0.000
Nome Artístico
Celso Viáfora
Nome verdadeiro
Celso Viáfora
Data de nascimento
28/9/1959
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Arranjador.

Estudou música em São Caetano do Sul e em São Paulo.

Dados artísticos

Ingressou no cenário artístico no final da década de 1970, participando de festivais e apresentando-se em casas noturnas do Rio de Janeiro e São Paulo. Nessa época, foi contemplado com o prêmio de Melhor Arranjo no Festival Internacional de Viña del Mar, no Chile, com a música “Grão da terra”.

Em 1986, gravou, com César Brunetti e Jean e Paulo Garfunkel, o LP “Trocando figura”, contendo suas composições “Grão da terra”, “Super comum”, “Tantas viagens” e “Trocando figura” (c/ César Brunetti e Jean e Paulo Garfunkel).

Lançou, em 1991, o LP “Célso Viáfora”, registrando suas canções “Altares”, “Não vou sair” e “Fruta menina” (c/ Vicente Barreto), entre outras.

Em 1996, gravou o CD “Paixão candeeira”, contendo sete parcerias com o também cantor e compositor Vicente Barreto: “Pastel de feira”, “Por um fio”, “Quando foi”, “Casa vazia”, “Olhando Pixinguinha”, “O Rio virou sertão” e “A notícia”. O disco contou com a participação dos músicos Don Chacal e Maurício Carrilho.

Lançou, em 1999, o CD “Cara do Brasil, contendo composições próprias como o choro “Di menor”, em parceria com Guinga, além de novas parcerias com Vicente Barreto: “Linda flor”, “O guri”, “A cara do Brasil” e “Linda lua”. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Canecão (RJ) e na casa de shows Tom Brasil. (SP)

Em 2000, seu disco “Cara do Brasil” foi relançado pela gravadora Jam Music. Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do disco no Teatro João Caetano e logo depois apresentou-se no Mistura Fina (RJ), com participação especial de Guinga. Ainda em 2000, Ivan Lins gravou no CD “A cor do pôr-do-sol” algumas parcerias de ambos: “Emoldurada”, a faixa-título e “Nada sem você”, essa última assinada também por Ivano Fossatti.

Em 2001, lançou o CD “Basta um tambor bater”, com a participação especial de Ivan Lins e do grupo MPB-4, na faixa “Diplomação” (c/ Ivan Lins), e Beth Carvalho, na música “Chora”. O disco teve arranjos de Rildo Hora, nas faixas “Dia lindo” e “Pimenta de cheiro”, e Ivan Lins, nas faixas “Lá vem você” e “A gente quase não se vê”. O CD ainda trouxe outras faixas de sua autoria: “Mais bonito”, “Tabaréu” (c/ Vicente Barreto), “Sonhando no trilho” e “Bola cheia”, entre outras. Fez show de lançamento do disco no Teatro Rival BR (RJ), ao lado de Jorge Simas (violão de sete cordas), Marcio Almeida (cavaquinho), Bira e Alisson (percussão), Moacir Neves (bateria) e Cisão Machado (baixo). O espetáculo foi dirigido por Túlio Feliciano.

Como compositor, tem músicas gravadas por Fafá de Belém (“Cio baby doll”), Ney Matogrosso (“A cara do Brasil”), Vânia Bastos (“Linda de lua”), Ivan Lins (“Papai Noel de camiseta”), Nílson Chaves (“Não vou sair”) e Eduardo Gudin (“Minha cara no espelho”) e Jane Duboc (“De alma e corpo”, parceria com Ivan Lins).

Gravou, em 2003, o CD “Palavra!”, contendo suas composições “Rio de maio”, “Veneziana” e “Atlântida”, todas com Ivan Lins, “Beira do infinito” e “Passarinha”, ambas com Vicente Barreto, “Nada sem você” (c/ Ivan Lins e Ivano Fossatti), “Água do mar”, “Santo Expedito”, “Deus de Deus”, “Grafite”, “Eu amo a sua filha”, “Sangue bom”, “Crença”, “A ostra e a hóstia”. Fez show de lançamento do disco na casa Tom Brasil (SP).

Em 2004, apresentou-se no Teatro Crowne Plaza (SP), interpretando canções do CD “Palavra!”. O espetáculo contou com a participação do Barracão Sonoro, grupo formado por 16 crianças com idade entre 6 e 16 anos da comunidade de Paraisópolis (SP).

Lançou, em 2006, o CD “Nossas canções”, registrando sua parceria com Ivan Lins nas canções “Todomundo”, “Diplomação”, “Encontro dos rios”, “Atlântida”, “Duas e quinze”, “Emoldurada”, “Rio de Maio”, “A cor do pôr-do-sol”, “Veneziana” e “Nada sem você”, esta última com a participação também de Ivano Fossatti, além de “Deus de Deus”, apenas de sua própria autoria.

