
Compositor. Regente. Violinista. Trompetista. Flautista. Arranjador.
Nasceu em São Luís do Maranhão, provavelmente no ano de 1830. Era filho do empresário teatral, clarinetista e mestre-de-capela Francisco Antônio Colás, conhecido como Chico da Música e de Jerônima Maria Colás. Teve três irmãos que também eram músicos: o trompista Carlos Antônio, o flautista e clarinetista Ezequiel Antônio e o clarinetista Francisco Antônio. Sabe-se que na década de 1950 foi para Pernambuco e que entre os anos de 1874 e 1875 residiu em Salvador, Bahia. Foi casado com Rufina de Oliveira. Era amigo de Alberto Nepomuceno e de José Fachinetti. Faleceu pobre, no dia 9 de fevereiro de 1885, em Recife, Pernambuco.
Compôs, segundo o padre Jaime C. Diniz, uma vastíssima obra (principalmente peças religiosas e operetas), infelizmente perdida. Sabe-se que compôs muitas peças populares, principalmente polcas. Em 1854, após ligar-se à atriz Carmela Adelaide Lucci, era tido como o melhor arranjador dos teatros de São Luís. Nesse época, regeu diversas óperas italianas. Regeu a orquestra do Teatro São João de Salvador, entre os anos de 1874 e 1875. Nesse período, estreou com sucesso sua opereta “Uma Véspera de Reis”, com texto de Artur Azevedo e tendo no papel principal o famoso intérprete Xisto Bahia. Segundo Cernicchiaro, o compositor escreveu 4 operetas: “Meus olhos! Meu nariz! Minha boca!”, a já citada “Uma Véspera de Reis”, “Sete passos” e “Viveiro do Frei Anselmo”. Renato Almeida acrescentou uma: “Horas de humor”, com texto de Artur Azevedo. Suas obras populares mais importantes são o “Tango do Clube do Junco”, a polca “Os Reis da Lapinha” (sobre motivos populares de Salvador) e “Crioula”, uma quadrilha-lundu-tango que o maestro Guerra Peixe gabava-se de possuir em seus arquivos. Sabe-se que teve, em Recife, trabalhos publicados por Victor Prèalle. No capítulo VII (p. 142, Ed. Ouro) do romance “O mulato”, de Aluízio Azevedo, há uma referência ao compositor: “Entraram todos em casa, numa desordem, acossados pela música que atropelava uma polca de Colás…”.
MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.