0.000
Nome Artístico
Aline Anandi
Nome verdadeiro
Aline Anandi Mendes de Moura
Data de nascimento
16/6/1962
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora.

Prima do músico e arranjador Dalton Vogeler e neta de músicos amadores. Aos nove anos de idade, assistindo a um show de Elis Regina e Miéle, decidiu que queria ser cantora. Incentivada pelos pais, iniciou seus estudos de violão e piano com a professora Elizabeth Condé. Mais tarde, estudou violão clássico, teoria musical e canto, com os professores Rogério, Vitória Eunecave, Eliane Saleck e Pedro Paulo Castro Neves. Ainda adolescente, formou um grupo vocal com o qual se apresentou em festivais estudantis e nos clubes AABB e América, no Rio de Janeiro. Participou, ainda, de um show beneficente na Pequena Cruzada, em 1981. Estudou Jornalismo na Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (RJ), abandonando o curso após completar o 3º ano, para dedicar-se exclusivamente à sua carreira artística.

Dados artísticos

Profissionalizou-se em 1986, como integrante do conjunto Cor e Canto, juntamente com Luciana Vals, Cláudia Amorim, Andrea Carneiro e o tecladista Wayne Moreira. O grupo foi contratado pela boate Club 1(RJ), onde se apresentou durante dois anos. Em seguida, realizou shows no Leme Hotel, Skylab, Barbas, Beco da Pimenta, Chicos Bar, Hebraica (RJ), além de apresentações em São Paulo e Guarujá. O conjunto atuou, ainda, em back vocals para Sandra de Sá, Tavito, Leila Pinheiro e Léo Jaime, em gravação de jingles para campanhas publicitárias e participou, em televisão, dos programas “Sem censura” e “Ciranda de talentos” (TVE).

Com a dissolução do grupo, iniciou sua carreira solo, apresentando-se em casas noturnas cariocas, como o Club 1, Afrikan Bar, Un Deux Trois, Au Bar, People Jazz Bar, Skylab, Guilhermina e Grill One.

Gravou jingles para campanhas publicitárias do Hélio Alonso, da Transbrasil, Jeans Up e para campanhas políticas.

Participou de shows de Paulinho Tapajós, dividindo o palco com o compositor em espaços como Vinicius Piano Bar, Hipódromo Up, Far Up, Niterói Plaza Shopping, no Rio de Janeiro, e Umes, Vou Vivendo, Parque da Aclimação e Biblioteca Municipal, em São Paulo.

Em 1995, atuou, como cantora solista, no CD “Coração poeta”, de Paulinho Tapajós, interpretando as canções “Tô com o diabo no corpo” e “Pro que der e vier”, ambas de Sivuca e Paulinho Tapajós, e “Amiga” (Roberto Menescal e Paulinho Tapajós), apresentando-se, com o compositor, no programa “Jô Soares onze e meia” (SBT).

Em 1997, gravou as faixas “As rosas não falam” (Cartola), “Linda flor” (Henrique Vogeler, Candido Costa, Luiz Peixoto e Marques Porto) e “Rosa de Hiroshima” (Gerson Conrad e Vinicius de Moraes) no CD “Estão voltando as flores”, produzido por Paulinho Tapajós.

No ano seguinte, participou, como vocalista, do CD “Reencontro”, de Paulinho Tapajós, atuando, ainda, como cantora solista na faixa “O show não tem final” (Mú Carvalho e Paulinho Tapajós).

Em 1999, apresentou-se, também com Paulinho Tapajós, na Sala Funarte (RJ) e no Festival de Inverno de Conservatória (RJ).

Atuou, entre 1995 e 2004, como crooner do restaurante Sobre as Ondas (RJ).

Discografias
1997 CID CD Estão voltando as flores
1995 CID CD Coração poeta

Paulinho Tapajós

Participação