4.001
Nome Artístico
Luciana Souza
Nome verdadeiro
Luciana Souza
Data de nascimento
12/7/1966
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Filha da letrista Tereza Souza e do compositor e violonista Walter Santos. Seu pai iniciou-se na carreira artística ao lado do amigo de infância João Gilberto.

Aos três ano de idade já cantava jingles no estúdio de gravação administrado pelos pais.

Aos 17 anos foi morar nos Estados Unidos, onde ingressou na Berklee College of Music para estudar composição de jazz.

Cursou Bacharelado em Jazz Composition na Berklee College of Music, de 1985 a 1988.

Lecionou na Unicamp, de 1988 a 1991. Cursou Mestrado em Jazz Performance no New England Conservatory of Music, de 1992 a 1994. Lecionou na Berklee College of Music, de 1995 a 1999.

Em 2003, passou a lecionar na Manhattan School of Music.

Voltou para o Brasil três anos depois e passou a lecionar teoria de arranjo e voz no curso de música popular da Unicamp, junto com o maestro Benito Juarez.

Em 2025 residia em Los Angeles, onde dava aulas de piano, canto e composição de jazz.

Dados artísticos

Em 1991, foi contemplada com o prêmio Revelação do Ano, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Lançou os CDs “An answer to your silence” (1999) e “The poems of Elizabeth Bishop and others songs” (2000), esse último apontado em quinto lugar na lista dos Melhores CDs de Jazz do jornal “The New York Times”.

Em 2001, gravou o CD “Brazilian Duos”, contendo as canções “Eu não existo sem você” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “As praias desertas” (Tom Jobim), “Viver de amor” (Toninho Horta e Ronaldo Bastos) e “Saudade da Bahia” (Dorival Caymmi), entre outras. O disco, que contou com a participação dos violonistas Walter Santos, Romero Lubambo e Marco Pereira, foi incluído na lista anual dos Melhores CDs de Jazz do jornal “The New York Times”, além de ter recebido indicação para o Prêmio Grammy, na categoria Melhor Álbum Vocal de Jazz.

Em 2002, veio ao Brasil para o lançamento do CD “Brazilian Duos” pelo selo Biscoito Fino, primeiro registro da cantora no mercado fonográfico brasileiro. Nesse mesmo ano, participou do Chivas Jazz Festival, ao lado de Fred Hersch, e apresentou-se no Mistura Fina (RJ) e no Bourbom Street, com Marco Pereira, Swami Jr. e Marcos Suzano.

Em 2003, lançou o CD “Norte e sul/North and South” (Biscoito Fino), contendo composições próprias, como “I shall wait” e “No wonder”, além de canções de outros autoes, como “Chega de saudade” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Se é tarde me perdoa” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), “Corcovado” (Tom Jobim) e “Never let me go” (Livingston e Evan), entre outras. Por esse disco, recebeu, também nesse ano, sua segunda indicação ao “Prêmio Grammy”, na categoria “Melhor Álbum Vocal de Jazz”. Também em 2003, apresentou-se no SESC Vila Mariana (SP) e no “Festival de Jazz de Ouro Preto”, com Marco Pereira, Swami Jr. e Marcio Bahia. Neste mesmo ano foi consagrada como jazzista, fez a abertura de um show de João Gilberto no Hollywood Bowl, em Los Angeles.

No ano seguinte, lançou o CD “Neruda”, contendo poemas de Pablo Neruda musicados por ela: “House”, “We Are Many”, “Sonnet 99”, “I Will Come Back”, “Memory”, “Loneliness”, “Sonnet 49”, “Poetry”, “Leaning Into The Afternoons” e “Tonight I Can Write”. O disco contou com a participação do pianista Edward Simon.

Lançou, em 2006, o CD “Duos II”, com sua canção “Muita bobeira” e ainda “Trocando em miúdos” e “Atrás da porta”, ambas de Francis Hime e Chico Buarque, “Sai dessa” (Natan Marques e Ana Terra), “Nos horizontes do mundo” (Paulinho da Viola), “A flor e o espinho” (Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Guilherme de Brito), “Juízo final” (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares), “Modinha” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “No Carnaval” (Caetano Veloso e Jota), “Vento” (Toninho Horta), “Sambadalú” (Marco Pereira), “Aparecida” (Ivan Lins e Maurício Tapajós), “Chorinho pra ele” (Hermeto Pascoal) e “Você” (Walter Santos e Tereza Souza). O disco contou com a participação dos violonistas Romero Lubambo, Swami Jr., Marco Pereira e Guilherme Monteiro.

Em 2007, lançou o CD “The new bossa nova”, contendo as faixas “Down To You” (Joni Mitchell), “Never Die Young” (James Taylor), “Here It Is” (Leonard Cohen), “When We Dance” (Sting), “Satellite” (Elliott Smith), “Were You Blind that Day?” (Steely Dan), “Love Is for Strangers” (Larry Klein e Walter Becker), “Living Without You” (Randy Newman), “I Cant Let Go Now” (Michael McDonald), “God Only Knows” (Brian Wilson) e “Águas De Março (Waters Of March)” (Tom Jobim), além de “You and the Girl”, de sua parceria com Larry Klein. Ainda em 2007, acumulando oito indicações para o prêmio, ganhou um “Grammy” por conta de sua participação no disco “River: The Joni Letters”, do pianista Herbie Hancock, na categoria “Álbum do Ano”.