Em 2010, lançou o CD e DVD “Batuque de tudo”, gravado no Estúdio Sollua, situado dentro de uma fazenda em Alambari (SP), onde uma equipe de mais de 60 pessoas, entre técnicos, músicos e artistas convidados, permaneceu trabalhando durante seis dias, em junho de 2009. No repertório, suas canções “Conversa ao pé da porta”, “No sonho eu sou” e “Voltar pra casa”, todas com Vicente Barreto, “Dio-Zâmbi” e “Mãe e só”, ambas com Rafael Alterio e Pedro Alterio, “Daqui” (c/ Zé Edu Camargo), “No tambor de crioula” (c/ Caê Rolfsen), “Batuque de tudo” (c/ Joãozinho Gomes), “Roda dos tambores” (c/ Nilson Chaves), “Tudo Santo” (c/ Pedro Viáfora), “Desesquecidos” (c/ Beto Caletti), “Boa nova (c/ Ivan Lins e Beto Betuk), “Que nem a gente”, “A pessoa”, “Quando vi meu pai chorar”, “Neném”, “Um ser divino”, “Partilha de males”, “Cada um com seu cada qual”, “O despejo de Brad Pitt”, “Põe pra viver” e “Manto de ouro”. Participaram da gravação os músicos Sizão Machado (contrabaixo), Webster Santos (cordas), Trio Manari (percussões), Vinícius Dorin e Léa Freire (sopros), Thiago Costa (teclados e acordeom), Carlinhos Sete Cordas (violão), Théo da Cuíca (percussão), Thiago Rabelo (Big) e Gabriel Alterio (bateria), Tati Parra e Tó Brandileone (vocais).

Discografias
2010 Batuque de tudo (Celso Viáfora) – Independente/Tratore - CD e DVD
2006 EMI CD Nossas canções (Celso Viáfora)
2003 Jam Music CD Palavra! (Celso Viáfora)
2001 Jam Music CD Basta um tambor bater
1999 RGE/Jam Music CD Cara do Brasil (Celso Viáfora)
1996 Dabliu CD Paixão candeeira (Celso Viáfora)
1991 Dabliu LP Celso Viáfora (Celso Viáfora)
1986 Copacabana LP Trocando figura (Celso Viáfora, César Brunetti e Jean e Paulo Garfunkel)
Obras
A cara do Brasil (c/ Vicente Barreto)
A cor do pôr-do-sol (c/ Ivan Lins)
A gente quase não se vê
A notícia (c/ Vicente Barreto)
A ostra e a hóstia
A pessoa
Algo assim de lua
Algodão doce
Altares
Antes do amor (c/ Vicente Barreto)
Arte
Atlântida (c/ Ivan Lins)
Auto-retrato
Batuque de tudo c/ Joãozinho Gomes
Beira do infinito (c/ Vicente Barreto)
Boa nova c/ Ivan Lins e Beto Betuk
Bola cheia
Cada um com seu cada qual
Canção brasileira
Casa vazia (c/ Vicente Barreto)
Chora
Conversa ao pé da porta c/ Vicente Barreto
Crença
Dan
Daqui c/ Zé Edu Camargo
De alma e corpo (c/ Ivan Lins)
Desesquecidos c/ Beto Caletti
Deslumbramento
Deus de Deus
Di menor (c/ Guinga)
Dia lindo
Dio-Zâmbi c/ Rafael Alterio e Pedro Alterio
Diplomação (c/ Ivan Lins)
Doente de paixão (c/ Vicente Barreto)
Doida
Dona Dadá (c/ Vicente Barreto)
Duas e quinze (c/ Ivan Lins)
Emoldurada (c/ Ivan Lins)
Encontro dos rios (c/ Ivan Lins)
Enxerida no contexto
Eu amo a sua filha
Fatalidade
Fica, vá...
Fruta menina (c/ Vicente Barreto)
Grafite
Grão da terra
Linda flor (c/ Vicente Barreto)
Luz do meu samba
Lá vem você
Manto de ouro
Mariana
Mil maravilhas
Mãe e só c/ Rafael Alterio e Pedro Alterio
Nada sem você (c/ Ivan Lins e Ivano Fossatti)
Neném
No sonho eu sou c/ Vicente Barreto
No tambor de crioula c/ Caê Rolfsen
Nona Vicenza
Não vou sair
O Rio virou sertão (c/ Vicente Barreto)
O baque do pilão
O despejo de Brad Pitt
O guri (c/ Vicente Barreto)
Olhando Belém
Olhando Pixinguinha (c/ Vicente Barreto)
Paixão candeeira
Papai Noel de camiseta (c/ Ivan Lins)
Partilha de males
Passarinha (c/ Vicente Barreto)
Pastel de feira (c/ Vicente Barreto)
Pimenta de cheiro
Por um fio (c/ Vicente Barreto)
Põe pra viver
Quando foi (c/ Vicente Barreto)
Quando vi meu pai chorar
Que nem a gente
Quebra a cara
Rio de maio (c/ Ivan Lins)
Roda dos tambores c/ Nilson Chaves
Sangue bom
Santo Expedito
Sonhando no trilho
Sorte grande o portuga
Super comum
Tabaréu (c/ Vicente Barreto)
Tantas viagens
Toda verdade (c/ Ivan Lins e Chico César)
Todomundo (c/ Ivan Lins)
Trocando figura (c/ Jean Garfunkel, Paulo Garfunkel e César Brunetti)
Tua falta (c/ Vicente Barreto)
Tudo Santo c/ Pedro Viáfora
Um ser divino
Uma lágrima
Veneziana (c/ Ivan Lins)
Voltar pra casa c/ Vicente Barreto
À benção
Água do mar
Shows
Basta um tambor bater. Teatro Rival, Rio de Janeiro.
Cara do Brasil. Canecão. Rio de Janeiro,
Cara do Brasil. Mistura Fina, Rio de Janeiro,
Cara do Brasil. Teatro João Caetano, Rio de Janeiro,
Cara do Brasil. Tom Brasil. São Paulo.
Celso Viáfora. Teatro Crowne Plaza. São Paulo.
Palavra! Show de lançamento do disco. Tom Brasil. São Paulo.
Terra Morena. Sala Funarte Sidney Miller. Rio de Janeiro.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.