nogueira, um CD ao vivo intitulado “Instrumental no CCBB”.

Lançou, no ano seguinte, com Gilson Peranzzetta, Sebastião Tapajós e Altamiro Carrilho, o CD “O encontro de solistas”, pela Movieplay.

Convidado por Pete Pedersen, participou, em 1997, de show realizado na Associação de Preservação da Harmônica (SPAH), em Troy (Michigan, EUA), em duo com Joe Carter. Ainda com o guitarrista, apresentou-se, também nesse ano, no Internacional Harmonica Hohner Festival, realizado em Trossingen (Alemanha), a convite de Arnold Kutzli. Atuou, ainda em 1997, como instrumentista na coleção “Tempos de bossa nova”, lançada pela revista “Caras”, interpretando suas canções “Abril” (c/ Durval Ferreira), no volume 1, “Um abraço em Charlie Parker” (c/ Durval Ferreira), no volume 2, e “Batida diferente” (c/ Durval Ferreira), no volume 4.

Apresentou-se, em 1999, nos shows “Tributo a K-Ximbinho” (RJ), “Tributo a Waldir Azevedo” (Brasília) e “40 anos de bossa nova” (RJ), entre outros.

Em janeiro de 2000, participou, em Paris (França), da gravação da trilha sonora de Alexandre Desplat para o filme “Lulu”, de Phillipe de Broca, com o ator Jean-Paul Belmondo.

Lançou, em 2007, o CD autoral “Travessura”, produzido por Ricardo Leão, com arranjos próprios e também de César Camargo Mariano, Vitor Santos e Jessé Sadoc, participação dos músicos Ricardo Silveira, Marcelo Mariano, Jurim Moreira, Armando Marçal, Marcelo Martins, Ney Conceição, Idriss Boudrioua, Aldivas Ayres, Rômulo Gomes, Rafael Barata, Alberto Chimelli e Alceu Reis, e participação especial de Léo Gandelman. No repertório, suas composições “Mood”, “Artimanhas”, “Travessuras” e “Conexões”, todas com Alberto Araújo, “Valsa pra Marina” e “Te olhei”, ambas com Alberto Chimelli, “Já era” (c/ Eumir Deodato), “São Conrado” (c/ Carlos Alberto Pingarilho), “Tema de amor” (C/ Sebastião Tapajós), “Ao amor” (c/ Jose Schettini), “Acalanto” (c/ Lars Bo Enselmann e Petter White), e “Please, could you play it again?” (c/ Lars Bo Enselmann). Nesse mesmo ano, lançou o CD “Conversa de Amigos – vol. 2”, em homenagem ao gaitista Toots Thielemans, registro de apresentação ao vivo do Maurício Einhorn Quarteto, formado ao lado de Alberto Chimelli (piano e teclados), Luiz Alves (baixo) e João Cortez (bateria), interpretando clássicos do jazz. No repertório, “Falling in love with love” (Richard Rodgers e Lorenz Hart), “Four” (Miles Davis), “Like someone in love” (Johnny Burke & James Van Heusen), “Someone to watch over me” (George e Ira Gershwin), “I only have eyes for you” (Harry Warren e Al Dubin), “Robbin’s nest (llinois Baptiste Jacquet e Sir Charles Thompson), “Angel eyes (Matt Dennis e Earl Brent)/”Cry me a river” (Arthur Hemilton), “Take the A Train” (Billy Strayhorn), “Out of nowhere” (Edward Heyman e Jhonny Green) e “There will never be another you” (Harry Warren & Mack Gordon). Ainda em 2007, comemorando 75 anos de idade e 60 de carreira, apresentou-se na Sala Cecília Meirelles (RJ).

Em comemoração ao seu 80º aniversário, apresentou-se, em 2012, no Teatro Vannucci (RJ), tendo a seu lado os músicos Alberto Chimelli (teclados), Luiz Alves (baixo) e João Cortez (bateria). O show contou com a participação especial de Idriss Boudrioua (sax) e Chiquito Braga (violão).