Lançou, em 2010, o CD “Tide”, tendo a seu lado Larry Koonse e Romero Lubambo (guitarra), Larry Goldings (piano, órgão), Larry Klein (baixo eléctrico), Vinnie Colaiuta (bateria), Cyro Baptista (percussão) e Rebecca Pigeon (voz). No repertório, suas canções “Fire And Wood”, “Once again” e “Our Gilded Home”, todas em parceria Larry Klein e David Batteau, “Tide” e “Love-Poem 65”, ambas em parceria com Larry Klein, sobre poemas de E.E. Cumings, “Chuva”, sobre poema de Paulo Leminski, “Adeus, América” (Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques) e “Eu quero um samba” (Haroldo Barbosa e Janet de Almeida), “Sorriu pra mim” (Garoto e Luís Claudio) e “Amulet” (Paul Simon).

Em 2012, lanço o CD “The book of Chet”, contendo canções do repertório de Chet Baker, como “The touch of your lips” e “The very thought of you”, entre outras. O disco recebeu indicação ao Prêmio Grammy, na categoria Best Jazz Vocal Album. Nesse mesmo ano, lançou o CD “Duos III”, com as canções “Inútil paisagem” e “Dindi”, ambas de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), “Tim Tim Por Tim Tim” (Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques), “Doralice” (Dorival Caymmi e Antônio Almeida), “Chora coração” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Pedra da lua” (Toninho Horta e Cacaso), “Dona Lu” (Marco Pereira), “Mágoas de caboclo” (J. Cascata e Leonel Azevedo), “Eu vim da Bahia” (Gilberto Gil), “As rosas não falam” (Cartola), “Lamento sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil), “Maçã do rosto” (Djavan) e “Beijo partido” (Toninho Horta).

Em 2013, foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora MPB, pelo CD “Duos III”.

Em 2023 foi indicada ao “Grammy” por seu disco “Cometa”, de samba-jazz gravado com o paulistano Trio Corrente. Segundo o jornalista Silvio Essinger:

“O disco rendeu à cantora a primeira reportagem de capa da revista “Downbeat”, a Bíblia do jazz, e um convite do NPR (a rádio pública americana) para gravar um show da série “Tiny Desk”.

No ano de 2025, como Trio Corrente, fez turnê em algumas cidades da Europa. Neste mesmo ano apresentou-se no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a orquestra NYO Jazz do Carnegie Hall, composta por jovens talentos de todas as partes dos EUA, formada por músicos de 16 a 19 anos. O concerto fez parte da série “Jazz All Nigths”, produzida pela Dellarte, tendo à frente o professor, pianista e organista Reginald Thomas. De acordo com a cantora e pianista, em entrevista ao Segundo Caderno, do jornal O Globo, cedida ao jornalista Silvio Essinger:

“O Carnegie Hall já tinha uma iniciativa parecida com orquestra jovens de música erudita, mas há oito anos começou a banda de jazz, uma big band. E o Sean Jones – maestro e diretor da orquestra licenciado por motivos familiares – está nisso desde o começo. Eles já tiveram participações (dos cantores) da Diana Reeves, do Kurt Elling, da Dee Bridgewater… e este ano sou eu a convidada.”

A sua participação como cantora ela definiu:

“O casamento da música brasileira com o jazz através do repertório de Tom Jobim, com ‘Águas de março’, ‘Corcovado’ e ‘Samba do avião’, e ainda, ‘se acontecer”, um xote de autoria de Ivan Lins e Lenine, além do ‘Choro nº 3’, do americano Vince Mendoza.”

Discografias
2012 Duos III (Luciana Souza) – Sunnyside Records (EUA) - CD
2012 The book of Chet (Luciana Souza) – Sunnyside Records - CD
2010 Tide (Luciana Souza) - Universal Music - CD
2007 The new bossa nova (Luciana Souza) – Verve Records (EUA) – CD
2006 Duos II (Luciana Souza) – Universal Music – CD
2004 Sunnyside CD Neruda
2003 Sunnyside/Biscoito Fino CD Norte e Sul/North and South
2002 Biscoito Fino CD Brazilian Duos
2000 CD The poems of Elizabeth Bishop and other songs
1999 NY City Records CD An answer to your silence
Obras
Chuva sobre poema de Paulo Leminski
Circus Life c/ Larry Klein e David Batteau
House sobre poema de Pablo Neruda
I Will Come Back sobre poema de Pablo Neruda
I shall wait
Leaning Into The Afternoons sobre poema de Pablo Neruda
Loneliness sobre poema de Pablo Neruda
Love – Poem 65 c/ Larry Klein, sobre poema de E. E. Cumings
Memory sobre poema de Pablo Neruda
Muita bobeira
No wonder
Once Again c/ Larry Klein e David Batteau
Our Gilded Home c/ Larry Klein e David Batteau
Poetry sobre poema de Pablo Neruda
Sonnet 49 sobre poema de Pablo Neruda
Sonnet 99 sobre poema de Pablo Neruda
Tide c/ Larry Klein, sobre poema de E. E. Cumings
Tonight I Can Write sobre poema de Pablo Neruda
We Are Many sobre poema de Pablo Neruda
You and the Girl c/ Larry Klein
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.