Discografias
2007 Delira Música CD Conversa de Amigos – vol. 2
2007 Delira Música CD Travessuras
1999 Movieplay CD O encontro de solistas

(c/Altamiro Carrilho, Sebastião Tapajós e Gilson Peranzzetta)

1997 Tempos de bossa nova

(Lançamento da revista Caras Vols. 1, 2 e 4)

1996 Tom Brasil CD Instrumental no CCBB

(c/Sebastião Tapajós, Gilson Peranzzetta e Paulinho Nogueira)

1996 CD Lançado apenas nos Estados Unidos. The Joe Carter Quartet

(como convidado especial)

1993 Tom Brasil/Eldorado CD Zimbo Trio/Maurício Einhorn e seu trio

(gravado ao vivo no CCBB)

1985 Selo Interdisc LP Jugando en Buenos Aires
1984 Barclay/Ariola LP Maurício Einhorn & Sebastião Tapajós

(Série Projeto de duetos)

1980 LP ME. Clam
1975 Philips The Oscar Winners

LP Reeditado em 1977 sob o título "A era de ouro do cinema".

1949 Gravadora Rio 78 Portate bien
Obras
Abril (c/ Durval Ferreira)
Alma nômade (c/ Sebastião Tapajós)
Alvorada (c/ Arnaldo Costa e Lula Freire)
Ary, olha! (c/ Sebastião Tapajós)
Avião (c/ Durval Ferreira e Hélio Mateus)
Batida diferente (c/ Durval Ferreira)
Bem estar (c/ Sebastião Tapajós)
Brinde aos boêmios (c/ Sebastião Tapajós)
Clichê (c/ Durval Ferreira)
Domingo de manhã (c/ Arnaldo Costa e Mário Telles)
Donatiando (c/ Sebastião Tapajós)
Ebulição (c/ Sebastião Tapajós)
Espelhos (c/ Sebastião Tapajós)
Estamos aí (c/ Durval Ferreira e Regina Werneck)
Flashes (c/ Sebastião Tapajós)
Igarapés (c/ Sebastião Tapajós)
Jacobiano (c/ Sebastião Tapajós)
Negróide (c/ Arnaldo Costa e Taiguara)
Nuvem (c/ Durval Ferreira e Lula Freire)
Pequeno pedaço de lembrança (c/ Sebastião Tapajós)
Prelúdio para Karem (c/ Sebastião Tapajós)
Romântica (c/ Sebastião Tapajós)
Rumo a Jaraguá do Sul (c/ Sebastião Tapajós)
Réquiem a Chaplin (c/ Sebastião Tapajós)
Samblues (c/ Durval Ferreira e Regina Werneck)
Sambop (c/ Durval Ferreira)
Sorriso da tristeza (c/ Sebastião Tapajós)
Suíte pra Detinha (c/ Sebastião Tapajós)
Tema pro Barney Kessel (c/ Sebastião Tapajós)
Trilhos (c/ Sebastião Tapajós)
Tristeza de nós dois (c/ Durval Ferreira e Bebeto)
Um abraço em Charlie Parker (c/ Durval Ferreira)
Um pro Zimbo (c/ Sebastião Tapajós)
Valsa de maio (c/ Sebastião Tapajós)
Shows
2012 Maurício Einhorn 80 anos - Teatro Vannucci, Rio de Janeiro
40 Anos de Bossa Nova. Rio de Janeiro.
Show com Joe Carter. Associação de Preservação da Harmônica (SPAH). Troy, Michigan, EUA.
Show com Joe Carter. International Harmonika Hohner Festival. Trossingen, Alemanha.
Travessuras. Sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro.
Tributo a K-Ximbinho. Rio de Janeiro.
Tributo a Waldir Azevedo. Brasília.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

Alemanha: Tropical Music, 1997.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FRANCIS, André. Opus 86: Jass. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda.

Jazz Bielefelder Katalogue. Münhen/Germany,1985/1986.

SCHREINER, Claus. Música Popular brasileira.